Plataformas de trading: estaremos perante uma dinâmica de crescimento imparável?
De acordo com o portal especializado Trading Platforms, a generalidade das maiores plataformas de trading registou um crescimento assinalável ao longo do ano de 2020. O movimento reflete várias tendências, mas antes de mais representa a crescente democratização e popularização do ato de investir nos mercados financeiros.
Poderá estar a desenvolver-se uma dinâmica semelhante àquela que se viveu em Portugal nos anos 80, com o chamado “capitalismo popular”, mas desta vez de forma mais sustentável e permanente, por causa da tecnologia.
A Trading Platforms começa por destacar a eToro, uma das plataformas mais presentes em termos de publicidade online. A eToro ganhou 5 milhões de utilizadores só em 2020, registando um crescimento de cerca de 38% em relação ao ano anterior.
A Robinhood, cuja notoriedade cresceu imenso durante o recente episódio GameStop, também observou um crescimento de 30% no ano passado. Outras empresas menos conhecidas ou de menor valor também cresceram fortemente em 2020, nalguns casos com um crescimento percentual bem maior que os grandes nomes já estabelecidos. A Capital.com, por exemplo, cresceu 236% e tem agora 1,3 milhões de clientes.
A mais pequena Freetrade ainda não tem um milhão de utilizadores, mas cresceu 361% no espaço de um ano. E outras empresas, mesmo crescendo menos, acompanham esta tendência geral, como a Interactive Brokers que cresceu 57% e conseguiu agora ultrapassar a marca de 1 milhão de clientes.
Os motivos explicam estas subidas
Razões conjunturais e estruturais ajudam a explicar o crescimento quase exponencial das plataformas de trading. A Trading Platforms UK ajuda a explicar o que aconteceu no ano anterior.
Criptomoedas
As criptomoedas têm vindo a fazer o seu caminho desde há mais de uma década. Não é por acaso que a eToro, num dos seus anúncios e com o ator Alec Baldwin como protagonista, “censurava” os seus potenciais clientes por “não terem tido tempo” para investir em Bitcoin ou em Ethereum.
A Bitcoin, especialmente depois da grande valorização de 2017-18, demonstrou com a posterior correção que se trata de um ativo sólido, ainda que algo volátil, mas que de forma segura não é puramente especulativo como os críticos apontavam na primeira metade da década passada.
Operar trading em criptomoedas é muito mais fácil através de apps de trading e a grande consciencialização em torno deste tipo de investimento é agora muito alargada.
Procura por trading sem comissões
As instituições financeiras tradicionais cobram, por norma, valores de comissão elevados por operações de trading. O Novo Banco, por exemplo, pode chegar a cobrar cerca de 30 euros por operações de compra de ações cotadas nas bolsas norte-americanas. Já o Banco BEST pode chegar aos 15 euros por operações semelhantes.
As novas aplicações, além de geralmente não cobrarem este tipo de comissões, podem também ter ofertas mais abrangentes; por exemplo, no momento atual ainda não é possível investir na American Lithium Minerals Inc. através das plataformas portuguesas de bancos, ao contrário do que sucede com as apps internacionais.
Tempo livre e procura de rendimentos extra
Ao longo de 2020, milhões de pessoas viram-se com mais tempo livre ou menos oportunidades de lazer, ficando mais despertas para novas oportunidades e aprendizagens.
A crise económica mundial, verificando-se com maior ou menor intensidade, contribuiu igualmente para levar muitos a pensar em fontes de rendimento alternativas e/ou adicionais.
A possibilidade de ganhar dinheiro nos mercados de ações esteve “sempre lá”, ainda que alguns a vissem como algo esotérico ou ao alcance dos mais inteligentes ou afortunados.
O trabalho das plataformas eletrónicas não se limitou a facilitar o acesso e as operações de trading, em si; veio criar também uma certa desmistificação do próprio ato de investir em bolsa ou noutro tipo de ativos.
Estes fatores, juntando os conjunturais aos estruturais, contribuíram provavelmente com a “parte de leão” no crescimento maciço das plataformas online de trading.
WallStreetBets: que impacto?
