Questão: Considera que é seguro fazer compras online?
Grande parte das pessoas que navegam diariamente na Internet acabam por fazer compras através de sites e páginas nas redes sociais. No entanto há sempre alguns relatos de situações que não correm tão bem e em que muitos clientes se sentem enganados. Nesse sentido, na nossa questão desta semana queremos então que nos diga se considera que é seguro fazer compras onlines. Participe!
Considera que é seguro fazer compras online?
As compras online vieram para ficar, sendo que esta atividade acabou por ter uma maior adesão sobretudo durante a pandemia da COVID-19, uma vez que as pessoas não podiam sair regularmente das suas casas e o comércio, salvo algumas exceções, encontrava-se de portas fechadas. Nessa altura, muitas lojas físicas criaram a sua plataforma de vendas pela Internet e, após a situação pandémica passar, mantiveram as duas versões, conseguindo assim chegar a mais pessoas e facilitar o processo de compra.
Contudo, embora esta seja uma atividade que se tornou cómoda para várias pessoas, existem também vários relatos e queixas de situações que não correram bem, onde os clientes se sentiram lesados, foram enganados, as compras acabaram por não chegar, os produtos foram trocados, não conseguiram realizar trocas, entre outros acontecimentos. Tal fica ainda mais delicado uma vez que, para realizar estas compras, as pessoas têm que fornecer os seus dados pessoais, nomeadamente nome, morada, contacto, NIF, etc.
Por outro lado, as compras online continuam a ser uma das ações mais realizadas no universo digital e certamente que esta é uma realidade que se irá manter ao longo dos anos. Mas, claro, é importante que as pessoas tenham sempre cuidado para não caírem no 'conto do vigário'.
Assim, na nossa questão desta semana queremos então que nos diga se considera que é seguro fazer compras online. Pode votar a partir da sondagem que deixámos de seguida.
Participe na nossa questão desta semana
Considera que é seguro fazer compras online?
Obrigado pela vossa participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com
Este artigo tem mais de um ano
Se uma pessoa souber bem o que fazem e onde fazem e ter conhecimento das coisas raramente será enganado numa compra online.
Eu já fui no tempo do miau.pt falta de conhecimento e burrice me fez perder mais de 100 euros.
Por isso sim é seguro, temos é de saber onde compramos e a quem compramos para nãp sermos enganados.
Certo, mas…
Existe sempre um mas. O que sabemos hoje pode não se aplicar amanhã. Os esquemas estão sempre a evoluir fai, penso eu, a maioria ter respondido o que respondeu. Depois existem aqueles que afirmam com todas as certezas que nunca serão enganados mas, felizmente, a avaliar pela votação, são efetivamente uma minoria.
No que me toca, as empresas nacionais e estrangeiras a quem faço compras, já são de longa data, nunca tive problemas quer nos pagamentos, quer na mercadoria encomendada e recebida. Há uns anos atrás fui burlado por uma “empresa”, apresentei queixa à ASAE depois de esgotados todos os recursos para recuperar o dinheiro (quantia pequena), recorri ao Portal da Queixa onde para a mesma empresa já existiam mais de trinta queixas de mercadorias pagas e não recebidas, algumas de valor elevado e por via disso, o dono dessa loja acusou-me de difamação, recebi a polícia em casa com uma ordem para apresentar-me na polícia criminal, onde fui notificado e constituído arguido com termo de identidade e residência. Sem ser ouvido, sem apresentar provas da burla sofrida mesmo com a intervenção da ASAE (a quantia foi-me devolvida passados meses da ocorrência) e a minha “sorte”, no meio deste embrulhada toda é que o gajo apresentou queixa já fora do prazo. Recebi uma notificação do Tribunal informando que o processo tinha sido arquivado por força da queixa ter sido apresentada fora do prazo. E esta, hein??? Por isso aconselho a quem faz compras a novas empresas que não conhece, ir até ao Portal da Queixa e pesquisar pelo nome dessa empresa. Ás vezes pode ter uma desagradável surpresa!
Não, obrigado/a.
Só em loja fisica.
Eu tambem gostaria mas o problema e que muitas vezes nao encontramos o que queremos nas lojas fisicas.