Google emite alerta de segurança para todos os utilizadores! Veja como se proteger
A segurança dos utilizadores em espaços públicos é algo que está constantemente a ser testada. As formas de comprometer e atacar são muitas e por isso, a Google e a TSA alertam para os riscos da utilização de Wi-Fi e carregadores públicos, que podem facilitar o roubo de dados ou a instalação de malware. Veja como se pode proteger nestas situações.
A Google e a Administração de Segurança dos Transportes dos EUA (TSA) emitiram um alerta importante para todos os utilizadores de smartphones. Nas mensagens publicadas, ambas as entidades são claras e revelam que utilizar redes Wi-Fi públicas ou estações de carregamento USB partilhadas pode expor os seus dados pessoais a criminosos.
A Google incluiu este alerta no seu relatório “Atrás dos ecrãs”, que se centra em burlas por mensagens dirigidas a dispositivos Android, embora também se possam aplicar ao iOS. Segundo o relatório, 94% dos utilizadores de Android correm o risco de sofrer algum tipo de ataque malicioso através de mensagens devido a práticas inseguras comuns.
Entre elas, a utilização de redes Wi-Fi públicas não encriptadas, que podem ser facilmente exploradas por atacantes para intercetar comunicações ou roubar palavras-passe. Este alerta coincide com o emitido pela TSA, que recomenda ainda aos viajantes que evitem pontos de carregamento USB públicos em aeroportos, shoppings ou estações, pois estas portas podem estar comprometidas e permitir o roubo de informação ao ligar o dispositivo.
Entre as recomendações de segurança mais importantes estão a utilização de uma VPN fiável quando se liga a redes abertas. Devem ainda verificar sempre o nome exato da rede antes de se ligar, bem como desativar as ligações Wi-Fi automáticas. Por fim, devem verificar se as páginas web apresentam o cadeado de segurança HTTPS no browser.
Relativamente ao carregamento, os especialistas recomendam a utilização de tomadas com o um carregador próprio ou o transporte de uma bateria externa. Outra opção segura é utilizar um adaptador USB com bloqueio de dados e selecionar sempre a opção “apenas carregar” quando ligar o telefone.
Com estai informação tudo fica mais simples. Da próxima vez que estiver num aeroporto ou num centro comercial, evite ligar-se a redes Wi-Fi públicas ou utilizar carregadores partilhados. Isto porque pode-se estar a abrir caminho para o roubo de dados ou para a instalação de malware.





















Já está mais na altura de implementar a obrigação de pedir o código quando detecta uma unidade externa como um teclado via otg para poder aceitar o mesmo.
A Apple já tem boas medidas de segurança, mas em Android por defeito deveria estar sempre assim:
– ADB Desligado
– OTG desactivado
– USB sempre em restrict mode(Só carregar)
– Não aceitar periféricos HID
E sempre que detectasse que iria aceder a qualquer tipo de cabo de dados teria que despoletar um aviso de segurança e que explicasse bem os riscos e teria que meter PIN/Face ID/Passcode e um segundo aviso com tempo de 10 segundos para aceitar.
Tens o advanced security do android. é so ligar e esse pack fica todo ativo
Pois se eu for roubado fui de que de uma coisa é serta eu não tenho dinheiro por culpa de o Governo de Portugal e de uma coisa é serta se o não me ajudarem já tanto se me importa com estas notícias todas ok tudo
Pode fazer o favor de escrever em Português ? Obrigado