ShareDrop: partilhar ficheiros dentro de uma rede pelo browser
A partilha de ficheiros entre utilizadores é uma das funções mais usadas quanto estamos numa rede. Nem sempre se limita à Internet e até é mais usada dentro de redes locais.
A Apple conseguiu resolver este problema com a criação do AirDrop, dando a possibilidade aos seus equipamentos de comunicarem. Mas e quem não tem equipamentos da marca da maçã? Sim, usa o ShareDrop.
O ShareDrop permite que os utilizadores de uma determinada rede local consigam trocar ficheiros entre si, usando apenas um browser. O conceito é idêntico ao AirDrop da Apple, mas consegue ser aplicado a qualquer dispositivo, quer seja um desktop ou móvel.
A forma que os criadores do ShareDrop arranjaram para ter este serviço a funcionar foi através da utilização WebRTC, um projecto apadrinhado pela Mozilla, e que pretende implementar a comunicação em tempo real entre browsers, com recurso a um conjunto mínimo de API's javascript.
Para a comunicação entre as máquinas são usadas ligações P2P, que garantem que os ficheiros são transmitidos ponto a ponto, sem que tenham de ser transmitidos para fora dessa rede ou para a Internet.
Para usarem o ShareDrop apenas é necessário que estes dispositivos estejam dentro da mesma rede, que não precisa de ter endereçamento público.
Assim que entrarem na página do ShareDrop é de imediato apresentada a lista de utilizadores presentes e que estão disponíveis para usar o serviço. Apenas necessitam de escolher o seu "alvo", que necessita também de ter a página do ShareDrop aberta, e só precisam de largar o ficheiro que pretendem enviar.
Todo o processo de transmissão é feito com a concordância entre as partes. Isto significa que quem envia o ficheiros tem de autorizar o seu envio, duas vezes, e quem o recebe tem também de autorizar a sua gravação no seu disco.
Se tiverem algum receio da forma como o ShareDrop funciona e como é disponibilizado, podem sempre colocá-lo a funcionar num servidor próprio. O código, HTML5 e javascript, é open source e está disponível no GitHub.
Esta é mais uma excelente forma de partilhar ficheiros dentro de uma rede privada, sem recorrer a serviços externos ou à troca de contactos em serviços de IM externos.
Testem o ShareDrop e vejam como é útil e simples de usar. Basta acederem à página do serviço e começarem a partilhar ficheiros.
Homepage: Share Drop
Este artigo tem mais de um ano
Faz-me lembrar o http://www.justbeamit.com/
“Esta é mais uma excelente forma de partilhar ficheiros dentro de uma rede privada, sem recorrer a serviços externos ”
Só não recorre a serviços externos se colocarem o serviço num servidor local, doutra forma é necessário recorrer à internet para descobrir o dispositivo para o qual se quer enviar o ficheiro!
Existe algo parecido a este conceito, de ser na mesma rede mas em vez de partilha de ficheiros, seja chat pelo browser ?
Se todo o código que for executado for JavaScript, e este mesmo código não fizer chamadas nenhumas a um servidor externo para além da chamada inicial que nos serve os ficheiros HTML, então não recorre a serviços externos. De cada vez que abres o site, ele descarrega-te a aplicação e depois executa-a no teu Browser.
Para teres o serviço precisas de ir primeiro ao site, logo requer um serviço externo, mesmo que depois a transferência só se processe dentro da rede privada. Se estiveres numa LAN sem internet não podes usar o serviço, só se instalares num servidor a que podes aceder. Parece ser necessário um servidor para que os dispositivos se vejam mutuamente!
Acabei de experimentar. Simples, eficaz … 5*
Até a interface é copiada da Apple…
Nos meus equipamentos, não preciso nada disso, uso o Apple Bonjour para transferir fotos e ficheiros entre o meu iPhone, iPad e Mac.
Sem sites, sem plug-ins, através do Safari ou do Cyberduck (entre outros) e do Documents no iOS desde que estejam na mesma rede…
e se eu quiser transferir de um macOS para windows ou outro sistema?
Também dá…
Redes windows , por exemplo…
Desde que tenhas instalado o Bonjour no Windows. Mas se for por esta ferramenta (ShareDrop) não tens de instalar nada em nenhuma das pontas. 🙂
Não precisas de instalar bonjour no Windows nada 😉
O bonjour é uma designação comercial da Apple… É a única coisa que faz é anunciar na LAN/WLAN os serviços existentes…
Também com o método que uso, não precisas de instalar ABSOLUTAMENTE nada! nem precisas de ter acesso á net…
Basta ir ao browser para enviar/receber ficheiros… O iPad/iPhone faz um “mini-site” para o efeito.
O Safari tem um extra, como tem bonjour, não é preciso pôr o IP/hostname do iPad/iPhone… É isso que faz…
Ps: tens vários softwares que usam a tecnologia do bonjour, o MulticastDNS, para encontrarem os tais serviços na rede local. Como o cyberduck que tem essa funcionalidade, há vários programas para Mac, Windows, Linux, Java, Android, etc…
Muito interessante! Mas para nós que lidamos com informática este é perfeito para partilhar ficheiros na rede local, nós que sabemos com quem anda os IPs da rede e os que estão livres. Mas pela maneira que é apresentada a ferramenta, se olharmos do lado do “usuário” eles ficarão perdidos quanto à quem poderão enviar o ficheiro. Pelas screens notei que ele apresenta o IP de quem está a usar o serviço, mas o usuario não faz a minima idéia de quem seja o IP 192.168.0.16. Pratico para nós informáticos, mas para o usuário final, confuso. Numa empresa com mais de 50 funcionários conectados ao serviço pode ocorrer de o RH partilhar uma carta de demisão para o funcionário errado e causar grandes problemas.
Do mais a ferramenta é ótima *4
Cumps
Boa ferramenta. Devia permitir a definição de nicknames pois numa rede com muitos utilizadores é mais complicado descobrir o destinatário através do IP.
OFF-TOPIC:
Deixo aqui a minha primeira experiência no desenvolvimento de jogos em Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.letiagoalves.hexa
Se deixarem sugestões seria óptimo!
Então mas chamas-te Joaquim Dias ou Tiago Alves? 🙂
Exprimentem o Dukto: http://www.msec.it/blog/?page_id=11
Ferramenta interplataforma, interface limpo,velocidades excelentes, configuração 0 e free. Experimentei e nunca mais quis outra coisa 🙂
Aqui não tá a bombar, n me aparece outros computadores, porque será
Ok já descobri, permissões no router
Mehh… não funciona em ambientes de rede mais …”complicados”… mais depressa faço \\192.168.69.69\C$
Não faz sentido uma aplicação/acesso para partilha de ficheiros numa rede privada, quando se está já numa rede restrita. Usa-sa o próprio acesso da intranet.