Portugal: Estes são os distritos onde a internet móvel é mais rápida
Portugal é um país com excelentes infraestruturas ao nível das comunicações. As informações mostram que Portugal está à frente de uma grande parte dos países europeus. Além disso, está também na vanguarda da nova geração de comunicações móveis, onde se destaca o 5G.
Mas em Portugal em que distrito é que a internet móvel é mais rápida? Saiba a resposta!
A Deco Proteste analisou um conjunto de valores no que diz respeito às velocidades da internet móvel em Portugal. Ao todos foram analisados dados dos 18 distritos e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
De acordo com as conclusões, Braga é o distrito onde a internet móvel atinge maior velocidade em todo o país, com uma velocidade média de download de 28,1 Megabits por segundo (Mbps).
Na segunda posição encontra-se a cidade mais alta de Portugal, a Guarda (21,8 Mbps). A terceira posição é ocupada por Beja (21,2 Mbps) e na quarta posição encontra-se a capital Lisboa (20,8 Mbps).
Por outro lado, Vila Real (10 Mbps), Santarém (10 Mbps), Portalegre (10 Mbps) e Coimbra (10,7 Mbps) são os distritos cuja internet é mais lenta. No Norte do país, Porto (19,9 Mbps), Viana do Castelo (17 Mbps) e Bragança (13,7 Mbps) seguem-se atrás de Braga com a maior velocidade de internet.
Nas regiões do Centro e do interior, o estudo discrimina que Aveiro tem uma velocidade média de 16,3 Mbps, Viseu de 13,9 Mbps, Leiria de 13,6 Mbps e Castelo Branco de 15 Mbps.No Alentejo e no Algarve, verifica-se que Évora conta com uma velocidade média de 18,9 Mbps, Setúbal de 18 Mbps e Faro de 18 Mbps.Já nas Regiões Autónomas, a Madeira possui uma velocidade de 16,4 Mbps, mais 2,4 Mbps do que a dos Açores, refere a Lusa.
Como foi avaliada a internet móvel nos 18 distritos?
De acordo com a informação, a Deco Proteste compilou dados da app QualRede de mais de 35 mil smartphones. Foram feitas medições para 112 dos 308 concelhos que estão detalhadas no mapa de velocidade, na internet.
A diferença de valores também pode ser encontrada dentro de um mesmo concelho. Por exemplo, na Guarda, os clientes da Vodafone conseguem usufruir de uma velocidade de 54,1 Mbps, mas quem optou pela NOS não vai além de 2,5 Mbps, em média. De facto, há zonas onde os três operadores apresentam valores muito próximos, mas outros onde existem diferenças substanciais. A velocidade de download deverá ser superior a 10 Mbps, para permitir uma experiência de utilização confortável, mas ainda há muitos concelhos longe dos dois dígitos.
De acordo com a Deco Proteste, a Vodafone é a operadora com melhor internet com 14.175 pontos, seguida da MEO com 9.998 e a NOS em terceiro com 9.455.
A pontuação de cada operadora calcula-se a partir da medição da velocidade média de 'download' e de 'upload' e dos resultados do desempenho na reprodução do YouTube e da navegação 'web'.
Este artigo tem mais de um ano
Estou de acordo sim, temos excelentes infraestruturas ao nível das comunicações, contudo tenho a impressão que “somos um campo de testes” pra depois ser aceite em outros paises da europa a 5G.
Espero estar errado.
Ser “campo de testes” pode ser uma boa opcao para um mercado pequeno como o portugues conseguir estar na linha da frente.
Excelente artigo,Pedro Pinto.E estou absolutamente de acordo com este estudo da Deco Proteste.O distrito de Braga é efectivamente aquele onde existe maior velocidade(não só em internet móvel como também em internet fixa).Seja em download como em upload.Muito bem. 🙂
Não mediram o meo no distrito de Braga na minha zona. Já bastantes técnicos do meo meus amigos me confirmaram que há uma avaria nas antenas mais próxima que faz com que o meo aqui seja uma merda. E isto já à anos e eles não resolvem. Mostra 4G mas dá muito menos que esse valor anunciado, quebras frequentes mesmo em chamadas normais, leva muito mais tempo a iniciar uma chamada, mostra que tens rede mas ligam-te, não toca mas recebes depois a mensagem que te tentaram ligar…
Tenho dual sim e quando o meo falha mudo para a NOS. Tudo funciona logo de imediato e bastante mais rápido. O MEO aqui não presta.
