Sabia que o Passaporte é um documento muito poderoso?
Muitas pessoas não têm ideia de que o Passaporte poderá abrir portas por esse mundo fora como também as pode fechar. A liberdade de visitar qualquer país não está ao alcance de qualquer Passaporte.
Como cada vez mais vivemos numa aldeia global... e o site Passport Index dá-nos uma informação valiosíssima.
Passport Index
O Passport Index classifica os Passaportes do mundo pela forma como os cidadãos podem, livremente, viajar pelo mundo sem a necessidade de um visto.
Cada vez mais vemos os nossos amigos e os amigos dos nossos amigos a colocar nas redes sociais as aventuras e desventuras por terras deste planeta. Hoje temos a facilidade de viajar de forma mais barata, pois muita gente foi obrigada a procurar trabalho num outro país e há ainda as pessoas para as quais o mundo é o seu placo de acção, sendo qualquer país é um bom país para negociar. Todos estes sabem o valor de um Passaporte e, quando se aproximam do aeroporto, (os europeus para fora da comunidade) a primeira coisa que fazem é certificar-se que o Passaporte está presente.
Além disso, o Passaporte é quem nos iliba de qualquer problema em termos de segurança quando passamos pelo controlo, pois levamos sempre a mão firme com o documento bem visível. Já pensou em como o Passaporte é poderoso?
Bom, ser até é, mas também depende do país, há países em que o Passaporte é muito menos poderoso que noutros.
Uma ferramenta chamada Passport Index tem o objectivo de ajudar os viajantes curiosos a classificar os países com base na facilmente dos seus cidadãos em poder viajar pelo mundo.
Ranking de poder dos Passaportes
O site faz vários grupos de Passaportes. De acordo com o sistema implementado pelo site, os Passaportes são classificados por pontos, pontos esses que se conseguem pela acumulação dos países a que o documentos dá acesso sem ser necessário um visto. Quando é feito o somatório chega-se ao Visa Free Score. Depois, quanto mais alto for o "Visa Free Score", mais poderoso é o Passaporte.
No ano de 2016, o Reino Unido e os Estados Unidos estavam no top da lista em termos de pontos do Visa Free Score. Totalizaram 147 pontos. Actualmente, na liderança está a Alemanha com 157 pontos.
O Passaporte da Alemanha permite a um cidadão portador deste passaporte visitar, sem visto, 153 países membros das Nações Unidas e 6 territórios.
Países como a Suécia ou Singapura, estão classificados como Rank 2. Todos reuniram 156 pontos no Visa Free Score. De facto a senhora Merkel não gostou de no ano anterior estar na segunda posição e atacou o pódio.
E o Passaporte de Portugal?
Somos um país de brandos costumes, fraterno e com excelentes relações com todo o mundo. E se no ano anterior ocupava o Rank 6, juntamente com a Hungria, Irlanda, Bélgica, Noruega e Espanha, a verdade é que actualmente está apenas a 3 pontos da liderança e ocupa o Rank 4. Junto a Portugal estão também a Itália, Holanda, Bélgica, Áustria, Luxemburgo e Japão.
Se no passado recente países, como São Tomé e Príncipe, os territórios da Palestina, Ilhas Salomão, Birmânia e o Sudão do Sul estavam no fim desta lista com Rank 80, actualmente zonas de conflito como Síria, Iraque, Paquistão e Afeganistão têm os Passaportes menos poderosos e que apenas permitem entrar em cerca de 28 países sem visto (o último país é o Afeganistão com apenas 23 países visa-free) .
Embora seja um olhar relativamente simples como cada cidadão de diferentes países se pode movimentar livremente pelo mundo, a ferramenta interactiva oferece aos utilizadores uma percepção rápida do poder dos seus próprios Passaportes.
Além destes dados, há outras formas curiosas de ver o documento, podemos ver por país num mapa interactivo e podemos mesmo ver por cores, pois existem 4 cores autorizadas para emissão de um Passaporte.
Este artigo tem mais de um ano
Existe a questão da reciprocidade diplomática… se o seu país requer visto para entrada de meus cidadãos, o meu país tem igual direito de requerer visto dos seus. Seriam fidedignos estes dados apresentados pelo site? Alguém checou para ver se devfato procede?
Os dados sãi meramente informativos, com base na informação disponibilizada pelas autoridades conforme pode ser lido: This tool is built with publicly available information or with content contributed by individual users. While data is based on research from publicly available sources, as well as information shared by government agencies, certain assumptions have been taken and results are only estimates. This tool should not be used for travel planning. Respective embassies or consulates should be consulted for their country’s visa policies.
Passport designs are copyright of each respective government.
Não é bem assim … Por exemplo, Turquia e Marrocos não estão isentos de visto para Portugal e para nós basta o cartão do cidadão para viajarmos até lá….
Marrocos desconheço, mas se entras na Turquia sem visto, tens que o adquirir por 25 euros mesmo antes do controlo de fronteira…
Vou pedir quando poder o meu só para o caso for necessário sair da UE.
é um documento caro.. pelo menos para a minha carteira e com um prazo de validade de 5 anos.. por esse motivo o que eu acho que o mais sensato será pedir quando realmente precisares e sem demasiada antecedência para rentabilizar os 5 anos 😉
Eu certamente vou dentro desses 5 anos certamente. 😉
Se viajares muito mesmo dentro da UE aconselho a tirares o passaporte, como forma de teres um segundo documento de identificação (e teres os dois em sítios separados). Já tive o azar de ser assaltado em Dublin e levarem a carteira, com voo nesse dia, e safar-me por ter o passaporte no hotel. Há quem ache que a carta de condução serve como documento de identificação, não te fies nisso.
Não. xD
A carta de condução serve como documento de identificação exclusivamente em Portugal.
Seria interessante saber quais os países em que pode. Os viajar sem visto…
found it:
https://embassy-finder.com/do-i-need-a-visa
Não percebo como é que os cidadãos dos EUA têm tanta mama e sabendo que os EUA entram em todos os conflitos, directa e indirectamente
De facto é mesmo horrível, os EUA deviam ser banidos!! Em primeiro lugar devia estar Rússia ou a Coreia do Norte…esses sim é que são países a sério.
Poder e dinheiro serão razões suficientes?
O titulo só por si já diz muito. Eu no meu trabalho, no Serviço De Estrangeiros E Fronteiras, lido com esse documento todos os dias e de vários países. Conheço os truques!!!
É um título que dá conta do valor do passaporte na vida das pessoas que dependem dele. Simples!
alguem consegue encontrar a parte do website em k se diz k paises da para visitar c o passaporte pt?
os americanos
axo k nao
País de brandos costumes? Alguém me pode explicar? Penso que não percebi…