Portal das Finanças: Quantas declarações de IRS já foram entregues?
De acordo com numeros recentes, já foram entregues quase 2,7 milhões de declarações de IRS. Tal número corresponde a cerca de metade das que foram entregues no ano passado. Saiba onde pode ver estas estatísticas.
2.732.141 declarações de IRS já foram submetidas
Segundo dados do Portal das Finanças (pode ver aqui as estatísticas) até às 8 horas deste domingo foram submetidas 2.732.141 declarações. Neste total, há 2.117.296 que correspondem a pessoas que em 2022 tiveram apenas rendimentos de trabalho dependente e/ou de pensões.
Desde o início deste mês já foram entregues 614.845 de declarações de contribuintes com outras tipologias de rendimentos e que, até há uns anos, se enquadravam na chamada segunda fase do IRS.
O prazo para a entrega da declaração anual do IRS decorre até 30 de junho. Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, desta vez não se registaram alterações em relação ao tipo de contribuintes abrangido pelo IRS automático.
Em 2022 e segundo os dados da execução orçamental publicados pela Direção-Geral do Orçamento, os reembolsos do IRS ascenderam a 3.523,5 milhões de euros, mais 683,5 milhões de euros do que no ano anterior.
Este artigo tem mais de um ano
O mais engraçado é que este ano ate a data de hoje 23/04 so estão a ser liquidados o irs automático quem pos manual e dada como certa e morre, declarei o meu irs no dia 30/03 ficou certta no dia 14/04,e parou.
PQ q fizeste dia 30/03? O inicio n é a 1/04?
Boa tarde todos os anos o site das finanças abre no dia 30/03 e todos os anos eu ponho nesse dia eu e milhares de contribuintes,e em pouco tempo a situação da declaração passa a liquidada, este ano estão a dar prioridade as automáticas.
Eu sou o primeiro a pagar os meus impostos , também quero ser dos primeiros a receber
Ninguém o manda a ir a correr meter o IRS no primeiro dia, não há garantia alguma dada que não vá só receber quando os últimos a meter, pense nisso…
Por isso é que nem me ralo, assim que posso lanço o meu IRS e o reembolso quando cair lá cai, tem é de aparecer, não estou pendente do reembolso, como muitos… que parece ser o caso.
Deixa lá, meti automático dia 1 de abril. Dia 17 mudou para declaração certa. Por isso até nem estás muito mal
*fullscreen
Mentira !!! Yodis os anos metia irs automático, nada mudou na minha situação contributiva e fui “obrigado” este ano sabe-se lá porquê a meter manual….. este ano infelizmente, tudo atrasado no irs….porque será!!!!????
A mim também me aconteceu o mesmo falei para o E-Balcão e não me sabiam informar fui á repartição a senhora que me atendeu muito prestável viu realmente que a minha situação não se tinha mudado e que achava estranho não estar automático como tinha sido nos anos anteriores fiz reclamação no Livro, mas aconselhou-me meter manual porque devia demorar algum tempo até ser resolvido.
Meti manualmente no dia 17/4 e aguarda validação
È o sistema que temos
So sei da minha situação a nivel de
impostos.nao discuto a situação dos outros nao devo um centimo ao estado neste momento o estado deve me a mim
Este ano o trabalho do fisco relativamente ao IRS está com imensos atrasos.
É o investimento brutal que o governo faz nos seus serviços públicos.
Cada vez melhor
Nao ha dinheiro para esses investimentos :p nada de novo. Mais do mesmo.
E porque não alargar os conceitos de IRS automático? Eu não tenho outros rendimentos que não os das minhas pensões. Será que é pela amabilidade da cara do contribuinte, ou pelos humores dos gajos da AT?
Fiz o IIRS dia 1 de abril e ainda não recebi o reembolso conteariando os prazos ditos pelo governo 19 dias.
Entretanto telefonei para a AT e disseram-me que só as Automaticas foram liquidadas
É pois uma mentira os prazos definidos pelas financas
Os jornalistas deveriam investigar e pressionar este governo que fez promessas de 19 dias para as manuais e não está a cumprir rigorosamente nada, é de lamentar esta comunicação social que só quer mediatismos e nada de tentar solucionar os problemas de uma grande parte da população que vive com dificuldades e que espera este reembolso para sobreviver, irs que o estado ficou todos os meses dos nossos rendimento e em tempos de super. inflação deveriam ser mais rápidos, pois os processos nas finanças não andam porque alguém deu essa ordem talvez o sr. Medina que vem enaltecer o excedente financeiro á custa dos trabalhadores e reformados que descontam todos os meses.
Tem toda a razão. Infelizmente este país está a saldo. Estamos a ser “comidos” de olhos bem abertos. Isto do atraso no reembolso a quem tiver direito vi logo assim que tentei meter irs automático e não consegui. E tinha direito a isso. Vi logo que era uma forma de condicionarem os reembolsos… Desgoverno total !!!