5 Dicas para conseguir o pacote de telecomunicações mais barato
Em média os portugueses gastam 51,90 euros por mês no seu pacote de telecomunicações, segundo a última informação pública disponibilizada pela Marktest. No panorama europeu, Portugal encontra-se a meio da tabela no que diz respeito a este custo. Somos mais competitivos do que, por exemplo, Espanha e Itália, mas menos do que França e Alemanha.
Há, contudo, formas de diminuir os encargos relativos aos pacotes de serviços de telecomunicações. Passam, sobretudo, por comparar o mercado de forma gratuita (pode conhecer aqui uma das ferramentas para o fazer), saber o que de facto se consome e também como negociar com as operadoras. Partilhamos 5 dicas que poderão ser úteis para quem quer que a fatura de telecomunicações pese menos no final do mês.
Comparar a fundo todo o mercado
“O conhecimento é em si mesmo um poder”. Francis Bacon poderia não se estar a referir a pacotes de telecomunicações quando escreveu esta frase, mas a verdade é que se aplica.
O que se quer dizer é que a melhor forma de conseguir poupar passa por conhecer todas as ofertas disponíveis. Mas como o fazer se elas estão espalhadas por todos os sites de forma desorganizada?
Há sites, como é o caso do ComparaJá.pt, que comparam pacotes de TV Net Voz de forma gratuita e imparcial. O que este site faz é agregar todas as ofertas das operadoras com base no perfil preenchido pelo utilizador. A vantagem é que, como é um serviço independente das operadoras existentes no mercado, as ofertas apresentadas são sempre as mais adequadas às necessidades do cliente. Outro site que presta este serviço é o da Anacom, que também é o regulador do mercado das telecomunicações.
O comparador tem ainda disponível um serviço telefónico de apoio, que pode usar para expor a sua situação pois poderá perceber desde logo quais as ofertas mais competitivas de cada uma das operadoras que esteja disponível na sua área de residência.
Portanto, antes de ser tomada qualquer decisão, deve-se evitar proceder a uma refidelização desinformada e apressada com a operadora com a qual se tem contrato, até porque novas e melhores ofertas podem estar ao virar da esquina.
Conhecer os seus gastos e necessidades
Pode parecer simples, mas há muito quem não o faça. É importante analisar os seus gastos e perceber onde pode cortar sem afetar os serviços a que tem acesso.
Um exemplo: há pacotes que cobram mais 3 a 4 euros por mês para que sejam disponibilizados mais alguns canais. Importa analisar que canais são esses e se irá fazer usufruto deles. Caso não faça, o melhor é pagar menos e apenas aceder aos canais que de facto vão ser utilizados.
Isto vale, claro, para outras especificidades do pacote que não estejam a ser utilizadas de forma eficiente. É disso exemplo o aluguer mensal do telefone fixo que é cobrado por algumas operadoras. Se nunca usa este serviço, pode evitar este encargo extra. Se o utiliza pode sempre pensar em reutilizar um equipamento antigo, ao invés de o alugar à operadora.
Juntar tudo num só pacote
Muitas vezes é ineficiente ter os serviços de Televisão, Internet e Telefone numa operadora e o de telemóvel noutra. Ou seja, tem-se um pacote 3P (Internet, Televisão e Telefone) contratado numa operadora e um tarifário móvel noutra.
O que pode ser feito para poupar, e que muitas vezes compensa, é agregar tudo num só pacote, transformando-o num pacote 4P (Internet, Televisão, Telefone e Telemóvel). O pacote 4P tende a ser mais caro do que o 3P, mas com o telemóvel associado corta-se na fatura paralela deste dispositivo. São bastantes as vezes em que compensa.
Ter cuidado com as promoções
Promoções devem ser aproveitadas, mas é preciso ter em atenção se vai mudar de operadora só por causa de uma promoção. Porquê? Porque nem sempre as promoções apresentadas são definitivas e algumas têm um prazo finito. Quando esse chega ao fim, o preço aumenta e pode ficar a pagar tanto ou mais do que anteriormente.
