PplWare Mobile

Proteção Digital: Estratégias essenciais de cibersegurança

                                    
                                

Autor: Mário Sousa


  1. Max says:

    A última notícia sobre e-mails de phishing. Tem bastantes falhas no aspecto, como ter sido enviado pela “Agência Nacional de Gestão de Infrações (ANSR)”, em vez Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, mas nos resto o phishing é sofisticado, pedindo as credenciais bancárias e até o código enviado pelo banco recebido no telemóvel para autorizar o pagamento.
    A ANSR usa apenas o correio, não usa mails.
    https://www.jn.pt/6938387830/atencao-ha-uma-burla-com-emails-em-nome-da-ansr-para-cobrar-multas/

  2. ÉsóEspertalhaços says:

    “… segurança cibernética, também conhecida como proteção digital..” ahahahah !!
    Na década de 90 era conhecida por seguranca informática.
    Na década de 2000, passou a ser designada por seguranca da informação (ex: ISO27001).
    A partir da década de 2010 passou a ser designada por cibersegurança (ex: NIS1 em 2016, e legislação portuguesa aplicável)
    Agora, os manuais de boas maneiras das Big Tech passaram a designar como “proteção digital”, é isso?
    O cavalheiro jornalista que escreveu esta peça “comercial”, merece uma medalha de latão, do Melhor Ileterado Digital.
    PS: dá trabalho educar, mas esta ignorância aborrece profundamente os profissionais da cibersegurança.

    • Mário Sousa says:

      Olá ÉsóEspertalhaços,

      Antes de mais, obrigado por leres o artigo e por te dares ao trabalho de comentar, afinal nem sempre se encontra um público tão atento à etimologia da cibersegurança ao longo das décadas!

      Seja como for, o objetivo do artigo não era um tratado histórico sobre terminologia técnica, mas sim ajudar pequenas empresas e freelancers a protegerem os seus dados, já quem nem todos possem a capcidade de definir as diferentes tipologias de segurança ao longo das décadas. No entanto, aprecio a paixão com que defendes a evolução da nomenclatura!

      Se um dia fizer um artigo sobre a arqueologia dos termos de segurança digital, prometo que terás uma referência honrosa. Até lá, espero que não te aborreças demasiado com os “iletrados digitais” e que consigas sobreviver a esta era de “boas maneiras das Big Tech”!

      Cumprimentos digitais, cheia de proteção digital ou cibersergurança!

  3. Miguel says:

    Bom artigo, só não concordo em recomendarem antivírus como o Avast, McAfee e AVG…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.