Desengane-se quem pensa que o episódio das restrições colocadas pela Robinhood aos utilizadores do WallStreetBets, o subgrupo do Reddit, na recente “frenzy” à volta das ações da Gamestop possa vir a criar problemas às app de trading.
Ainda segundo a Trading Platforms, a Robinhood registou um número recorde de 3 milhões de downloads só no mês de janeiro de 2021.
De resto, se há algo que o “Gamestonk” (para usar a expressão do já famoso ‘tweet’ de Elon Musk) veio mostrar é que é possível fazer dinheiro nos mercados financeiros. Mesmo que não se pretenda “embarcar” em movimentos de “combate” ao short-selling e passando apenas por abordagens mais convencionais.
A digitalização dos mercados financeiros
O investigador Alvin Toffler (1928-2016) alertou, na sua obra A Terceira Vaga (1980), que a disseminação do computador e dos “computadores ligados em rede” traria não só inovações previsíveis, como o teletrabalho, como outras imprevisíveis, mas sempre apontando numa direção: o relativo “empoderamento” do utilizador individual, munido de ferramentas que não existiam na era industrial.
Quarenta anos depois, a Internet e os verdadeiros microcomputadores que são os nossos smartphones trazem esta revolução aos mercados financeiros. É altamente improvável que este movimento de digitalização, acompanhado do investimento direto, fácil e frequente nas bolsas e nos mercados por parte de milhões de pessoas (mesmo em pequenas quantias), se venha a inverter.
Este artigo tem mais de um ano
Faltou referir uma parte muito importante, é que da mesma forma que se pode ganhar dinheiro, também se pode perder, um pouco como nos jogos de azar.
Nos jogos da sorte ficas sem ele logo na partida, aqui podes controlar o teu destino.
Nos jogos de azar tens a probabilidade em funcionamento.
Na Bolsa tens de estudar, estudar, estudar.
Para o português comum, isto é tudo casino. Muitos só usam depósitos a prazo e nem PPRs têm.
Acho estranho o Estado não incentivar este tipo de investimentos (não de cryptos mas de índices com performances estáveis ao longos das décadas), não só ficavam a ganhar com mais receita devido aos impostos como a população ganhava mais literacia financeira.
O estado não está interessado que exista gente rica , porque dinheiro é poder , e depois deixava de dominar o povinho e isso não pode acontecer.
Se dinheiro é poder, porque é que temos um dos países mais endividados do mundo?
Não é gerar pobreza, ou melhor, desigualdade, que o governo consegue controlar um povo. Basta olhar para países ricos (e.g. Noruega) para perceber que o governo é respeitado enquanto que países pobres estão constantemente inundados com problemas (e.g. Brasil).
Vão falar quais a plataformas de trading em mercado regulado se pode utilizar em portugal?
As melhores:
Degiro
Interactive Brokers
eToro
Trading 212
Trading212 é gratuita e não permitiu o trading de várias acções tal como RobinHood o fez.
Recomendo BIG Online para investimento a longo prazo (embora creio não ser a melhor altura para investimento nos mercados de capitais)
Pelo contrário, momento melhor não tens.
Obrigado Tim
Olá a todos!
Muitos parabéns Inês Coelho pelo excelente artigo!
Queria desde já alertar para que embora exista esta disseminação das novas plataformas referidas acima, existe um preço muito caro a pagar pelo consumidor final quanto à sua liberdade e privacidade.
Tenho assistido de forma (algo incrédulo) a tamanha manipulação tanto das plataformas de free-trading como dos canais de comunicação (TV, social media, etc).
Essas plataformas “pagam-se” vendendo informações de trading pelos seus utilizadores a terceiros (o que é legal) no entanto a liberdade foi quebrada a semana passada quando essas mesmas plataformas como Robinhood e no meu caso Trading212 bloquearam a compra e apenas permitiam a venda de certas acções da bolsa.
Neste momento existe algo muito grave a acontecer, várias contas falsas (bots) estão a criar conversas para dispersar a atenção (exemplo: comprar fundos de prata) ou até mesmo removendo vários posts vitais para dar continuidade à exposição de tamanha corrupção existente.
