Segurança Social foi alvo de ciberataque! O que aconteceu?
A onda de ataques cibernéticos continua e desta vez o alvo foi a Segurança Social. Até ao momento não se apuraram factos que permitam concluir "ter havido acesso indevido a dados de cidadãos ou de empresas".
O caso já está a ser investigado.
Segurança Social: intrusão intencional e maliciosa na sua rede informática
Segundo o e-mail a que a TVI/CNN Portugal teve acesso, não está identificado o dia do ciberataque, mas confirma-se uma "intrusão intencional e maliciosa na sua rede informática", acrescentando que "está em curso a investigação forense deste incidente".
Até ao momento, "não se apurou qualquer facto que permita concluir ter havido acesso indevido a dados de cidadãos ou de empresas", acrescenta a mesma comunicação.
Na mesma mensagem, é ainda explicado que "o Instituto de Informática, I.P desencadeou de imediato as medidas e procedimentos adequados para este tipo de incidentes, e está a desenvolver todos os esforços, em estreita colaboração com o Centro Nacional de Cibersegurança, Polícia Judiciária e especialistas em cibersegurança, para garantir a segurança do sistema e dos respetivos dados".
É ainda feito um apelo "à compreensão" dos funcionários e pedido que "cumpram todas as ações de proteção que sejam solicitadas". "A evolução desta situação será atualizada sempre que as circunstâncias assim o exijam", garante.
O e-mail enviado aos funcionários não identifica a data concreta do ciberataque, mas a TVI/CNN Portugal sabe que a intrusão é recente e o incidente ainda está a ser analisado.
A TVI/CNN Portugal também está a tentar obter uma posição oficial do Instituto da Segurança Social, mas até ao momento, tal não se revelou possível.
Este artigo tem mais de um ano
Foram os russos. Aliás, os russos são culpados de tudo. Até são culpados de serem comunistas quando não o são.
Se gostas assim tanto da ideologias da Rússia, podes ir viver para lá, já que achas que eles são bons
Claro que não, os russos não têem culpa de nada, foram obrigados a invadir a Ucrãnia!
Realmente o Putin de comunista não tem nada, é mais facista-czarista. Mas continua com os mesmos tiques imperialistas de que a URSS sempre padeceu de achar que a Europa ou grande parte da Europa pertence à Rússia e têem de se submeter ao que entenderem os russos para o bem das nações europeias!
Isto não é democracia pois não?!?
Já agora, quem é que está a acusar a Rússia do ataque à SS?
Vai na volta e os USA é que são Comunas
Mais um ressabiado de 1989…..
Realmente não têm nada de comunistas. São ditadores 100% capitalistas.
O que é que o facto de os Russos terem um regime comunista tem a ver com esta noticia?
Nada, é so um troll a fazer trolices…
Vai ser outra como a tap…
o instituto de informática agiu e contiveram o ataque a tempo…
e depois vai-se a ver e estão os dados por aí.
Quem irá pagar essa multa de RGPD?
Os dados que obtiveram da TAP 99,999999% deles era mais fácil criar um passatempo, que exigisse número de telemóvel, email e nome completo.
Ofereciam 600000 milhões de euros, cripto-moedas e 230 euros para manutenção da carteira digital.
Facilmente arranjavam dados de 7 milhões de portugueses, que ainda validavam pagando 1,23 euros, mensalmente, enviando a SMS de validação do telemóvel.
A cibersegurança da segurança social é 100x acima da TAP.
A multa da TAP, virá e quem vai pagar é a TAP que por sua vez é sustentada por todos nós.
Neste caso nem sabemos se houve acesso a dados pessoais, mas se o ataque foi direcionado como têm sido quase todos os grandes ataques de 2022, é quase certo que isso aconteceu.
Num mundo em que o cibercrime já lucra mais do que o mercado da droga, o estado ainda acha que vai atrair especialistas em segurança, que ao fim de 15 anos de carreira, ganham 1500€ por mês…
foram os ciganos para receberem a dobrar os 125 euros….normalmente estes ataques começam sempre pelos funcionários que se põem a abrir emails duvidosos
Esses recebem reformas de 800€…
Aqui está o tipo de comentário de “comentador de futebol”.
Em primeiro lugar não sabemos que tipo de ataque existiu, nem os eventuais danos que possam ter existido.
Em segundo, um utilizador normal, autenticado como utilizador normal, ao abrir um mail malicioso, no máximo poderá causar danos em áreas que as suas permissões de acesso permitem e isso acontece todos os dias nas mais variadas empresas e instituições sem direito a noticias nos jornais.
Danos mais profundos são quase sempre causados por falhas de segurança e/ou por credenciais com permissões mais elevadas.
Pelo sim pelo não toca a mudar password, já que nem tem proteção de 2 fatores.
Ataque informático foi desencadeado pelo Partido Socialista lolol
Se fosse possível,deitar o governo abaixo com um ato semelhante era de louvar.
Nos outros 364 dias é a Segurança Social a atacar o zé povinho.
E também foi atacado o município de Faro
https://barlavento.sapo.pt/destaque/municipio-de-faro-foi-alvo-de-um-ataque-informatico