PplWare Mobile

nPerf – Vodafone é a melhor operadora de Internet fixa em Portugal


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Adalberto says:

    e eu com uma velocidade ADSL de 1 MB de dia, pk de noite vai pra metade.

    • Lopes says:

      Adalberto, provavelmente vive numa zona com baixa densidade populacional onde não é rentável investir. Tem azar, mas por outro lado deve ter a sorte de viver numa zona calma. 🙂 Com essa velocidade deve estar muito afastado da central da PT/MEO. Tente ver as ofertas baseadas em 4G, mas não espere milagres!

      • manuel says:

        Parabéns. Um comentário construtivo.
        De facto também já estive numa situação idêntica, em que a velocidade e latência eram péssimos.
        O Adalberto pode fazer várias coisas:
        Existem ofertas baseadas em 4G ou mesmo 3G interessantes. Dependendo da sua localização, pode nem existir 4G.
        Por outro lado, reclame com o fornecedor de Internet. Insista porque poderá ver melhorado o serviço e redução no preço da mensalidade.

      • José Moita says:

        E acha isso um argumento minimamente intelegente!? Não deveriamos ter todos acesso a todas as melhores tecnologias, nem que vivessemos no topo da montanha e fossemos os unicos a viver lá. Chama-se a isso discriminação e má regulamentação do estado.

        • Lopes says:

          Caro José, há uma diferença entre aquilo que se acha justo e aquilo que na verdade é economicamente possível. Sim, teoricamente todos deveríamos ter acesso à fibra e 4G onde quer que residíssemos. