Saiba em que praias a NOS reforçou a sua rede móvel 3G e 4G
É verão e como é normal a concentração de portugueses e turistas nas praias é maior. Se há uns anos as pessoas iam para a praia ler livros e revistas em papel e fazer palavras-cruzadas hoje tudo é diferente.
Os smartphones e tablets vieram mudar a forma como a sociedade se comporta e há até quem leve até os smartphones para dentro de água. Mas para que seja um "cenário perfeito" é preciso que haja boa cobertura de Internet. A NOS fez saber que reforçou a sua rede móvel 3G e 4G nas praias. Saia quais foram.
No âmbito do seu plano de investimento no reforço de rede móvel, a NOS concluiu o aumento da cobertura de comunicações móveis em dezenas de praias nacionais. Além disso, as áreas urbanas litorais, com especial enfoque nas praias algarvias, também foram reforçadas. Só estas recebem, durante os meses de julho e agosto, cerca 400 mil turistas nacionais e dezenas de milhares de estrangeiros.
Algarve foi a região mais reforçada
De acordo com a informação da operadora, foram instaladas mais de duas dezenas de antenas da rede móvel. Nomeadamente, nas zonas balneares de maior afluxo na época de férias.
No Algarve a cobertura contemplou Vila Real de Santo António, Monte Gordo, Cabanas de Tavira, Vilamoura, Albufeira (Oura e Praia dos Pescadores), Praia da Rocha e as praias de Altura, de Santa Eulália, de Porto de Mós, da Luz e da Quinta do Lago.
Na grande Lisboa foi reforçada a cobertura de comunicações móveis nas praias da Comporta, do Meco e da Lagoa de Albufeira. Na linha do Estoril foi reforçada a cobertura 3G e 4G na praia de Carcavelos.
O investimento na cobertura de rede destas praias e áreas urbanas litorais focou-se especialmente nas zonas com maior tráfego resultante do afluxo turístico observado anualmente.
Este investimento insere-se no plano de expansão e modernização da rede móvel da NOS. Assim, materializou-se num aumento de mais de 200% da capacidade 4G em Portugal. A rede permite já hoje cobrir 100% dos municípios nacionais com a rede 4G mais avançada do país e encontra-se 100% preparada para o 5G.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Freepik
Neste artigo: 3G, 4G, praias, rede móvel
ate dado recuso tudo dessa empresa
Nem mais…mesmp dado é caro.
Passou de rede muito má apenas para má
nao podia estar mais de acordo
Cobertura de praias no verão e falta de rede no resto do país o ano inteiro.
Exactamente.
NOS a pior operadora em Portugal! Nem oferecida
Se formos a comparar com a MEO a NOS é melhor.
Tenho amigos que têm outras operadoras dizem o mesmo das deles.
Agradecia que a Nos informasse se já colocou rede na Praia de Santa Cruz ,concelho de Torres Vedras,pois nas praias de Santa Helena,Formosa,Guincho e Centro não têm rede nenhuma nem na area habitacional do centro junto ao Hotel e ruas limitrofes e aerodromo.
Já tem rede 4g+
há 4g+ mas deve ser junto à antena lá no alto, ou então junto à sua cabeça… enfim… é uma miséria em toda a costa de torres vedras, nestas praias todas… quas enunca há rede nenhuma… nem 2 g muitas vezes, quanto mais 3 ou 4 ou mil g….
“foram instaladas mais de duas dezenas de antenas da rede móvel” + ” materializou-se num aumento de mais de 200% da capacidade 4G em Portugal”
Ou existe aqui algum equívoco ou 20 antenas a mais aumentar em 200% a capacidade 4G em Portugal mostra que a rede da NOS é ainda pior do que eu pensava…!
No litoral alentejano nem mexem. É uma vergonha. Tenho um pacote de TV satélite, internet 2 telemoveis (+/- 80 euros mensais) e quando chega o turismo, a Internet nem vê-la.
A Vodafone disse logo que não podia fornecer serviços nessa zona.
A MEO foi ao local e confirmou a precaridade de serviço e aceitou o cancelamento do contrato.
Sewnhores da NOS, quando reconhecem a incapacidade de operarem e, logicamente, deixam de cobrar serviços que não fornecem?
VERGONHOSO.
“Saiba em que praias a NOS reforçou a sua rede móvel 3G e 4G”—»Atenção !! Reforçou apenas durante estes meses de Verão !! Depois volta tudo ao mesmo,pois quem lá vive nestas zonas nem rede disponível tem durante o ano inteiro !!
Era muito importante, que a NOS oferecesse também a tecnologia VoLTE aos clientes, como a Vodafone.
Tá bem,espere por ela !! Ora,ora.Se não me engano a Vodafone é a única operadora em Portugal que oferece tecnologia VoLTE para os dispositivos móveis.Veja o artigo do Pedro Pinto de 11 de Março deste ano aqui no Pplware(https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/volte-vodafone/).Veja também o artigo do João Bonell para o site androidgeek,pt,escrito em 18 de Março,sobre este assunto e como a Vodafone foi pioneira nesta matéria(https://androidgeek.pt/vodafone-reforca-aposta-na-tecnologia-volte-para-os-seus-clientes-moveis-press-releases).FTW Vodafone,mainada !! 🙂
É só maldizer! Honestamente não devo ter a mesma operadora que alguns dizem. Sou NOS e este ano tenho viajado bastante e tenho rede móvel em todo o lado. De norte a sul do Pais. Agora, em relação a cobertura indoor eles têm muito a melhorar tal como a velocidade da NET móvel. No entanto, até tenho notado melhorias em algumas zonas.
+1
+1
O seu Norte ao sul deve ter sido só pelo litoral, com certeza não veio ao interior do País. Com certeza iria mudar rapidamente de opinião
Em armação de pêra é uma miséria. Trinta euros mal dados por um serviço que é inexistente.
Pior rede para quem anda sempre em viagem, a minha sorte é que a esposa quando está comigo quando não tenho 3G ou 4G lá pego no smartphone dela com MEO e lá se faz luz…
A minha experiência não é essa.
É natural que as operadoras invistam em locais onde à partida as receitas com a exploração da rede são garantidas e avultadas. Portanto e atendendo à tendência da distribuição demogrtáfica das últimas décadas é “natural” (com aspas) que as operadoras invistam em Lisboa e seus dormitórios, Porto e seus dormitórios, litoral algarvio e principais autoestradas.
Tudo o resto é para esquecer. Eu que o diga, pois no local onde permaneço habitualmente a cobertura da NOS é nula. A antena mais próxima fica, em linha recta, a cerca de 6,3 km.
Já tive oportunidade de contactar a NOS (e anteriormente a Optimus), e o interesse demonstrado pela operadora no que toca a vender um pacote de comunicações para um utilizador numa região remota foi nulo. Não deixa no entanto de ser curioso que houve alturas em que me ligaram tentando vender os serviços deles…
Só falta mesmo o interior que é sempre um castigo para apanhar rede, já para nem falar de 3G ou 4G.
Miséria…
Concordo consigo.
Tudo depende dos sítios, certamente todas as operadoras tem sítios melhores e outros piores
Até que enfim uma boa noticia, finalmente vou conseguir fazer e receber chamadas sem os até agora constrangimentos constantes. Já procuro casa à beira mar, enquanto isso quando precisar de comunicar dou um saltinho à praia.