Portugal: O que deve fazer se clicar num link malicioso?
Os emails de phishing são uma das armas prediletas de criminosos para roubar dados pessoais dos utilizadores e instalar malware nos seus dispositivos. Mas é possível atenuar o dano causado pelo primeiro clique no link errado. A ESET dá uma ajuda.
Entre todas as categorias de ciberameaças detetadas pela telemetria da ESET, empresa europeia líder em soluções de cibersegurança, os ataques de phishing em emails foram das principais ameaças para os utilizadores em Portugal na primeira metade do ano.
Erros ortográficos, gramática estranha, linguagem urgente ou ameaçadora, falta de contexto – tudo isto são sinais comuns de ataques de phishing em emails.
No entanto, algumas ameaças de phishing são mais difíceis de detetar. Algumas envolvem um investimento significativo de tempo e um planeamento meticuloso por parte dos agentes maliciosos, que até examinam as comunicações anteriores das suas vítimas, o que acaba por tornar o ataque altamente convincente e bem-sucedido.
Basta um deslize, clicar num link malicioso, e uns segundos depois já é vítima de um ataque de phishing – e nem mesmo os profissionais de TI estão isentos deste risco! Uma mensagem de email aparentemente inócua pode conter um link no qual deve clicar antes que, jura o seu autor, “seja tarde demais”.
Considerando a popularidade dos ataques de phishing em emails em Portugal, é importante para os utilizadores conhecerem as suas opções após se aperceberem que clicaram no sítio errado.
Clicou num link malicioso? ESET deixa 10 dicas...
- Não forneça mais informações
- Não introduza o seu login nem forneça os detalhes da sua conta bancária. Se os cibercriminosos só queriam os seus dados e não comprometeram o seu dispositivo com malware, é provável que tenha acabado de escapar a um ataque pior.
- Desligue o seu dispositivo da Internet
- Alguns ataques de phishing podem levá-lo a dar aos agentes maliciosos acesso ao seu computador, smartphone ou outro dispositivo
- Faça backup dos seus dados
- Desligar-se da Internet impedirá que mais dados sejam enviados para o servidor malicioso, mas os seus dados continuam a estar em perigo. Deve fazer um backup dos seus ficheiros, principalmente dos documentos sensíveis ou dos ficheiros com elevado valor pessoal, como fotografias e vídeos.
- Efetue uma verificação de malware e outras ameaças
- Execute uma verificação completa do seu dispositivo utilizando software anti-malware de um especialista em cibersegurança, enquanto o dispositivo ainda está desligado da Internet.
- Considere uma reposição de fábrica
- A reposição de fábrica significa repor o smartphone no seu estado original, removendo todas as apps e ficheiros instalados.
- Reponha as suas passwords
- Os emails de phishing podem induzi-lo a divulgar os seus dados sensíveis, tais como números de identificação, detalhes bancários e de cartões de crédito ou credenciais de acesso.
- Contacte bancos, autoridades e fornecedores de serviços
- Se introduziu dados bancários/cartões de crédito ou dados de acesso a um website com acesso aos seus cartões, informe imediatamente o seu banco.
- Detete as diferenças
- Os criminosos que conseguem entrar com sucesso num dos seus dispositivos ou contas podem tentar estabelecer a sua presença durante o máximo de tempo possível.
- Procure dispositivos não reconhecidos
- Se os agentes maliciosos roubaram os detalhes da sua conta, é provável que tenham tentado iniciar sessão a partir do seu próprio dispositivo.
- Verifique-o e force o fim de sessão em qualquer dispositivo desconhecido.
- Notifique os seus amigos, contactos, fornecedores de serviços e empregador
- Por vezes, os cibercriminosos utilizam a sua lista de contactos numa conta comprometida para espalhar ligações de phishing ou spam. Tenha em atenção este facto e tome medidas para evitar que outros sejam vítimas do mesmo esquema.
Em Portugal, pode e deve reportar o URL malicioso ao CERT.PT. Pode fazê-lo através do endereço cert@cert.pt ou do formulário disponível aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Na verdade o melhor a fazer é precisamente nada
A melhor forma é meamo a prevenção. Um bom ponto de partida é o que está em
https://krebsonsecurity.com/2011/05/krebss-3-basic-rules-for-online-safety/
1 – se não estava à procura daquele programa/app, não instale;
2 – se instalou, mantenha atualizado;
3 – se não utiliza, desisnstale.
Acrescento as seguintes:
– Nunca clique em links de emails, mesmo que pareçam oficiais;
– Evite sites que requerem extensões de browser ou apps manhosas para funcionarem;
– cuidado ao clicar em links patrocinados, principalmente em sites que não conhecemos.
Se for crente pode rezar, para ver se nada acontece.
Introduzir o seu número de cartão de crédito 🙂
Só uma perguntinha, sem malicia (claro) … já experimentou fazer isso ? Os ladrões não lhe roubaram o dinheiro ? Não lhe esvaziaram a conta bancaria ao efectuar compras em seu nome ?