PplWare Mobile

ownCloud 5 – A tua própria Cloud…guerra aberta ao Dropbox

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. sSs says:

    Não é bem gratuita. Existe o custo de ter e manter o servidor, coisa que não acontece com Dropbox e GDrive.

  2. JJ says:

    Basicamente o que isso faz é aceder aos ficheiros do nosso PC remotamente!? Sinceramente não estou a ver a vantagem para um utilizador domestico… Talvez alguém me posso elucidar…

    • André Viana says:

      Eu uso o owncloud há um ano, e uso exactamente da mesma forma que uso o dropbox
      Tenho um computador antigo em casa, com linux e o owncloud server instalado, a fazer de servidor dos meus ficheiros
      Revivi um computador antigo e tenho um serviço ao estilo “dropbox” mas com 500gb de espaço!! (tamanho do disco do pc antigo)

      • JJ says:

        A única vantagem que vejo nesse caso é que os ficheiros não ficam guardados em servidores de terceiros, garantindo uma maior privacidade.

        Qualquer das formas, para ser útil, tens de deixar esse 2º PC sempre ligado. Se em tua casa tiveres mais que um pc, até pode ser interessante para todos terem acesso a mesma informação. Mesmo assim, tem de estar sempre ligado para fazer o efeito.

        Pode ser interessante, para enviar logo os dados para casa, quando se utiliza o portátil (por ex.). Mesmo neste caso, não vejo a grande vantagem, porque eu vou para casa e levo o portátil…

        Se for com o objectivo de backup… um disco externo já serve para isso. Qualquer das formas seria mais seguro para backup, guardar os dados fora de casa, para o caso acontece-se algo a casa…

        Não digo que não seja útil, principalmente para pequenas empresas ou pequenas redes privadas (para vários pcs terem acesso a mesma informação).

        Mas para um utilizador domestico não vejo as grandes vantagens. Muito menos fazer frente a outros serviços de cloud.

    • Gonçalo says:

      Já tive hipótese de testar este sistema na versão 4 e se a V5 vem com um instalador a serio é mesmo uma mais valia.
      Para uso pessoal… depende do que cada um considera uso pessoal.
      Este sistema permite fazer “praticamente” tudo o que o Dropbox permite.
      Aqui a principal diferença é que aqui tu és dono do teu próprio servidor e tu decides como gerir o que os utilizadores podem ou não fazer.
      Pois uma coisa que à primeira vista pode não ser intuitivo na noticia é que este sistema permite múltiplos utilizadores alias foi mesmo criado para isso.
      Espero ter podido ajudar 😉

      • JJ says:

        Obrigado. Isso detalhe torna a coisa mais interessante.

        Logicamente tudo depende do que se quer fazer, em alguns casos é útil, principalmente para pequenas empresas ou pequenas redes privadas (para vários pcs terem acesso a mesma informação).

  3. PS says:

    Eu cheguei a instalar a minha própria cloud em casa. Infelizmente voltei para a Dropbox porque:

    1. O sincronismo é mais rápido
    2. Ao fazer actualizações a partir de outro local, a velocidade de upload é rápida mas a de download já não é tanto (isto porque que na maior parte dos serviços oferecidos a largura de banda de upload é sempre inferior à de download – local onde está a cloud)
    3. A app (Android) não funciona muito bem. Muitas vezes tinha que voltar a configurar o endereço do servidor + user + pass, porque por alguma razão ela não memorizava.
    4. Ainda em relação à app, o Instant Upload de fotos tiradas com a câmera só funcionava se estivesse online. Se não estivesse online, a aplicação não era capaz de detectar que haviam fotos mais recentes e fazer o devido upload.

    Mas vou fazer o teste com esta nova versão para ver se há alguma melhoria.

  4. R. Peres says:

    A parte do ” É também possível desenvolver pequenos webservices para a cloud “, é bastante subjectiva… O que querem dizer com pequenos? Sejam mais concretos com este tipo de afirmações.

  5. Paulo Vieira says:

    Boas.. Se eu tiver um disco externo Mybook daqueles que estão partilhados em rede posso usar este serviço para acesso ao disco fora de casa?

    Obrigado.

  6. Luis Braz says:

    Pode ser feito em casa, onde normalmente o ip é dinâmico?

  7. JJ says:

    Outra coisa que não percebi é o que este serviço tem haver com o Google Reader!?

  8. Bruno M. says:

    Prefiro o serviço MEGA, simples, Super ultra mega rápido, ultra mega encriptado, MEGA SEGURO….

    Velocidades estonteantes sem problemas!