Algo que me preocupa imenso, é que embora com ou usurário do Reddit consiga mais facilmente detectar falsos users/posts através de uma análise que engloba parâmetros como: (data de criação, posts anteriores, veracidade e fontes dos factos) outros utilizadores menos atentos não terão tal capacidade o que poderá um dia a agravar-se cada vez mais com utilização de algoritmos de inteligencia artificial, manipulação de imagen, videos ou sons, etc.
Caminhamos à beira do precipício, se de um lado são as fake news e do outro são as teorias da conspiração.
Venda de ações em bid é empréstimo, uma corretora que só permite venda de um ativo está a fazer tentativa de manipulação de mercado o que é algo ilegal.
Felizmente na eToro fizeram o contrário das corretora corruptas, na Gamestop por exemplo, bloquearam as vendas e permitiram as compras, assim evitam o abuso de especulação e mantem-se nos conformes da lei.
Há esperança, pois é neste momento de volatilidade que se percebe quais são as corretoras sérias.
Os melhores exchanges não forem mencionados. Coinbase Pro, Kraken, Binance, Gemini. Todos funcionam por transferência SEPA na europa, a qual tem custos 0.
E Robinhood ficou famoso mas pelas piores razões, neste momento está em processos judiciais e não deverá durar muito.
Tens também Bitstamp que uso regularmente para investimento a longo prazo pra crypto.
Vou começar a usar binance também pelas vantagens de apenas ser 0.1% de fee por compra, toneladas de altcoins que estão a entrar e algo top é mesmo o cartão de débito.
Podem também colocar as moedas que tiverem em exchanges como crypto.com / blockfi que o intereste rate e vos pago e com % até altas para o comun
A nivel de investimentos a longo prazo creio que possam usar algo fora deste mundo como reinvest24 – real estate, Mintos – emprestimos a empresas, Raize = mintos mas portuguesa, Iban wallet para taxas de juro… Existe inumeras formas em vez de deixarem o dinheiro numa conta poupança que no fim fica apenas a ganhar pó.
Estamos numa situação que a BTC vai ser a “lider” a derrubar a moeda existente….
O pior é que a maioria dos bancos estão a rejeitar a transferência para algumas exchanges.
Neste momento até o BCP está a rejeitar transferências para o Revolut, que é uma boa ponte para por dinheiro na Coinbase.
Informem-se. Wall street é um casino a céu aberto. E agora desde a pandemia que ganharam novos clientes. O mercado está dissossiado da realidade, da economia real, a que trás valor w riqueza. Pensam que isto nunca aconteceu? “Controlar o destino” “literacia financeira”. Enganem-se, e no fim os tubarões levam tudo.
Só alguém ignorante para dizer uma coisa dessas. Devias de estudar para entender o que é realmente o mercado e a sua correlação com a economia dum país ou mundo.
Caso mantenhas essa ideia, consegues arranjar alguma razão para uma pessoa não investir no SP500 a longo prazo?
Alguém que diz: “devias de estudar” é que devia estudar…
Olha olha, todo sabichão aqui o menino. Quando falta argumentos, ataca a gramática, e ainda por cima encontra erros onde não os há. Não estudes que não é preciso. Mas obrigado pela gargalhada 😀
Esse tipo de mercados e so para quem entende e trabalha na bolsa ou percebe de investimentos e qual a melhor altura para investir, para mim e muitos outros se fossemos investir algo iamos ficar sem o dinheiro num instantinho. Nao digo que nao existem pessoas a ganhar dinheiro, mas tambem existem muitas outras a perde-lo. Por isso o meu conselho se quiserem entrar nesta area (que desconheco como funciona) seria melhor falar com alguem entendido no assunto. Afinal de contas e o nosso dinheiro que esta em jogo. E no final nao ha almocos gratis.
Eu e muitos outros começamos na bolsa em março de 2020 e sabes que mais? Estamos com lucro! É claro que tivemos que pesquisar e aprender, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Vejo aqui nos comentários mais medo em aprender do que em perder dinheiro. O português é perito em arranjar desculpa para tudo: “não sei… não percebo, nem quero perceber… pode correr mal…” Se eu tivesse em 2011 o conhecimento que adquiri nos últimos 9 meses, hoje não precisava de trabalhar.