É hora de ativar a autenticação de 2 passos no GitHub para manter o acesso às funcionalidades
A segurança é essencial nos serviços alojados na Internet, e por isso o GitHub está agora a aplicar uma nova medida. Esta quer garantir que os utilizadores estão protegidos e conseguem a máxima segurança. Depois de vários alertas, chegou a hora que muitos esperavam! Os utilizadores do GitHub devem ativar já a autenticação de 2 passos para não perder acesso a funcionalidades.
O GitHub sempre foi um serviço que muitos consideram essencial para fazer crescer a Internet. Este repositório de código tem sido uma ajuda essencial para muitos programadores, que ali conseguem manter as versões das suas criações, organizadas e seguras.
Este serviço tem agora uma imposição lógica para os utilizadores. Quer assegurar a sua segurança e proteção, para impedir que o acesso ao código presente seja controlado e fique longe de acessos não autorizados. Para isso, quer que todos os utilizadores ativem a autenticação de 2 passos.
O GitHub já oferecia a opção de ativar a autenticação de 2 passos desde 2013, mas até agora não era obrigatório para os utilizadores. Segundo foi revelado, uma grande percentagem de utilizadores já tem essa verificação ativada, mas o restante terá de fazê-lo antes do prazo ou arrisca-se a perder funcionalidades na sua conta.
Segundo o que o GitHub anunciou em maio, esta mudança deverá ser efetuada o mais cedo possível, estando definido o final de 2023 como limite. Após esse momento, o serviço poderá começar a atuar nas contas dos utilizadores que contribuem com código alojado nesta plataforma.
Para ativar a autenticação de 2 passos no GitHub, os utilizadores devem seguir estes passos:
- Fazer login na conta GitHub e aceder à página de configurações.
- Clicar no separador "Segurança" e depois no botão "Ativar autenticação de 2 passos".
- Escolher método 2FA da sua preferência: app móvel, mensagem de texto, chamada telefónica ou chave de segurança.
- Seguir as instruções no ecrã para configurar o método de autenticação de 2 passos escolhido e obter o código de verificação.
- Inserir o código de verificação no GitHub e confirmar a ativação do 2FA.
Esta é uma medida muito importante e que vai trazer novos padrões de segurança para o GitHub. Ao ter presente a autenticação de 2 passos, os programadores conseguem garantir uma camada de segurança adicional, que depois se reflete no seu trabalho e em todos os que o usam.
Este artigo tem mais de um ano