Perdeu ficheiros no último bug do Google Drive? Aprenda como os pode recuperar
Um dos últimos bugs que afetou o Google Drive deixou muitos utilizadores aflitos. Do nada, e sem nada que o fizesse prever, todos os ficheiros anteriores a maio de 2023 desapareceram. Ainda que limitado a um grupo pequeno de utilizadores, era preocupante. A Google trabalhou no problema e dá agora a solução a quem foi afetado no Drive. Saiba como fazer se foi afetado.
Depois do problema reportado, a Google iniciou de imediato a sua análise, para conseguir recuperar os ficheiros que tinham sido apagados. Este era um problema associado à versão 84 do Drive, mas que tinha um impacto grande. A solução surge agora e a gigante das pesquisas explica como reverter a situação.
- No seu computador, faça download da versão mais recente do Drive para computador (versão 85.0.13.0 ou superior).
- Execute a ferramenta.
- Abra a app Drive no seu computador.
- Na barra de menu ou na barra do sistema, clique no ícone do Drive para desktop .
- Pressione e segure a tecla Shift e clique em Configurações .
- Clique em Recuperar de backups.
- Quando a recuperação começar, verá uma das seguintes notificações:
- A recuperação começou
- Nenhum backup encontrado
- Se um backup for encontrado, após algum tempo receberá uma das seguintes notificações:
- A recuperação está completa
- Espaço insuficiente em disco
- Se não tiver espaço em disco suficiente, poderá liberar a quantidade necessária de espaço em disco e executar a ferramenta novamente.
- Se tiver um volume com mais espaço, poderá usar a interface de linha de comando (veja abaixo) para especificar um caminho de arquivo de recuperação diferente.
Assim que a recuperação for concluída, verá uma nova pasta na sua área de trabalho com os arquivos não sincronizados chamados "Google Drive Recovery".
A Google disponibiliza ainda uma ferramenta para fazer a recuperação manual destes ficheiros, mas requer a utilização da linha de comando do sistema operativo. Esta tem um grau de complexidade maior e deve ser usada apenas por quem tem mais experiência neste campo.
É desta forma simples que todos os afetados pelo último bug do Google Drive podem recuperar os ficheiros perdidos. A Google alerta que o seu impacto foi apenas visível num grupo reduzido de utilizadores, mas que ainda assim se viram privados dos seus ficheiros por algum tempo.
Este artigo tem mais de um ano
É nunca confiar numa nuvem…. É a melhor coisa a fazer…
Amigo e que tal pensar um pouco antes de vir mandar bacuradas, sistemas infaliveis não existem, as cloud foi a melhor coisa que foi inventada permite hoje em dia termos tudo centralizado e pode-se aceder remotamente por diversos dispositivos, serve de backup em caso de algum equipamento avariar, mas, ainda assim, tem de existir sempre redundâncias, segundas e terceiras copias noutros formatos, pois ter tudo num só local é o maior erro que milhares ainda hoje continuam a cometer, quando berra a única copia que tem é que andam há rasca de formas de recuperar que muitas das vezes ou custam umas largas centenas de euros ou nem sequer existe essa possibilidade perdendo tudo.
As cloud’s inclusive se ler as condições tem lá espresso que podem ocorrer falhas e existe sempre possibilidades de perdas de informações, dai a ter outros backup’s…
A propósito, quero comprar um NAS.
Coisa simples, guardar fotos, documentos…
Não é necessário nenhum topo de gama.
Só mesmo para guardar coisas de família.
Ando a ver um Synology ds223j.
Existe algo melhor dentro do preço?
Obrigado por qualquer resposta.
melhor é subjetivo para o que pretendes qualquer modelo serve, portanto, o mais em conta que encontrares serve, não te podes esquecer é que ainda tens de comprar há parte os discos HDD próprios para NAS…
Orring, obrigado pela resposta.
Os HDD são o menor dos problemas.
Arranjo disso barato…
Tenho há 12 anos um Synology DS212j e adoro. Este ano fiz upgrade para discos 6Tb e está ótimo. É um investimento, mas vale todos os cêntimos. Recomendo a versão + que são habitualmente mais “potentes”.
Miguel, pois, eu tb vi as versões + mas o preço é tb mais potente, o dobro ou quase…
Já agora, tem isso ligado 24h dia ou desliga à noite?