Screenleap – Partilhar o ecrã sem qualquer software
Por vezes temos necessidade de partilhar o ecrã da nossa máquina com vários utilizadores. Pode ser para a realização de uma apresentação remota ou para simplesmente mostrar a alguém como se realiza uma determinada tarefa.
Existem muitas e boas ferramentas para conseguir realizar esta tarefa e muitos serviços web conseguem já providenciar esta capacidade, no entanto, e na maioria dos casos, são complicados de usar ou requerem uma conta e registo. O Screenleap pretende acabar com estes problemas todos, ao fornecer o serviço sem qualquer registo e com uma simplicidade fantástica.
Para poderem usar o Screenleap só têm mesmo de aceder à página do serviço e carregar no botão de partilha de ecrã. Não necessitam de instalar qualquer aplicação adicional ou proceder a qualquer registo no serviço.
É mesmo só aceder a uma página e autorizar a execução de um componente Java. Do lado de quem vai ver o vosso ecrã apenas necessitam de usar um browser.
Esta versatilidade permite que partilhem o vosso ecrã em qualquer sistema operativo (Windows, Linux e Mac) e deixa que qualquer equipamento que tenha um browser possa ver o vosso ambiente de trabalho (desde os normais sistemas operativos até aos mais modernos Android ou iOS).
Até este momento apenas está metade da tarefa realizada. É agora necessário darem acesso ao vosso ecrã a quem pretendem partilhar.
Para isso o Screenleap fornece-vos duas possibilidades. A primeira é acederem directamente a um link via brower e a outra é acederem ao Screenleap e usarem um código de nove digitos.
Os controlos do Screenleap são mostrados ao utilizador e permitem mostrar a quem está a partilhar o ecrã alguma informação útil. Em primeiro lugar, e muito importante, podem ver quantos utilizadores estão a visualizar o vosso ecrã. Podem assim detectar partilhas não autorizadas.
Depois têm ainda acesso às possibilidades de pausar ou terminar a partilha de ecrã. Por fim podem definir que tipo de área pretendem partilhar. Ou o ecrã todo ou apenas um rectângulo.
Esta ultima opção é muito interessante pois permite a quem vai partilhar o ecrã limitar a área que pretende que seja vista. Esta área pode ser redimensionada de forma simples e rápida.
Tal como indicado antes, uma das principais vantagens do Screenleap é que não necessita que seja instalado qualquer software adicional para ser usado, em qualquer uma situações (partilhar ou visualizar).
Basta que acedam com o browser à página do Screenleap e o serviço pode ser de imediato usado. A imagem abaixo mostra a visualização do Mac OS num iPad.
Quem visualiza o ecrã partilhado pode também decidir se pretende ver o ecrã nas dimensões originais ou ajustado para o tamanho da sua área de visualização.
O Screenleap tem como vantagens principais o não requerer a instalação de qualquer software ou a criação de qualquer conta ou a disponibilização de qualquer dado.
Basta lançarem o serviço e partilharem o link fornecido com quem pretendem partilhar o ecrã. Simples, rápido e muito intuitivo. É assim que descrevemos o Screenleap.
Homepage: Screenleap
Este artigo tem mais de um ano
bem legal! iria ser muito útil pra mim caso houvesse compatibilidade entre screens do windows para o Blackberry (e android)
Muito bom.
Só uma questão: Quem vê, pode interagir ou apenas visualizar?
pois quando necessário uso o mikongo, mas pode ser um pouco lento por vezes, este se tivesse intracção seria bom, mas não sei??
Excelente! Uso o teamviewer, que considero ideal no meu caso, mas esta ferramenta, desde que não se torne lenta quando usada massivamente e disponibilize às mesmas funcionalidades, será uma escolha muito viável.
Sem querer ser picuinhas de mais, sim requer a instalação de um software, o jre
pode não requerer a instalação, sendo que em 90% das maquinas já teremos o jre instalado…não precisa!
cmps
Se não fosse incomodo, poderiam me dizer onde arranjo o wallpaper da imagem de cima, sff?
obrigado desde já… 🙂
Gostei muito desta ferramenta, especialmente da sua simplicidade.
Obrigado Pplware!
Ainda não testei esta mas gosto muito do “ShowmyPC” http://showmypc.com/ onde também não precisa de instalar nada em ambos os pcs.
Uma aplicação deste tipo lançada atraves de um browser nao se sabe quem do outro lado (leia-se “local do alojamento do site”) possa estar a obter algum tipo de leitura de dados que possa ser pertinente para outros propósitos.
Mas é bom que haja sempre alternativas.
Bom soft. Obrigado pelo artigo.
Mas será que existe algum programa que permita controlo, que se possa utilizar estando por exemplo um tablet com XP a controlar um programa de apresentação noutro pc, tudo numa rede interna não ligada á internet? Ou seja só na rede local?
Se o tablet tiver o xp instalado, podes usar a “Ligação ao ambiente de trabalho remoto” que existe no proprio windows.
Tens de ativar no cliente a permissao de uso de acessos remotos.