Rede de satélites Starlink interfere com rádiotelescópios?
A Starlink é um projeto da empresa SpaceX, fundada por Elon Musk, que consiste numa constelação de satélites em órbita baixa da Terra para fornecer acesso à internet de alta velocidade em áreas remotas. Mas será que esta rede de satélites não interfere com rádiotelescópios que se encontram no solo?
Usada tecnologia avançada para que feixes rádio se desviem automaticamente
A resposta é sim, a rede de satélites Starlink interfere com rádiotelescópios, mas a SpaceX tem uma solução para evitar que tal aconteça. A equipa Starlink e @TheNRAO trabalharam juntos para permitir que os satélites Starlink evitem transmissões na linha de visão dos radiotelescópios. Para tal é usada uma tecnologia de antenas avançada, para que as comunicações se desviem dinamicamente dos feixes rádio dos telescópios.
Veja no vídeo seguinte como tudo funciona:
The Starlink team and @TheNRAO worked together to enable Starlink satellites to avoid transmissions into the line-of-sight of radio telescopes, leveraging our advanced phased array antenna technology to dynamically steer beams away from telescopes → https://t.co/tLivYJFrcO pic.twitter.com/Uz4SUV51wb
— Starlink (@Starlink) August 9, 2024
A Starlink utiliza milhares de pequenos satélites que orbitam a Terra em altitudes relativamente baixas, cerca de 550 km. Esses satélites formam uma rede que comunica entre si e com estações terrestres, disponibilizando internet diretamente aos utilizadores que possuem um terminal específico da Starlink, que inclui uma antena parabólica e um router.
A rede Starlink representa um avanço significativo na conectividade global, especialmente para aqueles que vivem em áreas onde o acesso à internet tem sido um desafio.
StarSpyware.
Exacto..
Eles agora já conseguem comunicação directa com WIFI e Bluetooth, para tornar mais dificil o bloqueio do acesso á cadeia de spyware, e gestão de grupos terroristas..
Eu acho que isso foi feito depois de os Russos terem com bastante sucesso desligar comunicações via terminais… da parte deles é uma grande jogada, porque todos os tms teem wifi e Bluetooth, vai ser impossivel agora desliga-los, e eles podem dessa forma gerir melhor operações de terrorismo, em qualquer parte do mundo, e os terorristas so precisam de um smartphone….asustador!
Há dois grupos de radiotelescópios onde a técnica referida no post já funciona: Novo México e Virgínia Ocidental. “Mas há milhares de radiotelescópios espalhados pelo mundo. A SpaceX/Starlink acrescentou que mantém um “convite aberto a outras organizações de radioastronomia de todo o mundo” para implementar a abordagem para ajudar a proteger sua importante pesquisa científica. Mas a Starlink não é a única empresa ou país que procura construir tal mega constelação na órbita Baixa da Terra e só podemos esperar que todos os outros também estejam atentos a esse problema”.