Aconselha-se que se leiam sempre as letras “pequeninas” para verificar se a promoção em causa é temporária ou não. Só depois de se certificar que não vai ficar a pagar mais é que deve avançar.
Jogar com os “níveis de negociação” das operadoras
Por vezes a insistência compensa e um truque muito conhecido, mas nem sempre utilizado, é o da negociação. Há sempre margem para baixar os preços face àquilo que é exposto no site das operadoras. Daí que estes preços até tenham nomes específicos: “below the line” e “above the line”.
Claro que há diferentes níveis de negociação e é preciso ter alguma atenção para se saber onde se quer chegar sem “romper a corda”. Mas uma coisa é certa: há aqui alguma margem para conseguir reduzir alguns euros na fatura de telecomunicações.
É preciso também informar-se sobre a cobertura que existe na sua zona de residência. Se houver mais do que uma operadora a cobrir essa área é, claro está, mais fácil de conseguir preços apelativos.
Este artigo tem mais de um ano
Esta questão da negociação mostra bem a “ciganagem” que são as operadoras.
Ainda há uns meses tive de me deslocar à MEO para me explicarem o porquê da factura dos meus avós subir constantemente de x em x meses.
O rapaz voltou a fidelizar o pacote base, li o contrato todo e ele jurou-me a pés juntos que não haveriam alterações e se fosse o caso para ir falar com ele.
Passados 3 meses a factura sobe 10€. Voltei lá e só pedi que me explicassem onde está essa informação no contrato.
Passados 2 minutos: “pronto já está regularizado e vai ser reembolsado na próxima mensalidade.”
Mais uma vez juraram que a mensalidade não sofrerá alterações significativas.
É isto e subscreverem canais sem o consentimento dos clientes a ver se “pega”.
Se houvessem alternativas nos meios rurais bem bem que iam à falência com o serviço vergonhosos que prestam a quem lhes paga para andarem a brincar ao marketing e aos festivais.
Tenho Vodafone e NUNCA tive um problema que não me resolvessem definitivamente e na hora. Só tenho a dizer bem.
+1 “Hugo”
Quando aderi a meo (paccote tv net telefone 24mb adsl) em julho do ano passado faturaram me na primeira mensalidade um comando para jogos. Tive de estar a ligar para la, ficar em espera e nunca mais atendiam, so indo a uma loja é que reembolsaram na próxima mensalidade o valor do comando, penso que era 25€. Não sei se é pratica comum na meo, mas já estou a ver que também brincam com o valor da mensalidade.
+2
Comparando VDF com MEO, é compara azeite e vinagre, na respectiva ordem.
Não só qualidade de serviço, como a resolver problemas que aconteçam.
eu nem percebo é como é que as operadoras permitem negociação.
Por lei os preços são todos iguais para todo o cliente igual
Há descontos, extras, etc…. para clientes iguais. Mas todos os clientes terão a oportunidade de poder ter qualquer tarifario se cumprirem determinados requisitos
Nao sei como legalmente as operadoras justificam que eu tenha um pacote X e o meu vizinho tenha o mesmo pacote X e paguemos preços diferentes. É contra a lei da concorrencia
Relativamente à Vodafone, não poderei dizer o mesmo. O serviço é bom, mas desde que renovei contrato ainda nao veio nenhuma fatura correta e estou sempre a ir à loja perceber o porquê….
Escolham a NOS: https://portaldaqueixa.com/tv-por-cabo/nos-nos-giga-sera-mais-nos-mega
Sinceramente, isso é falta de dois dedos de testa. Um dia irá explicar como espera ter internet a 1gbps por 4G. Obviamente referem-se aos pacotes fibra. Sejam sensatos pf…
Agora explica isso a pessoas que não tem porque perceber de tecnologia. Tudo tem de ser informado e descriminado.
a mim a NOS disse que o 1gbps seria através do 5G que ja está em exclusivo na operadora deles. Será que vale a pena a mensalidade de 80euros?
