O que é a IPTV e por que motivo é tão popular? Mas será que é legal?
Se explora a Internet ou tem amigos/ colegas "espertinhos", já deve ter ouvido falar da alternativa que eles apontam como revolucionária para pagar menos pelos canais de televisão, incluindo os de desporto: a IPTV. Sabe do que se trata? É legal? Vamos esclarecer!
Primeiramente, importa saber o que significa IPTV. Esta é a sigla de Internet Protocol Television, ou Televisão por Protocolo de Internet, em português, e é uma forma flexível e económica de ver os seus canais favoritos em direto.
Com as operadoras de televisão a praticarem preços que não agradam aos consumidores, é natural que este tipo de alternativas se popularize, ganhando cada vez mais adeptos.
Afinal, o que é a IPTV?
Este serviço trata-se de um método de fornecimento de conteúdos televisivos por via de uma ligação à Internet. Pode substituir os meios tradicionais, como o cabo ou o satélite, e permite tirar partido do poder da Internet para transmitir canais de televisão em direto, bem como outros conteúdos multimédia.
O conceito é semelhante ao das plataformas de streaming, como a Netflix, com uma diferença importante: em vez das séries, filmes e programas que cada serviço decide disponibilizar, a IPTV oferece acesso aos canais de televisão comuns, em direto.
Além disso, mostra-os onde e quando o utilizador quiser, pois pode usá-la noutros dispositivos, além da TV, através de uma aplicação.
A IPTV distingue-se dos métodos televisivos tradicionais, pois os fornecedores entregam o mesmo conteúdo por meio de uma ligação à Internet de banda larga, em vez de o fazerem por via de cabos ou satélites.
Porque conquista tantos utilizadores?
Além da forma como entrega o conteúdo, a IPTV difere dos métodos tradicionais em termos de acesso e controlo de conteúdos, funcionalidades, interatividade, qualidade, fiabilidade e, mais do que tudo isto, custo.
Com um leque mais amplo de serviços além dos canais televisivos em si, como VOD (Video on Demand), catch-up e recomendações personalizadas, a IPTV é uma alternativa que pode agradar à carteira, por ser consideravelmente mais barata, permitindo, por exemplo, uma seleção de canais menos extensa.
A par do preço mais baixo e da lista de canais mais ajustada, a flexibilidade é muito apetecível. Afinal, a IPTV pode ser vista em qualquer dispositivo à escolha do utilizador, sendo suportada pela maioria deles.
"Não há bela sem senão"
Apesar das vantagens apelativas, a IPTV requer uma ligação constante e de qualidade à Internet. Se a ligação à rede for fraca, a qualidade e estabilidade do vídeo podem comprometer-se.
Em determinados momentos, como períodos de pico de utilização ou servidores do fornecedor de IPTV sobrecarregados, o serviço pode falhar, mesmo que a ligação à Internet seja de qualidade.
Não sendo necessariamente um senão, para optar por um serviço IPTV, precisa de uma smart TV, ou uma televisão inteligente.
A IPTV é legal?
Os serviços de IPTV são legais, se reunirem as licenças necessárias para operar no mercado. Normalmente, os fornecedores de IPTV mais conceituados mantêm-se dentro da lei.
Contudo, há fornecedores pelo mercado que funcionam sem essas licenças, transmitindo ilegalmente conteúdos protegidos por direitos de autor.
Enquanto a IPTV legal paga os direitos de transmissão dos canais e conteúdos que oferece aos utilizadores, o serviço pirata não possui qualquer autorização para transmitir esses mesmos conteúdos. Assim sendo, a utilização dos serviços de IPTV pirateados pode ser ilegal.
Caso queira trocar para uma IPTV, investigue as entidades que a oferecem e garanta que o serviços estão legalizados.
E quais são os exemplos de IPTV legal?
Meo, por exemplo. Tenho meo em casa e é tudo via internet
Isso é tv via wifi, usando a app Meo ou Meo Go, tendo um contrato serviço tv+net no mínimo…
IPTV é outra coisa… 😉
Não não é MEO tem IPTV também, até fora de casa podes ver usa a tecnologia IPTV.
