Qual é a rede 5G mais rápida do planeta? A Ookla já encontrou esse vencedor
Com o 5G a ser já uma realidade no dia a dia, estas redes estão a ganhar novas capacidades e a garantir aos utilizadores velocidades ainda mais elevadas. Para medir e avaliar esta realidade, a Ookla recolhe dados de todo o planeta e há um vencedor anunciado.
Apesar de ter os mesmos princípios e a mesma tecnologia em todo o lado, as redes 5G variam muito entre os operadores. Cada um procura oferecer aos utilizadores as melhores velocidades e a menor latência possível, para uma melhor experiência de utilização.
A Ookla é conhecida por oferecer no seu serviço a informação sobre as diferentes redes destes operadores. Ao mesmo tempo, recolhe dados de utilização dos utilizadores e complementa os seus mapas e informação partilhada.
A mais recente análise feita às redes 5G descobriu qual o país com a mais rápida e com melhor qualidade de serviço oferecido. Foi nos Emirados Árabes Unidos que foram registadas velocidades médias de download 5G de 557,63 Mbps no segundo trimestre de 2023.
Se olharmos mais em detalhe, temos a operadora etisalat by e&, localizada nos Emirados Árabes Unidos, que tem a rede 5G mais rápida do mundo. Esta consegue velocidades médias de 680,73 Mbps. Também a du, outra operadora desse país, está entre as principais no 5G com uma velocidade de download de 453,93 Mbps.
Os Emirados Árabes Unidos são seguidos pela Coreia do Sul (501,56 Mbps), Qatar (465,62 Mbps), Brasil (447,30 Mbps) e Singapura (388,55 Mbps) nos países com as redes 5G mais rápidas. Importa referir que estes dados são referentes ao segundo trimestre de 2023.
Singapura normalmente está no topo destas listas quando se fala de redes de banda larga fixa mais rápidas. No entanto, os Estados Unidos e a Índia não conseguiram entrar nos 10 principais lugares da tabela de resultados com as suas redes 5G.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Ookla
De realçar o forte investimento da nos na materia, aguardava a mesma no top ten pelo menos.
De propaganda em propaganda e …
Segundo o Global index da mesma fonte, Portugal está em 29º lugar no speed test em mobile…no que toca a rede fibra 21º lugar…
https://www.speedtest.net/global-index
Mas yah, eu 100% percebo o teu ponto de vista…
Portugal devia olhar para esta notícia é melhorar as nossas infra-estruturas que são uma autêntica vergonha pagar um balbúrdio para muitas vezes nem conseguirmos ter acesso à internet em vez de andarem a fazer anúncios quando tem muita gente no mesmo sítio conseguimos no máximo 2 mbps de velocidade uma autêntica vergonha em 2023 isto ainda acontecer
Mas está em primeiro lugar ou quase na ch@lice dos preços elevados….
Eu com a Vodafone consigo 900Mbps, esta noticia não tem muito fundamento…
‘… velocidades MÉDIAS de download 5G…’
Ás vezes, convém ler
São velocidades médias, não as melhores 🙂
não sei se estas a mentir ou não mas ali os gráficos são médias e não valores absolutos
O que não tem fundamento é não saberes ler.
A arma avançada.
Mas nós somos chulados de grande pelo cartel e não temos o 5G mais rápido do mundo!? Triste dia.
A rede 4G e 5G tem estado a pastar em Lisboa… Tudo muito lento.
NOS é Vodafone idêntico.
Vê-se a má qualidade quando se juntam várias pessoas.
Então não é a NOS?
A nos é tão rápida que até deita paredes abaixo….
Pessoalmente não noto diferença entre 4G e 5G. Pergunto-me se vale a pena pagar mais para ter net ligeiramente mais rápida no tlm.
Estou de acordo.
O Brasil está assim tão bem ?? Mas a internet lá é uma autêntica bosta.Como é que é possível ?? 😐
Eu quero é estradas em condições! Agora internet? Vocês olham a valores máximos e médios… Qual a velocidade que voces estão a utilizar no momento? Nem 20mbps! Devem pensar que estão a utilizar a largura máxima de banda… Estão a pagar por ela isso sim. Mas os otários são assim, depois queixam-se quando as operadoras apresentam milhões de lucros.
Concordo inteiramente consigo. Mas o português gosta de andar de Ferrari com motor de 50 cavalos….nem nota diferença…..
Todos do top utilizam tecnologia 5G da Huawei. Coisa que a Europa e os EUA abandonaram por serem “espiões”. A Europa continua a ser “escrava” dos EUA, não evoluindo nada.