Explusivo da NOS? Esses meninos são é uns aldrabões! Já há 1 ano ou mais, que a vodafone (na sede) já tinham rede 5G! Não acredito nada mesmo, que a NOS tenha esse serviço exclusivo! Se nem fibra têm em maioria das zonas, quanto mais 5G! xD
Gostei do” PS” HAHAH
Essas ferramentas de comparação de preços servem apenas para recolha de dados pessoais. Espero que estejam em cumprimento com a protecção de dados pessoais.
Eu testei, e meti os meus dados e mostrou-me toda oferta na minha zona de rsidªencia.
Como estou a acbar o príodo de fidelização foi muto útil, pq encontrei ali uma ou outra oferta que restá abaixo do que tinha na minha operador actual.
Não percebo o pq dos portugueses dizerem mal destes sites de comparação e depois queixarem-se da falta de informação que existe sobre as ofertas das operadoras. São úteis e se ganham dinheiro com o produto que vou contratar, eu quero lá saber, desde que poupe dinheiro… pelos vistos vou poupar
E depois não param de ligar….
Tem recebido chamadas desde que o RGPD entrou em vigor?
eu gustei q me ligassem uma vez que o sr. miguel que falou comigo foi bastante atencioso e me ajudou no melhor pacote. não percebo o porq de não quererem que peçam dados, todas as empresas tem que fazer negóci. de graça só vento, amigos
e ainda por cima há preços que não estão correctos
NOS nunca +! Assim que acabar minha fidelização irei para vodafone. 15 Anos a ser enganado. Novos clientes tem + benefícios que os antigos. Pela simulação, pelo valor que pago teria 200mb net, serviço uma e 3gb de movél para cada cartão (3)!
Olá ligue quando acabar o contrato.
Sou da Vodafone
Estou na Vodafone e a acabar o período de fidelização, mas não me estão a propor nada de bom. Um aumento de mais de 10%…
Talvez não saiba negociar.
Nem lhe vou dizer quanto pago, segredo é a alma do negócio.
Mas qual negócio?
Somos TODOS clientes IGUAIS. O meu dinheiro vale o mesmo que o dos restantes clientes. Isto devia ser proibido e motivo de processo.
É por isso que existam preços de tabela e pacotes. Se é para negociar tipo banca na feira não disponibilizem valores nas publicidades.
Pode ser isso, não ter habilidade em negociar.
Eu tive NOS (TV-CABO ->ZON) durante 14 anos.
Ha 4 anos pagava somente pelo TV-NET-VOZ 44,50€ , ja nem me lembo da velocidade da net 30/5 não tenho a certeza , mas so tinha 1 box e queria outra.
Dentro de 1 mês iria acabar o período de fidelização.
Liguei para la para pedir mais 1 box, Sim pode ser, por mais 5 Euros.
Não da para fazer algum desconto? Visto que ha ofertas mais em conta nas outras operadoras.
Resposta : Não, somente se passar a débito direto, tinha direito a um desconto de 2€.
Hmm , ok, obrigado mas não quero nada. fiquei chateado.
Entretanto a Vodafone tinha uma campanha 26,99 Fibra 100/10MB (zona DST) , 1 Box oferta + 4€ a segunda Box.
Hehehe
Fui ao site da NOS e fiz click no Fim de contrato (aquilo desligava o serviço no fim da fidelização ).
Passado 1 dia, começo a receber chamadas da NOS….
Aposs bla bla bla iria chagar a um valor mais baixo que a Vodafone – 1€ .
Eu so disse :
Fui cliente vosso durante 14 anos, nunca vos pedi nada fora do pacote contratado, hoje como ha N opções das outras empresas, nem viram o histórico do cliente, pagamentos na hora sempre e sem stress.
E por uma box me iriam cobrar mais 5 Euros ?
Agora ja não quero NOS, tinham um cliente fiel, e perderam.
Nessa altura a VDF tinha o melhor pacote, hoje em dia a velocidade da NET , e uma Merda, mas entre todas as 3 grandes operadoras, continua ser a merda TOP…
Negociar ?
Com quem ?
