Saramago lança blogue
O prémio Nobel português lançou um espaço pessoal na Internet para comunicar com os seus leitores.
É na "infinita Internet" que o escritor José Saramago busca novas pontes para comunicar com o seu público.
O prémio Nobel da Literatura 1998 tem um blogue - integrado na Fundação José Saramago - "O Caderno de Saramago". Será um espaço privilegiado de reflexão e comentário sobre acontecimentos.
A fundação, dirigida pela esposa, Pilar, destaca ser esta nova via de expressão "de um homem maduro, escritor e Prémio Nobel da Literatura".
Na estreia do seu espaço na Internet, José Saramago resgatou "As palavras para uma cidade" - Lisboa.
"Mexendo nuns quantos papéis que já perderam a frescura da novidade, encontrei um artigo sobre Lisboa escrito há uns quantos anos, e, não me envergonho de confessá-lo, emocionei-me. Talvez porque não se trate realmente de um artigo, mas de uma carta de amor, de amor a Lisboa. Decidi então partilhá-la com os meus leitores", refere.
Além da redescoberta de textos, o blogue de Saramago apresenta ainda notícias e recursos multimédia.
O escritor português está prestes a lançar a próxima obra - "A Viagem do Elefante". O livro deve chegar ao mercado livreiro no próximo mês de Outubro. Na página oficial da fundação José Saramago é possível ler já um extracto. Ciberia
Blogue: Blog FJS
Este artigo tem mais de um ano
Ora aqui está um senhor que tem o poder de lançar o caos na nossa nata politica!
Força Saramago abana com eles 😉
———————
http://www.sounatural.com
Tem um blog mais giro que o meu lol
Esse Sr. ainda consegue ver/escrever num teclado de um pc?(86 anos)
muito a frente.
cumps
http://soupirata.net/
Grande homem este Saramago! 😀
E parece que está cheio de vitalidade !
http://takea-break.blogspot.com
Acho que é o blog da Pilar, a mulher dele. Vi logo pela pontuação 😉
Venham lá essas ideias ex-ateístas…
Digo (ex) porque á medida que nos aproximamos do buraco os conceitos alteram-se e somos obrigados a perceber o quão insignificamos somos perante o infinito que só o Altíssimo domina na perfeição. 😀
Queria dizer « o quão insignificantes» somos perante o infinito… 😉
Confesso que gosto do Saramago escritor e não aprecio muito Saramago “Opinion maker”, acho-o rude e politicamente deprimente. Temos de dizer as coisas com dureza, mas a dureza da verdade e não do narcisismo politico, que Saramago tanto apregoa…
Seja como for, é mais um sinal que o meio de comunicação privilegiado, num futuro próximo, é a Internet, esta irá destronar o papel e a imprensa escrita… muito em breve 😉
de vez em quando é bom saber que senhores como este ignoram a critica, fazem o que lhes apetece e dão um novo sentido ou rumo ao meu dia depois de ver a sua forma de pensar e de melhorar a minha. a ver se ele o actualiza com frequência, ás vezes é bom ler coisas escritas por quem sabe escrever
O ppl aqui gosta mesmo desse espanhol….Sim porque um tipo que fala mal de Portugal, escreve mal e sem acentuação, e vive “auto-exilado” em espanha não é Português concerteza.
Alguem se lembra de quando a grande perfeição insultou uma jornalista só porque este lhe perguntou se ia doar e distribuir o prémio monetário do prémio Nobel, ou se iria, abdicar o ideal comunista e guardar para si.
Ele insultou a jornalista, disse-lhe que era uma criança para perceber essas coisas e que não conhecia nada do mundo. Mas não respondeu à pertinente questão.
O que é certo é que como comunista ferrenho, abdicou ao comunismo e não deu nada a ninguem…
É um vendido!
Este gajo só mete nojo. Foi morar lá pra fora, pois dizia que o nosso país não prestava. É mais espanhol que português mas ok….
Aparentemente não tem RSS. Alguém conseguiu encontrar? Dava jeito…
Quem está mal muda-se… e ele mudou.
Como é que é possível ainda ligarem ao que este individuo diz ou escreve?
Uma pergunta pertinente.
