Send to Dropbox – Os seus anexos do mail para o Dropbox
Ontem estive no Webday da Microsoft, no Porto, e um dos assuntos que mais se falou foi Cloud Computing. Um inevitável futuro que nos espera, em termos de serviços e aplicações, um cenário onde a nuvem será o berço de quase tudo o que fazemos na web e de tudo o que produzimos usando as tecnologia de informação.
Hoje, essa verdade já existe em muitos dos serviços que utilizamos, dou como exemplo o Gmail (entre outros serviços) e o Dropbox. Vamos então combinar estes dois?
Para mim este serviço veio ajudar imenso, numa conta de mail onde, por norma, o que interessa nos mails recebidos, é o anexo.
Send to Dropbox é um fantástico serviço que vai à conta de email, separa o anexo do restante e envia para a nossa conta do Dropbox, para a pasta Attachments, os anexos dos mails bem como o mail em formato TXT ou HTML.
Logo para começar o serviço pede o acesso à nossa conta do Dropbox, para ter acesso ao serviço (criar uma pasta e descarregar as mensagens:
Como funciona o Send to Dropbox?
1 - É criado um endereço e associado ao serviço e será esse o endereço de mail que deveremos usar para as mensagens de mail caírem na nossa conta do Dropbox
2 - Podemos personalizar esse endereço
3 - Método para organizar na pasta, as mensagens recebidas (os itens, Date, Subject e From address, podem ser deslocados).
4 - Nome como deverá ser guardado o Anexo
5 - Nesta secção poderemos definir se o anexo, caso venha zipado, deva ser descomprimido mas ficando ou não o ficheiro comprimido original. Se junto ao anexo deverá vir a mensagem de mail e em que formato
Como inserir o serviço na nossa conta de Mail?
Para que sejam direccionados todos os mails, criei no Gmail um filtro. Mas para o filtro resultar, fui às definições e criei um Encaminhamento. Para esse encaminhamento ser validado pelo Gmail, tive de colocar um código que foi enviado para o endereço Send to Dropbox que anteriormente havia criado.
Recebi então a mensagem de mail em formato TXT, com o devido código que validou o endereço para posterior Encaminhamento.
Agora sim o Filtro poderia ser feito...
A partir daquele momento, passaria a receber no Dropbox - criado para o efeito - todos os mails e os anexos já descompactados.
Serviços similares:
Para explicar usei o Send to Dropbox mas os restantes também podem fazer este "truque". Espero que ajude e é mais uma prova de que o mundo Cloud está a unir esforços e acriar soluções integradas que, num futuro próximo, serão recursos valiosíssimos.
Homepage: Send to Dropbox
Este artigo tem mais de um ano
Só uma pergunta, para quem utiliza hotmail, também dá pra fazer o mesmo?
Sim dá.
como?
bom, mas ainda um método um bocado rebuscado…
gosto das coisas mais directas e transparentes. isso vai duplicar o tráfego todo.
Acho que a vantagem evidente está na organização dos ficheiros que achas importantes teres sempre à mão… em vez de teres de descarregar um ficheiro do email para depois teres que reenviar para o DropBox, obténs o mesmo resultado num único passo muito mais rápido que não depende do teu computador.
Com os ficheiros organizados desta maneira até fica mais fácil enviar um email com o ficheiro que interessa. Basta dar o link do DropBox e a pessoa vai lá buscar quando quiser.
As vantagens são grandes, as pessoas só precisam é de reajustar a forma como fazem as coisas (que não é assim tão complicado) para tirar todo o proveito.
Interessante,
Mas com o tamanho de armazenamento que gMail oferece, acho um bocado desnecessário. A não ser que em vez de ir ao gmail, vai-se logo a pasta da dropbox e tem-se lá tudo.
É interessante, bastante até, se ainda o espaço da google juntasse a espaço da dropbox, seria lindo.
A ideia é ter os anexos disponíveis, descompactados e alinhados por datas. Esse é o meu problemas e que agora fica resolvido.
“(…)um canário onde a nuvem será o berço de quase tudo o que fazemos na web e de tudo o que produzimos usando as tecnologia de informação.”
Eu tb gosto de canários, mas não será cenário??
…canário não ficava mal… uma analogia ao amarelar dos dados quando estão na nuvem muito tempo. Mas não, o termo seria cenários, mas a correcção automática de vez em quando tem coisas destas.
Obrigado pelo reparo.
Vai dar jeito de certeza.
Bom post 🙂
Como confirmo o encaminhamento?? como abro o email do sendtodropox?
a ideia é engraçada mas … não estaremos a expor demais a nossa informação?
O gmail funciona na cloud, a dropbox idem. E quem administra esses sistemas é realmente de confiança?
Já sei que estou a caminhar para a teoria da conspiração mas será que os nossos dados e ficheiros não andam a ser esmiuçados por um qualquer departamento anti-qq coisa??
Fica a ideia apenas … 😀
Já agora fiquem a saber que os ficheiros do Dropbox são comparados e as partes iguais entre utilizadores não são todas carregadas para o servidor. Assim se 2 pessoas tiverem a mesma imagem e uma terceira colocar uma imagem igual na sua pasta dropbox, o envio para o servidor acaba por nem se fazer.. já que se vai buscar a referência da já colocada online.
Uma grande nuvem!
Que grande ideia! Parabéns para quem a teve!
Quando comecei a usar a Dropbox à uns 2/3 anos, achei que tinha sido a invenção da década.
Agora esta nova app resulta para mim de uma enorme utilidade já que recebo diáriamente largas dezenas de e-mails com ficheiros anexos, e a forma de os guardar/organizar em directórios não estava idealmente automatizada.
Mas assim, tudo ficou mais fácil, mesmo muito!!!
E já agora, parabéns ao autor do post Vitor M..
Fácil leitura e extremamente esclarecedor.
Continuem o bom trabalho!