A MEO vende IPTV e tem a box android 4k ou funciona nalgumas smartv (quase todas de gama alta). Já o tive (foi uma oferta temporária com a renovação) e desisti. Estou demasiado longe da central mais próxima e só, a partir das 23h é que aquilo funcionava bem.
TV via Wi-Fi? Algo de errado não está certo.
Sim via wifi, o router manda o sinal para a box 4k e esta transmite na tv via hdmi e tens cerca de 150 canais invés de 140 RF
Ou seja IPTV…
Meo é IPTV Sr. Lumia, aliás basta ir aos primórdios, porque a box liga-se aos stream server dos canais.
poeta
Precisas de exemplos?
São milhares de serviços de IPTV pelo mundo fora, quase todos os os canais de TV tem IPTV hoje em dia.
LG Channels é um bom exemplo de IPTV legal
Isso é P2P. Tens uma aplicação proprietária.
Alguem sabe uma lista dos canais portugues?
Tens esta:
https://m3upt.com/iptv
Ilegal é o que as operadoras cobram em Portugal para se ter acesso a canais, sem hipótese de serem selecionados os que se querem ver (com excepção dos premium, claro, onde apesar de se escolher, a roubalheira é igual).
Podem indicar quais os serviços de IPTV ilegal, só para evitar entrar nesses serviços. Agradecido
😀 😀 😀 😀 😀
Eu também quero estar “prevenido”… Não vá estar a cometer uma ilegalidade sem saber… 😀 😀
Hoje em dia já é mais dificil encontrar muitos já se esconderam mantêm só os clientes habituais mas ainda encontras alguns pelo facebook escreves iptv no facebook que aparecem te alguns
Gratuitos é mais difícil porque são escassos e maus. Já a pagar nunca houve tanta oferta.
Ah estava a falar dos pagos sim gratuitos nem para 1 vez
Como posso ver os canais franceses com IPTV em Portugal, não tendo residência em França?
Perguntar se a IPTV é legal, é como perguntar se um “machado” é legal. Se o usares para trabalhar é legal, se o utilizares para ameaçar ou fazer mal a alguém é ilegal.
O Iptv é legal até alguém se sentir ofendido por ter menos 1 maserati na garagem no final do ano, aí passa a ser ilegal. Muda de nome e volta a ser legal.
Entendam uma coisa, tanto os serviços de tv de operadoras nacionais dos países como os serviços de iptv a oferecer tudo a preços muito inferiores, todos eles são uns VERMES. MAI NADA!
Podem indicar esses serviços ilegais? Por exemplo SportTV, eu sendo um cidadão exemplar quero saber quais são para bloquear os mesmos diretamente no router.
Obrigado
Aqui igual. Não quero nada dessas ilegalidades na minha casa, por isso era bom alguem indicar quais são esses serviços ilegais para eu estar atento!
Ahah procurem pelo facebook ainda existem alguns por lá o meu já só trata de cliente habituais já dificilmente aceita novos a não ser conhecidos
https://github.com/myIPTVChannels/lists
O IPTV não é um protocolo !
Ninguém disse que o era.
Alguma APP identica à “extinta” Mobdro…?
explicação nao esta mal, mas hoje me dia a nos, meo e vadafon, todas fornecem os serviços de tv via iptv…. o que a box faz e so ter um token que desbloqueia o sinal … o iptv ilegal e usar esse token para mais que uma pessoal ….
As coisas já não são feitas dessa forma para aí há 10 anos
Tudo que sirva para os pobres explorados se cultivarem sou a favor e não há cá pesos morais, está mais que pago.
https://tv.garden/
Deixo aqui o link dos fornecedores autorizados:
https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=1738&tab=278776&a=183903&b=&c=
Tudo o resto penso que seja ilegal.
Vejo aqui alguns comentários, só para esclarecer de forma simples, IPTV é apenas enviar os dados de TV, a imagem por pacotes da internet em vez de ser transmitido por frequências do cabo ou satélite por exemplo…..IPTV não é mais do que fragmentar a informação por pacotes e enviar, como se envia mails, páginas web entre outros….