Portugal: IA pode colocar em risco 481 mil empregos na próxima década
A inteligência artificial é a tecnologia que promete transformar o mundo. Como outras tecnologias, haverá coisas positivas e coisas negativas. Segundo um estudo recente, a IA pode colocar em risco 481 mil empregos na próxima década.
IA pode impactar setores das atividades administrativas e das atividades informáticas e telecomunicações
A Randstad apresentou recentemente o estudo “A IA e o mercado de trabalho português”. De acordo com os resultados, em Portugal estima-se que a IA possa levar à perda líquida de 80,3 mil empregos, que se traduzem na automatização de 481 mil empregos e na criação de 400 mil empregos.
As estimativas colocam no topo dos empregos atuais que poderiam estar em risco os setores das atividades administrativas e das atividades informáticas e telecomunicações.
Segundo Isabel Roseiro, diretora de marketing da Randstad...
Num curto espaço de tempo, a inteligência artificial está a transformar a forma como trabalhamos com impacto direto em diversos setores de atividade.
Ao mesmo tempo, a sua entrada cada vez mais massificada faz-nos colocar algumas questões éticas em cima da mesa. A verdade é que a sua utilização tem também efeitos sócio-económicos nomeadamente no que diz respeito ao potencial de ganhos de eficiência, o facto de algumas empresas e trabalhadores poderem beneficiar desta nova tecnologia, mas também a possibilidade de outros perderem os seus empregos com a automatização de tarefas
Segundo os dados da Goldman Sachs, estima-se que 18% do trabalho poderia ser automatizado pela IA a nível mundial, principalmente nas economias desenvolvidas, impacto que poderia conduzir a um aumento da produtividade e, consequentemente, do PIB mundial anual em 7%.
Desde que não toque nos da função publica está tudo bem . O mundo precisa de avançar e há muita falta de eficiência e desperdicio.
Terá ainda mais com 500 mil pessoas desempregadas.
A sociedade vai adaptar-se como já aconteceu no passado será sempre assim
Vai, vai… Deixe mas é o optimismo de lado porque dá maneira que isto vai vir de rompante ninguém vai escapar.
“Alguem” inventou o furacao, e agora estao reclamando que esta “comecando a fazer vento e a carregar todo mundo”. Ha, convenhamos né. Previsivel isso. Muitos inocentes serao atingido. Voces desenvolvedores sao loucos de pedra igual aquele Sam Altman. Incrivelmente os verdadeiros “loucos” nao estao no hospicio, mas sim fora dele trabalhando para essas empresas tecnologicas, conspiratorias, bigtechs e de IAs
Vai adaptar-se ? Essa é a prerrogativa para justificar o avanço tecnológico desenfreado e cada vez mais desumano : vai adaptar-se ?
+1
Pois é na função pública que existe maior margem de optimização. A eficiência deixa muito a desejar. Tenho a certeza que a I.A. vai substituir muitos funcionários dispensáveis que só estão fazer de conta.
Mas que função pública ?? E o resto, caramba ?? O resto não conta ?? Ai vai contar, vai. Isso vos garanto. Esperem mais uns anos para ver o que é bom para a tosse.
a função pública é que deveria ser substituída, afinal basta ir a uma repartição de finanças para chegar à conclusão que 1 IA substituía todos aqueles malandros
Qual função pública qual quê. Vai ser em todo o lado, isto vai varrer tudo. Principalmente na área tecnológica.
Tu querias que também não te afetasse, mas vais lá cair.
Abram alas para o McDonald’s
Só ?? E durante a próxima década ?? Estão MUITO optimistas quanto a isto. Este número é uma côdea dos que vão ficar sem trabalho. 481.000, se fossem só estes…
sem falar noutros danos colaterais á parte do desemprego…
Os verdadeiros loucos, nao estao no hospicio… Nao estao presos na cadeia… Estao soltos, desenvolvendo, programando, criando monstros imparaveis. O mundo é injusto, cruel… Os verdadeiros loucos, estao grampeando e salvando tudo, NSA, microsoft, google, bigtechs…
O ideal será aumentar substancialmente o ordenado da função pública de modo a compensar a quebra no consumo que virá dos despedimentos no sector privado.
A IA vai permitir toda a gente ter comida casa e vida de luxo sem trabalhar. Venha a IA! Nos somos a evolucao e a IA e a nossa proxima fase
exatamente! E a IA vai também limpar o rabo aos velhos e tomar conta dos doentes nos hospitais, de certeza. Em vez de andarmos a brincar aos profetas, poderiamos era começar a fazer contas se vamos ter mão de obra qualificada para tomar conta dos idosos que vamos ter nas próxima década ou duas. De certeza que não vai ser a IA a trabalhar nos lares e hospitais e centros de saúde.
A lei da eutanásia seria uma boa solução para aliviar muitas familias.
A 2 meses tive que reformular a minha casa de banho precisei de electricista, picheleiro e pedreiro e não é que usei o chatgpt para me ajudar e nada feito a AI não me renovou a casa de banho tive na mesma que contratar a equipa… 🙁
Ora bem. considerando apenas este resumo do “estudo”. Estamos a falar de perda/ganho direto com saldo negativo de 16% de empregos. Isso são excelentes notícias! O potencial (e probabilidade) da criação de novos empregos indiretos ultrapassa largamente os que se perdem.
Motivo para alarme = 0.
Vai acabar com milhares de empregos, mas outros tantos surgirão.
assumo que os despedimentos sejam todos na função publica, 90% das empresas privadas já estão a usar AI, as restantes são micro empresas que não têm processos nem dimensão para automatizar, por isso resta a FP.
pode ser que com menos funcionários publicos os serviços publicos comecem finalmente a funcionar e o PS largue o poleiro que arrasta o país para a medíocridade desde 1975
Nada disso… Não sejam negacionistas… Vai ficar tudo bem….
O que diz a Randstad:
– os sistemas de Inteligência Artificial vão criar, na próxima década, 400 mil novos empregos em Portugal,
– mas, no mesmo tempo, 481 mil serão automatizados,
– daí, a destruição líquida de 81 mil postos de trabalho.
O efeito da IA sobre o emprego de cada um depende de poder aproveitar a criação de emprego ou, pelo contrário, ser afetado pela destruição de emprego causada pela automatização.
Não é possível fazer previsões rigorosas para um período de 10 anos, quando muita coisa se vai alterar. Mas fica a ideia – a IA vai destruir mais emprego do que o que vai criar. Se serão 481 mil e 400 mil não se sabe.
Adeus função pública. 5 a olhar e um a trabalhar a meio gás.