Isto apenas será aplicável se estivermos a falar das capitais de distrito, sedes de municipio e pouco mais. No restante existem muitas zonas, não tão remotas e onde vivem portugueses, onde nenhum dos operadores chega sequer com 2g quanto mais 3g ou 4g.
+1
Concordo, basta andar uns quilómetros para fora das cidades e em muitas zonas entramos no “deserto” , pois até o 2g funciona mal, ou pior que isso não há sinal nenhum nem 2 bem 3 ou 4g .
Concordo! 4g ou 3g so nas cidades! o resto é 2g e…..
Isso só prova que o 4G está longe de 100% operacional e já vem essa história de 5G.
Mal vão implementar o 5G e virá “6G”
+10
A app nperf da “coça” a esta nessas infos
Experimentem recorrer à Deco para se defenderem da Vodafone… a Deco defende a Vodafone não o consumidor. Estudos da treta.
Essas medições não estão correctas ainda a dias testei e consegui 117mbps velocidade Vodafone movél em Sintra, isto têm que ver se com quantas pessoas estão ligadas ao mesmo tempo a mesma antenas, mas geralmente anda nos 70 , 80 mbps
Não querendo de modo algum defender a deco o estudo deles é mais completo que o teu 🙂
” Deco Proteste compilou dados da app QualRede de mais de 35 mil smartphones. Foram feitas medições para 112 dos 308 concelhos que estão detalhadas no mapa de velocidade, na internet.”
Abc
Concordo que o estudo deles é mais completo mas relato os factos de utilizador de dados depois de vários testes , como por exemplo também consigo 60 mbps na meo de media em Lisboa e a Deco diz que esse valor é em Braga , como disse tem tudo a ver com a saturação das antenas
Isto é a velocidade média
Vai para 2 anos que saí da NOS para a Vodafone, exactamente por causa disso (Loures). No entanto a Vodafone já esteve melhor.
Por acaso há dias passei por Braga, fiz medição e achei os valores em linha com o habitual. Fiquei até um pouco desiludido com o “baixo” upload em comparação com o “padrão” a que estou habituado.
Estes dados é publicidade enganosa, eles apenas foram as cidades capitais de distrito, numa freguesia a 9km de Vila Real tem 3G e muitas vezes é preciso uma manivela, este pplware so diz baboseiras, eles até têm grandes engenheiros, esta Tugolandia so faz rir os tigas para os trazerem entretidos com alguma coisa.
Vao todos viver para Bracara Augusta, que eles gostam dos magrebinos do sul.
Só não concordo das zonas com Internet mais lenta pagar os mesmos valores que na das outras zonas onde a velocidade é maior
A fibra meo não chega a todos os lados no Distrito de Braga, tenho por satélites mas a .net é uma vergonha ,quando em varios sitios na freguesia onde moro já tem outras zonas está esquecido .A Vodafone ainda não tem quando tiver mudo logo ,a Meo só roubam dinheiro qualidade não
Sem dúvida eu noto bem este país a duas velocidades, sou do Crato, moro no Entroncamento e trabalho em Lisboa.
Sou formado, por isso leio e escrevo correctamente (sem ligar ao estúpido “acordo” luso-brasileiro).
Por isso, não posso acreditar no que li neste artigo, baseado num “estudo” da Deco
Ou seja: eu moro numa cidade do Grande Porto e a velocidade da minha Internet é de
200 MB/100 MB (dowload/upload), mas podia ser de 400 MB download.
Claro que a minha operadora é a Vodafone.
E certamente não disponibilizam essa velocidade apenas para mim…
Mas só atinges essas velocidades ligado por cabo, por Wi-Fi não chegas a esses valores, sei do que estou a falar, sou cliente Vodafone e nunca atingi os valores que pago mensalmente, e as desculpas são muitas e nem tenho Internet na casa toda.
Caro AJ, você tem água em toda a casa? Eu tenho até nas cabeceiras das camas meti torneiras para ter água.