Qual é a razão desse individuo manter como “morada”(não sei qual é o termo técnico) fiscal a sua casa em Portugal?
Não sabem? Eu digo.
É para pagar menos impostos. Aqui os impostos são menores no que toca a literatura.
PS: Estou a ver que aqui há muitos que não se importavam de ser espanhóis,,, digo ibéricos.
http://dn.sapo.pt/2007/07/15/artes/nao_profeta_portugal_acabara_integra.html
Almada-Negreiros já dizia: -“Se o Dantas é português eu quero ser espanhol!”…
Ora, num país “d’antas”, governado por alguns jumentos, é um direito que a todos assiste, o de ser espanhol, francês ou do cu de judas.
@Rui Silva
Aconselho-te a parares de ver as coisas emocional. Acredito que seja mais dificil, mas ao menos abrir-te-ía horizontes.
O Saramago nasceu pobre, mas, apesar disso, conseguiu chegar aonde chegou sem qualquer ajuda. Muito antes pelo contrário, desde sempre que foi criticado e rebaixado pelas ditas “elites”, apenas por causa das suas origens.
Que orgulho ou respeito pode ter ele por Portugal? Porque raio iria ele doar algo que foi conseguido por mérito próprio, a um país que sempre o sub-dignificou?
Sem ler a “Jangada de Pedra”, não se percebe o iberismo de José Saramago.
Na “Jangada de Pedra” a Península Ibérica separa-se, geograficamente, do resto da Europa ´(“descola” nos Pirinéus) o que vai forçar portugueses e espanhóis a entenderem-se, porque as semelhanças são muito maiores que as diferenças.
Não acredito na fusão dos dois países da Península Ibérica. Mas só chamo a atenção que José Saramago não fala numa dominação de Portugal pela Espanha. Fala numa fusão, livre e democrática, se os povos dos dois países o quiserem. Por alguns comentários, parece que o José Saramago quer ser o Miguel de Vasconcelos, representante da dominação filipina em Portugal.
Agora, por amor de Deus, não o censurem por preferir viver em Espanha. É que tem a Pilar, que lhe dá os miminhos todos. E, por amor de Deus, também não se metam com o dinheiro que ganhou ou lho deram, tem todo o direito de fazer com ele o que quiser, sem dar contas à imprensa.
Adoro Saramago, talvez um dos meus preferidos escritores, mas n sou fã dele nas suas ideias politicas e da forma como fala das coisas, do país e n só. Como escritor está lá( ensaio sobre a cegueira é mesmo o meu preferido).
o ensaio sobre a cegueira é muito bom , agora as ideias dele fora da escrita deixam a desejar , com certas declarações dele acabei por deixar de ler os seus livros , embora sejam bons , não consigo fazer a diferença entre o escritor e o homem .
Meh:
Por solidariedade, colectivista e inter-classista (ou classista – também há artistas a viver na miséria) para com os que nada tem?
De cada um segundo as suas possibilidades, a cada um segundo as suas necessidades – reza o princípio do comunismo…
E quem falou em doar a Portugal? O comunismo é internacionalista… 😉
Como pode pertencer a algo que não o respeita? Respeitar implica ser respeitado – é uma questão de amor-próprio (ou de “auto-estima”, se esse te faltar…).
Amuos de “prima donna”, só porque alguém teve uma opinião “não conforme” e preferiu outrem? Já foi tempo…
Já agora, Salazar também nasceu pobre e chegou aonde chegou a pulso – e são essas mesmas ditas elites (Saramago incluído) que o criticam e rebaixam, o “povo”, esse, parece até que o admira, vá-se lá saber porquê (ignorância endémica, talvez?)…
Dito isto, estou-me nas tintas para o que quer que ele pense, diga ou escreva – é com ele e com quem o siga, ou lhe queira tomar as dores (não esquecendo os que por ele foram “saneados”, claro…).
Se o Saramalho não gosta de ser português, por mim está à vontade! Sempre era menos um porradão de livros (maus ainda por cima) que uma pessoa tem que ler! Já não bastava eu achar os comunistas ridículos, para ainda aparecer esta abécula de 80 e tal anos (que ainda por cima é contra a sua pátria), a publicar blogs. Vou dar uma espreitadela ao blog para ver se ainda me consigo rir um bocado.
