Passageiros do Titanic divulgados
Durante uma semana está disponível na Internet a lista dos passageiros do famoso transatlântico da British White Star Line, que chocou contra um icebergue poucos minutos antes da meia-noite do dia 14 de Abril de 1912. De entre a extensa lista publicada é possível encontrar os nomes das vítimas portuguesas.
Pela primeira vez é disponibilizada na Internet a lista oficial dos passageiros do Titanic. Noventa e cinco anos após o trágico naufrágio do transatlântico de luxo, o site Find My Past, em estreita colaboração com o Arquivo Nacional britânico, dá a conhecer os nomes, as idades, as profissões, a proveniência e a classe na qual viajaram as 2223 pessoas que, no dia 10 de Abril de 1912, embarcaram na trágica travessia sem regresso.
O site tem um mecanismo de pesquisa que permite aceder a dezenas de páginas com imagens das assinaturas, manuscritas, dos passageiros. Antes, o utilizador terá de se registar e só depois poderá aceder, gratuitamente e no espaço de uma semana, à lista dos tripulantes do Titanic.
Portugueses no Titanic De entre o interminável rol de vítimas do naufrágio constam os nomes dos tripulantes portugueses naturais da Madeira - José Netto Jardim, Manoel Gonçalves, Domingos Fernandes Coelho (viajaram em terceira classe) - e ainda o nome do comerciante José Joaquim Brito, que chegou ao cais de embarque, no porto de Southampton, num dos barcos a vapor da Royal Mail Steam Packet Company. Joaquim Brito viajou no Titanic em segunda classe.
Crê-se que entre as vítimas constam mais três descendentes de portugueses, entre os quais Catherine Barbara, Saúde Bárbara e Joseph Elias, que terá sido o único sobrevivente deste grupo.
Esta iniciativa só foi possível após um esforço conjunto para digitalizar as listas originais, anteriormente conservadas em 34 caixas no Arquivo Nacional britânico.
A título de curiosidade, um porta-voz do Arquivo Nacional britânico referiu à Reuters que a lista das passageiros do Titanic estava guardada com nível de máxima segurança, o mesmo utilizado em documentos históricos ingleses.
Fonte: Ciberia
Este artigo tem mais de um ano
Por acaso já tinha lido essa noticia, acho curioso é o facto de ter estado guardado como se fosse um documento historico. 😀 .
Muito fixe, mas porque é que a lista está guardada a sete chaves, e só permitem a visualização durante 1 semana?? as pessoas já morreram, será que têm medo que não se proteja a privacidade xD bom post 😉
É mesmo um documento histórico!
Bem todos queriam ir para a Terra Prometida….agora Saúde Barbara….que raio de nome!Que estejam num sitio melhor do que o eu!
Os portugueses estão em todo lado, até na faculdade onde se deu o tiroteio estavam lá portugueses a estudar!
é mexmo bom ter sitex axim onde moxtre cenax historicax
nos… portugueses… somos emplastros… 🙂 sempre atras dos grandes acontecimentos…
Vou ser um series geek. Parecemos observers.
O Potugues é uma raça que só tá bem é a arrebentar..aposto k foi um portugues que meteu la o Iceberg..so tá bem é a estragar
Se uma tragédia dessas ocorre-se hoje em dia, nenhum português morria…
Actualmente os portugueses estão muito mais habituados a meter agua… a julgar pelo primeiro ministro e pelo restante governo, já estamos habituados e até gostamos!
Parece que a viagem não deu lá muita saúde à Srº Saúde Bárbara!
Espero não ter ferido susceptibilidades!
e k os tugas nunca conseguem tar na 1ª classe!
impressionante!
José Netto Jardim natural da Madeira, oh diabo se calhar este gajo tinha algum irmão que cá ficou para deixar marcas e quase um século depois temos que aturar o senhor Alberto João jardim…
Um bocado morbido esse culto pelos mortos, que descansem em paz
Bem Haja
Carlos
Este post é aquele tipo de noticias q dificilmente chegara aos 20 post (pode ser q esteja enganado) mas n quer dizer q o ppl ate n ache curioso.
Se realmente esses fatos que coloquem na internet seja realmente verdadeiro,e comenta mais sobre o naufrago do navio.
Será que naum tinha nenhum brasileiro ? acho que tinha um que era meio parente meu, Sr. Fabrízzio de Rossi, italiano… ele morreu, coitado.
gostava que podessem mostrar nem que seija em banda desenhada desenhada como foi o naufrago
Eu sou da madeira e a minha bis-avó uma vez contou-me coisas sobre o tio dela (José Joaquim Brito) e disse-me que ele era um homem que nunca tinha visitado a família porque ainda novo foi para Inglaterra trabalhar para o comercio e mais tarde teve de ir para Nova Iorque por causa de negocioso e o que a minha família não sabia era se tinha sobrevivido ou não, mas grassas a isto ja se sabe de tudo!
Por isso OBRIGADO!
Um abraso.
Caro
Escrevo-lhe da organização da exposição Titanic em Lisboa (www.titaniclisboa.com).
Estaríamos interessados em contactar os descendentes dos familiares dos 3 passageiros portugueses que estavam no Titanic. Pelo seu comentário parece-me que é um descendente, correcto?
Se possível gostaríamos de entrar em contacto consigo ou membros da sua familia que conheçam esta história.
Obrigada. O meu contacto é info@energysplash.com
O fato é que, não sei porque, tudo que diz respeito a essa tragédia, de alguma forma mexe comigo. Talvez pelo filme trazer uma história romântica prende um pouco nossa atenção e sensibilidade, mas o assisti quando criança e essa curiosidade já devia ter passado, mas não passou, por isso estou aqui querendo saber mais. Não sei nem porque estou escrevendo rsrs, mas para mim significa muito. Sou espírita e acredito em reencarnação, talvez tenha sido um dos passageiros deste nálfrago em outra vida, quem sabe? Obrigada por quem teve a preocupação de criar essa página.
eu axo q é muito triste uma pessoa querer ir ao seus destino e quase ao final de sua viagem ter uma inesperada tragedia!!!! com muitas mortes!!!!
Caro Miguel Brito de Sousa, estou a desenvolver um documentário sobre os portugueses que morreram no Titanic, assim como um site na internet sobre este navio e a os portugueses que nele viajavam, tudo isto para as comemorações dos 100 anos da tragédia em 2012. Seria possível contactar-me pelo mail reporterpf@pauloferreira.tv a fim de lhe poder fazer algumas perguntas? Assim como, caso esteja interessado, dar-lhe algumas informações que já possuo.
eu achei o filme muito interessante por que é uma historia real mais também muito triste principalmente na hora do NAUFRAGIO por
quê todo mundo fica apavorado…
bem eu não vou entrar em detalhes.
mais como eu já disse é um filme muito interssantel.
chato nada enteresante a, quero o de todos os passageiros ooooooooo.
seus idiotas
por acaso tinha alguem com o sobrenome francisco se tiver me avise
por acaso tinha alguem com o sobrenome marciano ou ferreira se tiver me avise por favor preciso saber brigada beijos