    • SexOnaSal says:

      isso é MEGA suspeito 🙂

      • Roy says:

        O serviço MEGA, é mesmo MEGA suspeito =)

        Prefiro o Wuala… se tiver de confiar em terceiros, claro. E posso sempre encriptar (antes) o que é realmente importante, para não estar dependente da encriptação deles.

        • Bruno M. says:

          Suspeito? Porquê?

          A encriptação é a mais avançada que há.. a rapidez nem se fala. Grandes empresas e até mesmo Países como o Brasil (Estado) usa o MEGA tal como Linux.

          Supeito por o megaupload ter sido alvo de ataque por parte dos EUA? Suspeito pelo FBI a mando dos grandes poderes económicos dos EUA terem cometido uma enorme ilegalidade em “ATACAR” e “roubar” kimdotcom?

          Além do mais, as vulnerabilidades encontradas no site (e pagas a quem desccobriu) dizem tudo sobre o que o serviço é, ou seja: SEGURO e RÁPIDO.

          Além do mais, não fosse isso, já teria sido fechado e não teria tantos utilizadores como tem. Mais do que o dropbox e outros serviços juntos 😉

          Mas ok, as pessoas são desconfiadas por natureza.. 😉 eu entendo isso.

        • Bruno M. says:

          Já agora.

          Roy:

          All files stored on MEGA are encrypted. All data transfers from and to MEGA are encrypted. And while most cloud storage providers can and do claim the same, MEGA is different – unlike the industry norm where the cloud storage provider holds the decryption key, with MEGA, you control the encryption, you hold the keys, and you decide who you grant or deny access to your files, without requiring any risky software installs. It’s all happening in your web browser!

          Ou seja, a encriptação és tu que a controlas no MEGA, não ao contrário.

          Mas eu também entendo que as pessoas falem sem pesquisarem e tentarem conhecer os serviços e estereotiparem tudo e todos, tal como acontece no nosso dia-a-dia.

  9. João Ribeiro says:

    Boas, estou contente porque andava atrás de uma aplicação destas ao tempo e pensava que não existiam 🙂
    abraço!

  10. Pedro Fernandes says:

    Dúvida,

    Se tiver SQL Server a correr no meu pc de casa, com o OwnCloud instalado, consigo aceder à minha base de dados, como se tratasse de um serviço de alojamento de base de dados?

  11. jpng81 says:

    Se o problema do pessoal é o consumo eléctrico, porque não experimentam num raspberry pi? Tem consumo de 3W!! Por acaso ando para experimentar, mas é bem provável que dê.

    • JJ says:

      E o espaço? Tens de ter um disco externo ligado ao raspberry pi, que por sua vez gasta mais electricidade.

      • jpng81 says:

        O espaço em disco é o que te apetecer, 2 ou 3 Teras. Quanto ao disco gastar electricidade não há bela sem se não, mas também tens a hipótese de comprares os discos que são “Green” que só entram em rotação quando o assim é exigido pelo sistema, o que torna ainda mais poupadinho na conta da electricidade.

    • antcto says:

      Com o raspberry pi funciona usando o raspbian (debian) .
      E sim pode consumir menos de 3 w.

  12. Nelson says:

    Grande ferramenta.
    Pena não haver uma comunidade portuguesa para impulsionar a criação de mais apps para o ownCloud. Posso dizer-vos que com a minha ligação de internet de fibra pela Vodafone, com velocidade de 100Mb download e 10Mb de upload, tenho um desempenho muito acima da média quando estou fora de casa ou do escritório.
    A confiança que me dá em saber que os meus dados estão em minha casa e não num sistema que não controlo, dá-me mais confiança nesta solução. Ao preço que estão os discos e com o material que acumulamos ao longo dos anos, os custos de implementação são mínimos. Óbvio que a factura da electricidade pode vir a aumentar, mas se perderem os vossos dados, será que o preço deles não ficará superior a perda dos mesmos?

    • JJ says:

      Se a casa arder!? Perdes os dados todos…

      Acho que backup seguro será ficar noutro local, de forma a que se acontecer alguma coisa no local onde se encontra os originais, se possam recuperar. Contra mim falo, porque não tenho backups fora de casa.

      Qualquer das formas, um backup dessa forma é que se pode considerar seguro.

      Mas lá esta, se for preciso aceder com frequência a dados que estão em casa/escritório fora deles, com este programa o processo de aceder a eles torna-se mais fácil/económico, do que programas de acesso remoto ou VPNs.

