PplWare Mobile

Sabia que Portugal tem um Gabinete do Cibercrime?

                                    
                                

Autor: Pplware


  1. Gonçalo says:

    À uns anos atrás tinha um artigo no OLX à venda e tentaram burlar-me com sites falsos do paypal e a tentar que eu pagasse o transporte do artigo para o estrangeiro que era de grandes dimensões.
    Com sorte consegui detectar a tempo e não fui lesado.
    Liguei para o gabinete de cibercrime para denunciar o caso. A resposta que obtive foi: Como não havia perdido nenhum dinheiro, não podiam fazer nada.
    Não sei se alguém foi enganado por este burlão mas caso tivessem aceite a informação que tinha, podiam evitar futuras burlas. Fiquei decepcionado com a resposta.
    Outros já tentaram enganar-me mais vezes de várias maneiras, mas sempre sem sucesso 🙂
    Devido à resposta deles da outra vez, nunca mais tentei entrar em contacto com o gabinete do cibercrime.
    Só agem quando já existe crime, as tentativas não contam, e assim os burlões vão conseguindo enganar alguns até serem apanhados (ou não).

    • João Vieira says:

      Assim de repente concordo consigo, mas se não foi crime vai ser complicado dar seguimento a uma queixa, mas pode apresentar na PSP, PJ, Ministério Publico ou online.
      Suspeito não é culpado e pré-suspeito ainda menos.
      As plataformas como o OLX é que deveriam validar a identidade de quem lá vende ou compra.

  2. maxapadajá says:

    Tem e é na cloud… LOLOL

  3. Sergio says:

    Chamar aquilo um gabinete de cibercrime.. serve para de vez em quando emitir umas estatísticas para os telejornais, para estes depois fazerem uma correlação com cripto ativos e está feito.

    Situações como denuncias de plataformas, pessoas que tentem burlar através de vários mecanismos digitais, assobiam para o lado.

    Roubo de identidade, em facebooks e afins, mesmo apresentando o nosso proprio cartaod e cidadao.. nao fazem nada..

    Anuncios fraudulentos ja com uma bagagem de vitimas.. assobiam para o lado.

    Trabalhar em conjunto com as escolas para terem programas direcionados aos perigos digitais..zero ou quase nada.

    Até em faz lembrar um colega meu que tinha uma Airtag gadjet roubado, foi à policia e a policia ainda se riu e disse-lhe para fazer justiça com as proprias maos.

  4. PorcoDoPunjab says:

    Vou já nomear uma comissão de inquérito para acompanhar esse assunto…

  5. frustrated says:

    Gabinetes há muitos e tachos também.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.