Portugal: Compras online aumentaram 50% em 5 anos
Todos os dias cerca de 75% dos portugueses está ligado à Internet e há, cada vez mais, confiança para comprar online, em lojas nacionais ou estrangeiras.
Ainda que de forma tímida, sendo que apenas 30% dos portugueses se aventura a fazer compras online, a verdade é que este número tem vindo a crescer de forma bastante consistente e só o ano passado foram gastos 3,8 mil milhões de euros na Internet.
Comprar uma viagem, reservar um hotel, comprar um smartphone ou uma camisola nova, são acções que, cada vez mais, se fazem online. Em 2015, 30% dos portugueses, fez deste tipo de compras online, o dobro do que se fazia em 2010.
Em média, cada consumidor online gastou 911€, cerca de 3,8 mil milhões de euros, um pouco menos abaixo da média europeia, que investiu em compras pela Internet 966€. Segundo a ACEPI, responsável por este estudo, em 2016 não deverão haver alterações significativas na percentagem de portugueses que compra online, mantendo-se na casa dos 30%, ao passo que a média europeia se deverá situar nos 56%.
Sendo esta um tendência de hábitos crescente, em 2025 estima-se que o valor gasto pelos portugueses na Internet triplique, para os 9,2 mil milhões de euros.
E onde compram os portugueses?
As preferências não se ficam apenas pelas lojas nacionais, onde é possível fazer uma boa comparação de preços através do serviço KuantoKusta. Muitos portugueses optam por comprar no estrangeiro e as lojas mais procuradas em 2015 foram:
- eBay - 54%
- Amazon - 38%
- Booking - 35%
- AliExpress - 28%
Um dado curioso é que 50% dos portugueses que compra online, já comprou em sites chineses.
Leia também: Se comprar fora da UE, saiba o que esperar da alfândega
E o compram?
A reserva de alojamento e compra de bilhetes de transportes, nomeadamente, de avião, são as áreas onde os portugueses mais gastam dinheiro online.
- Reservas de alojamento - 46%
- Bilhetes de transportes - 40%
- Vestuário e acessórios- 39%
- Bilhetes de espectáculos - 34%
- Livros - 31%
- Equipamentos móveis - 27%
Quais as aplicações onde mais dinheiro se gasta?
Mas os portugueses também gastam dinheiro com aplicações móveis. O Netflix, a Uber e o Airbnb são aquelas onde, em 2015, mais se investiu em Portugal.
Tem por hábito fazer compras online?
Este artigo tem mais de um ano
Flash news! Water is wet
iphone is the best,
Estou para vêr quando todos perdermos o nosso trabalho sim porque se continua assim é o que vai aconteçer
estudasses, o futuro é para quem tem mestrado. Menos que isso serao substituidos por robots e eliminados…ha poucos recursos e só os mais inteligentes viverão…racionar os recursos.
Os mais inteligentes não, os mais ricos. Não é a mesma coisa.
lolol, não conheço muitos mestres competentes. E pela lógica quem vive não são os mais inteligentes mas sim os mais fortes e virtuosos, não estou a ver o stephen hawking a sobreviver num mundo tipo mad max.
Perdesse uns e ganhasse outros, é tudo uma questão de adaptação das empresas, mesmo lojas numa só cidade acabam por vender para todo o país e com isso mais lucro e mais postos de trabalho. Quem não se adaptar fecha às portas e outras abriram, como tem acontecido ao longo dos anos.
Chama-se isso evolução dos tempos modernos. Cá no meu bairro já houve um mini mercado fechou quando abriu o Jumbo, tivemos também uma de loja eletrodomésticos fechou quando abriu uma Worten, por ai fora. Quem se modernizar e acompanhar as novas tecnologias de certeza que continuara. Em relação as compras online também sou adepto, tudo se resumo a uma questão de praticidade, comodidade e claro preços vantajosos. Se posso comprar o mesmo produto, sem sair de casa e a um preço mais barato porque irei mudar?
Gastei apenas este ano perto de 1500eu na gearbest age agora impecável 🙂 desde telemóveis a drones e maquinas de açao impecável
E ainda ter gabas disso?! Quando tudo pertencer aos chinas, o que vais fazer? Trabalhar para eles?
Costumo comprar na fnac, Amazon aliexpress e Tomtop.
Realmente o eBay é daqueles sites… sem duvida!! Já lá comprei uma data de cenas que não encontro por cá…
Para mim, Aliexpress é quase um vício, sempre a receber “prendas” no correio… com 1 mês de diferença… 🙂
E agora que se tem que comprar a coca cola e os cartuchos no estrangeiro para poupar ainda vai ser pior lol
Noutros site é possível enviar da China sem pagar taxas alfandegárias. No Tomtop é possível?
No BangGood pagas certamente é a Alfândega de Lx leva mais de um mês a enviar a conta…
30% dos portugueses fazer compras online nao acho nada timido.
um terço da populaçao, tenho em conta de metade mal sabe usar o computador parece-me bastante bom
… até pode ser que os números estejam correctos, no entanto existe também um estudo que indica claramente que estamos na cauda da Europa dos 28…
Infelizmente ainda estamos muito atrasados no que respeita às compras online !!!