  13. António Sousa says:

    Existem alguns provedores de ownlcoud, eu utilizo um português, e na verdade estou super satisfeito com esta solução. O facto de ser actualizado várias vezes e de haver uma comunidade a contribuir dá-me confiança no produto. Existem montes de extensões que se podem utilizar e também o facto de conseguir usar o cardDav dá-me jeito.
    Em relação aos sincronizadores existem para todas as plataformas, super funcionais e com uam vantagem obvia sobre a DropBox, é que pode-se escolher as pastas a sincronizar e não estamos apenas limitados a uma pasta…

  14. António Sousa says:

    Sou cliente da cloud4you…
    Eu falei-lhes deste vosso post… disseram que ia falar convosco…

    https://www.cloud4you.pt/cart.php?gid=3

  15. António Sousa says:

    Suspeito porquê? Porque conheço as pessoas e lhes digo que existe um artigo sobre o owncloud no pplware?

  16. António Sousa says:

    Já agora existe outro que eu conheço, http://www.owncube.com
    Este não é PT mas também têm bons preços…

  17. Ricardo Alexandre says:

    Boas.

    Na questão da poupança de electricidade, é possível associar o OwnCloud ao Wake-On-Lan (WOL)?

    http://en.wikipedia.org/wiki/Wake-on-LAN

  18. António Sousa says:

    Não sei se será viável… Por causa dos sincronizadores…

  19. Cloud4You says:

    Boa Noite a Todos – Este post foi autorizado 🙂

    Venho dar a conhecer a todos a Cloud4You.

    A cloud4you é uma startup nacional, focada nos alojamentos web (linux) e e-mail com preço acessível e ao fornecimento de serviços de cloud (storage), primando sempre o suporte.

    Os nossos servidores são nacionais e ligados a redes de fibra, com tráfego ilimitado, backups diários e oferta a todos os clientes do gestor de backups CPremote.

    Queria dar a conhecer o nosso trial de 3 dias do ownCloud e convido todos a experimentar o ownCloud pois é realmente delicioso.

    https://www.cloud4you.pt/cart.php?gid=2

    Neste momento estamos em processo de migração para a versão 5 do ownCloud.

    O nosso site está a ser totalmente remodelado para ficar com uma imagem bem mais profissional pois é aquilo que pretendemos.

    Temos um código promocional de 15% de desconto em todos os produtos (excepto domínios) – PPLWARE

    Se tiverem alguma dúvida estamos cá para responder 🙂

    Muito Obrigado a todos.

    https://cloud4you.pt
    geral@cloud4you.pt

  20. Lagafe says:

    Não há servidores gratuitos para o owncloud?
    Tenho ideia que a distro netrunner vem com um serviço Owncloud suportado pela runners-id que oferece 5 GB.
    Pode ser uma boa forma de experimentar o serviço.

  21. Angelo Campos says:

    Uma pergunta.
    Tenho no meu PC o ownCloud Cliente 5 instalado.
    Tenho necessidade de transferir cerca de 19,4 Gb para o server.
    Experimentei usar a sincronização e saiu borrada, já que desligava o PC todos os dias. Já o Upload também tem inconvenientes porque tem de ser ficheiro a ficheiro mas sem as pastas.
    Assim pergunto.
    É possível usar o FTP e o que é necessário fazer, julgo que só do lado do server?

    • Cloud4You says:

      Olá, podes fazer ftp para a pasta de ficheiros do respectivo utilizador.

    • Angelo Campos says:

      Correção ao texto acima.

      Uma pergunta.
      Tenho no meu PC o ownCloud Cliente 5 instalado.
      Tenho necessidade de transferir cerca de 19,4 Gb para o server.
      Experimentei usar a sincronização e saiu borrada, já que desligava o PC todos os dias. Já o Upload também tem inconvenientes porque tem de ser todos os ficheiros dentro de uma pasta já que não é possível transferir uma pasta ou mais.
      Assim pergunto.
      É possível usar o FTP e o que é necessário fazer, julgo que só do lado do server?

    • jpng81 says:

      Esquece serviços tipo cloud. Usa o bittorrent sync que os 19gb são apenas peanuts a transferir.

  22. Angelo Campos says:

    Não. O Upload é dentro do ownCloud 5 cliente.

  23. Angelo Campos says:

    O assunto atrás exposto está resolvido.

  24. Diogo says:

    Um familiar meu, tem uma empresa de contabilidade e dava-lhe jeito ter acesso aos documentos de clientes em qualquer lado, este programa seria adequado para tal prepósito?

  25. Francisco Silva says:

    Bom dia!
    Sou acadêmico de tecnologia em redes, fiquei interessado sobre técnica do ownCloud, pois pretendo fazer um trabalho ciêntífico sobre o assunto, se puderem fornecer mais informações sobre o assunto, ficarei muito grato.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.