Ransomware: O que as vítimas preferem recuperar?
O Ransomware é uma das grandes ameaças da Internet. É não só um vírus mas também um grande e lucrativo negócio para quem está por trás destas acções.
Mas o que será que as vítimas preferem recuperar na hora de pagar?
Este tipo de ataques tem sido cada vez mais habitual e é por essa razão que faz todo o sentido sabermos o que as vítimas preferem salvar quando chega a hora de pagar. A empresa Bitdefender fez um estudo a cerca de 3 mil utilizadores espalhados por vários países como Estados Unidos, Alemanha, França, Roménia, Dinamarca e ainda Reino Unido.
4% da população dos EUA é vítima de Ransomware
O número de utilizadores apanhados por este esquema começa a ser impressionante. Só nos Estados Unidos foram atingidos cerca de 4% da população total do país. Isto significa que milhões e milhões de utilizadores são todos os dias atingidos por este esquema.
Mas ainda é mais impressionante quando olhamos para as percentagens de quem pagou ou não para se ver livre do Ransomware. Em países como o Reino Unido, os Estados Unidos e ainda a Roménia, o número de vítimas que concordou em pagar para se ver livre deste malware ronda os cerca de 50%.
Pagar para se ver livre do Ransomware?
E qual a opinião de quem ainda não foi apanhado no esquema? A resposta poderá ser surpreendente, porque 52% dos utilizadores Romenos indicam que pensariam em pagar para deixarem de ser incomodados. No entanto, apenas 40% dos americanos confessam pensar em tal solução. Mas as percentagens vão sendo cada vez mais baixas como são o exemplo dos apenas 30% de Dinamarqueses que estão de acordo com um possível pagamento.
Que ficheiros escolhem recuperar?
Um dos fenómenos mais interessantes neste estudo é o facto de ficar comprovado que as pessoas se preocupam mais com os ficheiros pessoais, como fotografias, do que com os seus documentos de trabalho. Estes últimos levam a que os utilizadores paguem uma quantia bem mais baixa, em comparação com o resgate de imagens pessoais.
O estudo foi um pouco mais longe e conseguiu ainda perceber que os utilizadores que pagariam um maior valor pelos seus documentos são os habitantes do Reino Unido, que em média pensariam pagar até um montante de 568 dólares. Já no lado oposto estão os Romenos que não pensam pagar mais de 132 dólares para reaver os seus documentos pessoais.
E vocês, pagariam para reaver os vossos documentos? E dariam um maior valor pelos vossos documentos pessoais ou profissionais?
Este artigo tem mais de um ano
0. Tenho a informação na cloud e backups
+1
E não abro nada que não seja de confiança. Bom senso é uma boa forma de estar seguro. Clicam em tudo o que pisca depois ficam sem nada.
de facto é mesmo seguro.
Tendo um bom serviço de backups..recuperar..
Uma maquina local abrir um email que passou pela firewall..infetou toda a maquina e servidores onde existiam partilhas..
Servidores recuperados..
A maquina local substituição de disco
Gostava era de saber como. lol
Como deves imaginar numa FS é por protocolo de rede e não é por protocolo tipo SATA onde tens acesso ao disco de forma a encriptar dados.
Mesmo que encripte os ficheiros na FS outra pessoa iria reparar logo um uso anormal na rede.
Usem bitdefender total security 2016 (Tem proteção contra isso), eu uso e dá para escolher as pastas que queremos proteger (ou até mesmo o disco todo).
Neste artigo acho que falta a explicação do que é Ransomware, acho que muita gente não sabe 😉
Fogo, depois de ‘milhões’ de notícias que este site publicou sobr esse assunto?
Verdade, mas isso foi porque já saiu um artigo (aqui) no Pplware 😉
As pessoas estão dispostas a pagar qualquer quantia, menos 1€ por um DVD-RW para backup. Enfim a precisão lá tem o seu custo de manutenção.
Esse e melhor antivírus que podemos ter, mas muita gente ainda não se apercebeu que os dvd-rw ainda vão voltar a ser utilizados, a melhor forma de fazer backups e gravar em dvd-rw e colocar numa pen, sempre em dois lados diferentes, no caso de dvd-rw nao existe forma de ser danificado porque só faz uma gravação única
DVD RW do faz uma gravação única????
Agora fiquei confuso!
Em parte concordo, mas não se esqueça que um dvd tem um tempo de vida, ao fim do qual a informação perde-se. A não ser que use um mdisc, mas esses são mais caros…
http://www.clir.org/pubs/reports/pub121/sec4.html
No meu caso só me precuparia com fotos e vídeos pessoais que guardo no PC, na cloud e num disco que só ligo ao PC para fazer a backup. Muito dificilmente perderia os meus dados mas mesmo que os perde-se jamais pagaria um cêntimo a esses gatunos.
acho q este estudo apontou bem para onde esses caras devem mirar agora para ganhar dinheiro
agora quem esta por traz disso sabe onde deve agir
att
Depois de muito se falar em possíveis ataques aos androides , esquecem-se de dizer que só há ransoware em produtos Microsoft Windows , e que uma boa maneira de estar protegido do ransoware é não usar Windows , e usar Linux por exemplo.
