Phishing: Finanças alertam para mensagens fraudulentas este final de ano
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) voltou a alertar para algumas mensagens de correio eletrónico, com esquemas de phishing, cujos remetentes se estão a fazer passar pela entidade com o objetivo de levarem os contribuintes a aceder a páginas maliciosas.
Os esquemas de phishing têm como objetivo roubar dados pessoais aos utilizadores e até dinheiro.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT, nas quais é pedido que se regularize o pagamento de impostos descarregando um anexo.
Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos. Em caso algum deverá efetuar essa operação.
O phishing é um tipo de ataque que recorre a técnicas de engenharia social para obter informação sensível de uma vítima através de email. Quando esta técnica de burla é utilizada através de SMS é designada de smishing. Caso seja phishing, recorrendo a uma chamada telefónica, designa-se de vishing.
Dicas para verificar se um email é Phishing
- Para verificar se o email recebido é credível, deverá confirmar se o domínio do remetente da mensagem a partir do qual recebeu a comunicação,é realmente da empresa ou entidade em questão, deverá prestar especial atenção a troca de letras(ptips.pt em vez de ptisp.pt, por exemplo);
- Deverá confirmar também se o link para o qual o reencaminham corresponde ao do Website oficial. Verifique no seu browser, se o endereço/domínio é o mesmo;
- Verifique se a ligação utilizada pelo website é segura (https://)
- Identifique o estilo de comunicação e se existem erros gramaticais e ortográficos no corpo de email. Um estilo diferente do habitual e a existência de erros poderão ser sinal de que o mesmo não foi, de facto, enviado pela empresa pela qual se fazem passar;
- As imagens ou anexos, eventualmente, contidos na comunicação, por norma, são de baixa qualidade, e são cópias/réplicas de menor qualidade face às das empresas oficiais;
- Caso tenha dúvidas, contacte a entidade em causa, sem clicar ou ceder dados, via email ou website
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#P2T corrige isso.
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Falta saber se isto é na consequência da dados expostos dos clientes da TAP.
Se pagassem 500 mil euros para indemnizar os clientes afectados, faziam alguma coisa. Onde estão entidades reguladoras.
Já não havia dinheiro para pagar a certas pessoas.