PplWare Mobile

Portugal: IA pode colocar em risco 481 mil empregos na próxima década

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. superfan says:

    Desde que não toque nos da função publica está tudo bem . O mundo precisa de avançar e há muita falta de eficiência e desperdicio.

    • João says:

      Terá ainda mais com 500 mil pessoas desempregadas.

      • Paulo Pedroso says:

        A sociedade vai adaptar-se como já aconteceu no passado será sempre assim

        • Mestre Interespacial says:

          Vai, vai… Deixe mas é o optimismo de lado porque dá maneira que isto vai vir de rompante ninguém vai escapar.

          • Eu nao quero o futuro says:

            “Alguem” inventou o furacao, e agora estao reclamando que esta “comecando a fazer vento e a carregar todo mundo”. Ha, convenhamos né. Previsivel isso. Muitos inocentes serao atingido. Voces desenvolvedores sao loucos de pedra igual aquele Sam Altman. Incrivelmente os verdadeiros “loucos” nao estao no hospicio, mas sim fora dele trabalhando para essas empresas tecnologicas, conspiratorias, bigtechs e de IAs

        • há+cada+gajo says:

          Vai adaptar-se ? Essa é a prerrogativa para justificar o avanço tecnológico desenfreado e cada vez mais desumano : vai adaptar-se ?

        • Valdemar+Santos says:

          +1

    • Rogerio says:

      Pois é na função pública que existe maior margem de optimização. A eficiência deixa muito a desejar. Tenho a certeza que a I.A. vai substituir muitos funcionários dispensáveis que só estão fazer de conta.

      • Mestre Interespacial says:

        Mas que função pública ?? E o resto, caramba ?? O resto não conta ?? Ai vai contar, vai. Isso vos garanto. Esperem mais uns anos para ver o que é bom para a tosse.

    • joao says:

      a função pública é que deveria ser substituída, afinal basta ir a uma repartição de finanças para chegar à conclusão que 1 IA substituía todos aqueles malandros

  2. Cláudia+Santos says:

    Abram alas para o McDonald’s

  3. Mestre Interespacial says:

    Só ?? E durante a próxima década ?? Estão MUITO optimistas quanto a isto. Este número é uma côdea dos que vão ficar sem trabalho. 481.000, se fossem só estes…

    • Hugo+Costa says:

      sem falar noutros danos colaterais á parte do desemprego…

    • Imparavel says:

      Os verdadeiros loucos, nao estao no hospicio… Nao estao presos na cadeia… Estao soltos, desenvolvendo, programando, criando monstros imparaveis. O mundo é injusto, cruel… Os verdadeiros loucos, estao grampeando e salvando tudo, NSA, microsoft, google, bigtechs…

  4. Lopes says:

    O ideal será aumentar substancialmente o ordenado da função pública de modo a compensar a quebra no consumo que virá dos despedimentos no sector privado.

  5. Miguel says:

    A IA vai permitir toda a gente ter comida casa e vida de luxo sem trabalhar. Venha a IA! Nos somos a evolucao e a IA e a nossa proxima fase

    • X-Tremis says:

      exatamente! E a IA vai também limpar o rabo aos velhos e tomar conta dos doentes nos hospitais, de certeza. Em vez de andarmos a brincar aos profetas, poderiamos era começar a fazer contas se vamos ter mão de obra qualificada para tomar conta dos idosos que vamos ter nas próxima década ou duas. De certeza que não vai ser a IA a trabalhar nos lares e hospitais e centros de saúde.

  6. Rodrigo says:

    A 2 meses tive que reformular a minha casa de banho precisei de electricista, picheleiro e pedreiro e não é que usei o chatgpt para me ajudar e nada feito a AI não me renovou a casa de banho tive na mesma que contratar a equipa… 🙁

  7. Valdemar+Santos says:

    Ora bem. considerando apenas este resumo do “estudo”. Estamos a falar de perda/ganho direto com saldo negativo de 16% de empregos. Isso são excelentes notícias! O potencial (e probabilidade) da criação de novos empregos indiretos ultrapassa largamente os que se perdem.
    Motivo para alarme = 0.

  8. BurroFuiEuQueEstudei! says:

    Vai acabar com milhares de empregos, mas outros tantos surgirão.

  9. Zé Fonseca A. says:

    assumo que os despedimentos sejam todos na função publica, 90% das empresas privadas já estão a usar AI, as restantes são micro empresas que não têm processos nem dimensão para automatizar, por isso resta a FP.
    pode ser que com menos funcionários publicos os serviços publicos comecem finalmente a funcionar e o PS largue o poleiro que arrasta o país para a medíocridade desde 1975

  10. Quantum says:

    Nada disso… Não sejam negacionistas… Vai ficar tudo bem….

  11. Aves says:

    O que diz a Randstad:
    – os sistemas de Inteligência Artificial vão criar, na próxima década, 400 mil novos empregos em Portugal,
    – mas, no mesmo tempo, 481 mil serão automatizados,
    – daí, a destruição líquida de 81 mil postos de trabalho.
    O efeito da IA sobre o emprego de cada um depende de poder aproveitar a criação de emprego ou, pelo contrário, ser afetado pela destruição de emprego causada pela automatização.
    Não é possível fazer previsões rigorosas para um período de 10 anos, quando muita coisa se vai alterar. Mas fica a ideia – a IA vai destruir mais emprego do que o que vai criar. Se serão 481 mil e 400 mil não se sabe.

  12. VTPC213 says:

    Adeus função pública. 5 a olhar e um a trabalhar a meio gás.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.