@ Meh
“…conseguiu chegar aonde chegou sem qualquer ajuda.” – Tenho que discordar! Se não fosse meio Portugal a comprar os (péssimos) livros desse senhor, ou por outras palavras, se não fossem os portugueses a ajudá-lo, o Sr. Saramago não passava da cepa torta.
“Muito antes pelo contrário, desde sempre que foi criticado e rebaixado pelas ditas “elites”, apenas por causa das suas origens.” – O amigo está a referir-se às origens comunistas? Ou à fase da rebeldia (agressão à Sr. jornalista)? E já agora diga lá aos leitores do pplware quando é que esse senhor foi rebaixado. Estou curioso! 🙂
“Que orgulho ou respeito pode ter ele por Portugal?” – Todo e mais algum! Se ele é o que é, hoje em dia, (se é que é alguma coisa de jeito) deve-o sobretudo aos portugueses (aos enganados!!! que compraram ao longo dos anos vários livros deste senhor). Para finalizar: o respeito fica bem a todos, é bonito e eu gosto!
@UnKnOwN MaTTeR
No final do teu comentário:
“Para finalizar: o respeito fica bem a todos, é bonito e eu gosto!”
Mas, alguns minutos antes…
“(…)aparecer esta abécula de 80 e tal anos(…)”.
Estranho o teu conceito de respeito.
Eu estou-me nas tintas para o Saramago. Não venero ninguém. E também não critico. Observo. Se ele quer ir para Espanha, França ou Cu de Judas (concordo com o ex0) que vá. Se quer continuar com morada fiscal em Portugal que continue.
Rui Silva _ bem dito.
Lendo esta “meia dúzia” de comentários, pode rever-se entre algumas preciosidades, o “português mesquinho”, o velho do restelo e outros…
Penso que o grande “defeito” de Saramago é ser famoso, bem sucedido. E isso é mau em Portugal e para grande parte dos portugueses… Ou é por viver em Espanha, ou porque não deu o dinheiro ou porque escreve sem virgulas ou até, e isto é que doi, porque o senhor diz ser de esquerda! Ai cruzes credo que o bandido é comuna!
O homem vive em Espanha, logo não é português… Cristiano Ronaldo, Quaresma, Simão, Figo, Maniche e tantos outros vivem fora de Portugal, nenhum deles recebeu o prémio nóbel e são herois da nação!
O “botas” já morreu há muitos anos mas ainda faltam muitos e muitos anos até que morram o BUFO, o PADRE e o PIDE da sociedade portuguessa, das nossas cabecinhas tontas e manipuladas… Não falo por todos mas, por alguns… muitos.
humildade é coisa que lhe falta..
Lápis. grande comparação lol. querias o que? que vivessem em Portugal e fossem de avião todos os dias para os treinos? lol
@UnKnOwN MaTTeR
“Muito antes pelo contrário, desde sempre que foi criticado e rebaixado pelas ditas “elites”, apenas por causa das suas origens.” – O amigo está a referir-se às origens comunistas? Ou à fase da rebeldia (agressão à Sr. jornalista)? E já agora diga lá aos leitores do pplware quando é que esse senhor foi rebaixado. Estou curioso!”
Estou-me a referir tanto às origens pobres como comunistas.
Quando o Saramago se militarizou no pcp, as elites comunistas estavam “bastante distantes” do partido comunista… Estavam numa especie de interlúdio entre pcp e bloco de esquerda… Estava na moda a ideia de que os verdadeiros artistas, os verdadeiros tipos de esquerda nao deviam pertencer a um partido tao “rigido” como o pcp.
E foi por isso que nao conseguiu o respeito de ambas as elites, tanto de esquerda como de direita.
Pouco antes de receber o premio nobel, o Saramago publicou um livro (nao me recordo do titulo ^^’), que foi duramente criticado por todos, incluindo o próprio Cavaco Silva, que era primeiro ministro na altura. (Pouco tempo depois o Saramago conseguiu o nobel da literatura e essas pessoas engoliram em seco).
“Para finalizar: o respeito fica bem a todos, é bonito e eu gosto!”
ROFL, relê todos os posts anteriores ao meu e compara… (Relê tambem o teu, ja agora).