Pois eu pago um pouco menos do que isso , com Tv , net , telef. e telem.. e ainda net móvel tudo incluído….e estou na meo , mas negociei numa altura em que eles estavam de corda na garganta
Aqui passou de 49.99 para 39.99 depois de telefonar para a MEO a dizer que ia mudar para a Vodafone Fibra que existe aqui. Não sem antes tentarem juntar telefones móveis, acrescentar canais, dar um valor mensal no video-clube… mas lá acabaram por baixar para esse preço e por um 1 euro já não valia a pena as confusões com as mudanças.
Por 1€?
Só devia ter aceite se fizessem o preço da Vodafone 28.90 + aluguer box.
O mais um euro é por causa da factura em papel, que eles insistem em cobrar apesar de parecer algo claramente ilegal, pode ser que um dia tenham de devolver tudo.
Caso contrário o preço era exactamente o mesmo que a Vodafone cobra pelo serviço equivalente (parto do principio que a Vodafone não cobra mais um euro para mandar a factura para casa, se cobrar então o preço seria igual).
Se quiser, cobra sim senhor..
Não ha nada dado :))))
evitem teste de pacotes seja de internet seja de energia que no fim peça os nossos dados pessoais
No fim de fidelizacao de 2 anos, com sucessivas manobras de tentativas para me debirarem serviços nao contratualizados, pedi nova negociaçao, naturalmente uma vez que o mercado propiciava. Recusada liminarmente anulei o contrato em carta AR. Passados 15 dias desliguei o sistema e tentei entregar o equipamento num aloja MEO. Entretanto, a anulaçao foi recusada com a justificaçao da falta da fotocopia de documento de identificaçao. Recusei Invocando a lei mas as faturas continuaram a ser emitidas. So passados meses depois da intervençao de varias entidades as faturas foram anuladas. Miseravel conduta de uma entidade que continua a ter o monopolio de alguns serviços usurpados aos portugueses.
Fiz agora o teste a internet e consigo 990mbps em net movel no download e 80 no upload, alguma coisa está mal? ps: Tenho um router da Cisco quadband
Então o senhor tem 990 Mb/s em download e 80 Mb/s em upload em teste feito num smartphone(sem ser por cabo)?? Foge,dê-se por contente !! Olarila !! Por móvel e queria mais ?? Ora,ora. 🙂
Aqui:
Nos: T. Fixo + 145 canais + 2 cartoes c/ 2gb/cada+ net 120mb com o ultimo router (4.0) =54.99€
Pago menos um pouco
120/120MB ou 120/10MB ?
Nos de borla é cara
Mesmo!
Nos nem que pagassem. Pelo menos até terem fibra integral até dentro de casa mesmo está fora de hipótese… era só problemas ao longo do ano todo e depois chegavam a dar-se ao desplante de mandar a mesma equipa técnica um “inspector” que à minha frente via o problema, mas depois no relatório dizia que estava tudo bem e para cá voltarem os MESMOS cobravam daí em diante uns 50 euros… veio a fibra da MEO e mandei a NOS à fava. A trocar só pela Vodafone.
vizinhonet, a melhor!
+1
Alguns vizinhos são muito generosos propositadamente para saber por onde andam os vizinhos… por isso é melhor usar uma VPN, mesmo que se dê bem com o vizinho e esteja a ajudar com as contas.
Peçam a portabilidade para outra operadora e é vê-los a baixar a calcinha!
Até vão ter convosco!
Pelo menos foi assim comigo, com a MEO.
Há 3 métodos, fazer um contracto novo e cancelá-lo no tempo previsto na lei e usar isso para negociar, ou usar o livro de reclamações QB. Serviços de m… igual a cliente insatisfeito … igual a livro de reclamações e negociar.
A Anacom tem aqui comparativos:
https://www.anacom.pt/tarifarios/CombinadosConsulta.do
A deco Proteste tambem tem:
https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/tarifarios-tv-net-telefone
obrigado da minha parte
tb usei esses mas são um bocado confusos
Meo fibra, 200/100, 200 canais, novo router fibergateway, box sofia gratis durante os 24 meses – 28.99€. Estava em fim de contrato, carta de rescisão, ligaram ao fim de 3 dias e consegui este preço.
Unlimited L 7 gb 9.49€ (por burrice minha que ainda podia estar a pagar 8.49€..)