Outlook.com vai perder chat do Facebook e da Google
A integração entre serviços de diferentes marcas tende a ser efémera e a apenas funcionar enquanto estas se conseguem relacionar de forma positiva.
A Microsoft introduziu no seu serviço de email Outlook.com um conjunto de serviços adicionais, que traziam para esta plataforma uma integração com outras fontes. A sua intenção era manter os utilizadores nesse seu serviço de email, dando-lhes tudo o que precisariam.
Mas agora a integração que existia com os serviços de chat externos vai ser terminada. Nas próximas semanas o chat do Facebook e da Google vão deixar de estar disponíveis.
A novidade da remoção destes dois serviços de chat está a ser dada aos utilizadores do Outlook.com através de uma mensagem de email que está a ser enviada.
Nessa mensagem a Microsoft anuncia e esclarece as razões porque vai remover do Outlook.com os serviços de mensagens instantâneas externos e dá a conhecer que apenas vai manter o seu Skype.
As razões apontadas para essa remoção não são totalmente responsabilidade da Microsoft, no caso da Google, e surgem como resultado do abandono do protocolo de mensagens que esta empresa usava na plataforma Google Talk.
Algo que não é referido e que seria do interesse dos utilizadores é a razão pela qual as mensagens instantâneas do Facebook estão também a ser removidas, mas a Microsoft escusou-se de revelar esta razão.
A mudança decorrerá nas próximas duas semanas, mas todos os dados que os utilizadores têm na aplicação Pessoas e nem removerá qualquer ligação aos serviços do Facebook e da Google.
Como oferta fica apenas o serviço de mensagens instantâneas da Microsoft, o Skype, que estará disponível no Outlook.com nos mesmos moldes que actualmente é disponibilizado.
Também na mensagem que está a ser enviada aos utilizadores é detalhado o processo que deve ser seguido para que este serviço possa ser activado e utilizador.
Uma das mais valias que o Outlook.com tinha era agregar numa única interface todos estes diferentes serviços de mensagens instantâneas. A sua eliminação, por parte da Microsoft, vem tirar algum do interesse que o Outlook.com poderia estar a dar aos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Microsoft é doida, era bom de usar, e 90% das empresas que eu ia, os funcionarios usavam o outlook com facebook conectado.
vai perder usuarios.
A culpa não é da MS mas sim da Google que acabou com o seu serviço e o FB vai deixar de permitir ligações de terceiros ao chat.
para estar no paleio durante o trabalho? lol
Doida porque? Se fores um daqueles usuários então és mais um que não sabe o que quer! Primeiro a Google mereci isto pela guerra que tem com o WP e ate a Google vai fechar o seu próprio serviço Google talk… e por segundo o Facebook quer ver-se livre de ligações de terceiros portanto não vejo onde é que a MS esta doida
É uma grande perda!
Principalmente do chat do facebook. As vantagens eram imensas, para usar como apenas serviço de mensagens, não era necessário fazer «log in» no facebook.
Possivelmente o serviço integrado no Skype vai ter o mesmo rumo…
Contras: o facto de não ser possível enviar mensagens, quando o receptor está offline, e de não possível o envio de ficheiros
*e de não ser possível o envio de ficheiros
Continuo a achar que a tecnologia relativa às mensagens instantâneas está a regredir cada vez mais.
Imaginem o que seria se só fosse possível enviar emails de gmail para gmail ou hotmail para hotmail.
O gtalk já foi universal e foi o único…
✪ Gostava de ver a Microsoft interessar-se pelas Redes Sociais. Seria uma coisa muito se a Microsoft investisse forte nestas área e, por exemplo, comprasse a Ning. Depois era só mudar a Ning para que a Ning voltasse a ter um plano gratuito.
✪ Acredito que a Microsoft com a Ning teria, mais tarde ou mais cedo, capacidade para vender publicidade indexada e lucrar com ela. Se Microsoft melhorasse a Ning para que houvesse uma Ning principal – MS Social – e depois as outras Nings passariam a ser sub-Nings, como que quase ressuscitando os extintos MSN Groups. Os MSN Groups foram a melhor coisa que a Microsoft fez na Web.