Se toda a gente usa-se Linux passaria a haver ransonware para Linux, afinal de contas, apenas existe mais malware para Windows porque este é o mais utilizado.
Zero, pois penso que sou um maniaco dos backup’s. Ele é Cloud (ficheiros encriptados), NAS e HDD externos (off-line) com todas as informações sensiveis ( Fotografias e uns home videos com os pikenos para mais tarde recordar). Nos PC’s zero documentos, só Steam e Origin, nada que um format e install WIn10 não resolva.
uso o MEO CLoud e Google Drive, como é que encriptas os ficheiros?
concordo totalmente! Ainda há mais uma além do fomat e instal: imagem completa do sistema que é o que eu tenho.
Na organização onde trabalho, de 10 computadores em rede, 3 foram “raptados”. Pediam 150€, em cada máquina.
Solução: uma semanita na assistência informática.
Dados … puf, foi-se tudo. Dados apenas recuperados para o servidor da administração, cujo programa de gestão e contabilidade envia os dados para a cloud.
Um utilizador de um dos computadores inutilizados, fazia backups periódicos em hd e por isso, pensou ele, que os seus documentos estariam a salvo. Pois bem, grande balde de água fria, o backup incremental foi feito depois do “mal” já estar instalado.
Depois deste incidente, a segurança melhorou? … nãã, continua tudo na mesma!
Documentos de trabalho estão na cloud e ficheiros pessoais em discos externos se só sao ligados quando é necessário copiar ou ver algo, por isso no caso de algo assim grave é formatar, ou ate mesmo pegar no disco do pc , mandar para o lixo e comprar outro
Nao se esqueçam que os discos externos também avariam, e a sua recuperação em laboratório fica muito cara e pode não correr bem , as penes também podem falhar , o que ainda e mais seguro e gravar em dvd-rw , e criar pastas com o valor de 4,7gb , ou no dvd+rw pode não ser tão seguro , blue ray pode ser outra boa opção , mas nada melhor que 4,7gb
Os DVDs também avariam.
Criar backups redundantes (RAID) é o melhor.
Sim também pode ser uma boa opção , mas não se esqueça que para o resonware o DVD-R depois de gravado não da mas para editar , se for em sistema raid fica tudo encriptado, depois da gravacao feita em DVD coloca-se os mesmos dados num computador isolado da net com discos em redundantes (RAID) , e conforme a utilização deve-se substituir os discos que tem uma duração de 3 anos , caso contraio temos de esperar que a tecnologia utilizada para Backup nos DATA CENTER cheguem as nossas casas .
Interessante seria saber que programas de proteção os pc infectados tinham instalado.
Enquanto houverem utilizadores desinformados, (haverá sempre e isto é inquestionável) o sucesso dos criminosos estará sempre garantido.
Por este motivo, a prevenção do lado do utilizador e com maior relevância e responsabilidade do lado dos criadores de serviços, serão os maiores culpados.
À custa do lucro rápido e fácil, lançam-se serviços sem o mínimo de prevenção a pensar na utilização dos que mais precisam. Cria-se a necessidade e vem o hábito. Depois para sair dele, é extremamente difícil.
Antes deste acabar, já andam novos métodos de fraude na forja.
É um circulo vicioso.
E as pessoas que pagam acreditam mesmo que os criminosos são honestos e vão honrar o compromisso de dar as chaves para decifrar/desbloquear os ficheiros!?
Pelo que li em alguns forums, há muitas pessoas que pagaram e nunca mais viram nem o dinheiro nem os ficheiros.
Quando me aparece alguém com um computador com esse problema, perguntam se consigo recuperar os ficheiros caso contrário é para formatar sff. que se lixem os ficheiros, não vão entrar em sítios desconhecidos e obscuros para dar dinheiro a criminosos.
Comprem Macs ou Linux masé!
Viva, já existe Linux Ransomware (Linux Encoder 2.0 & 3.0).
O que significa 2.0 e 3.0? Isto seria para Kernel?
comprar linux? onde? xD Eu tenho de borla :c
Peço desculpa, deveria ter finalizado a frase: Comprem Macs ou instalassem o Linux “masé”!
Só me preocupo pela minha colecção de pornografia
Eu uso um sistema mt simples: 1 disco ligado a um router TP-link com Openwrt a servir de backup, e a funçao nativa do windows que se chama historico de ficheiros. Se houver alteraçao nos fucheiros ele mantem sempre a copia antiga e faz um backup do novo ficheiro. Se algum disco avariar, troca-se e vai-se buscar o backup. Se o backup for ao ar, troca-se e faz-se um novo. Tb uso cloud, mas nao se esqueçam que um ficheiro modificado numa pasta da cloud é automaticamente alterado na cloud.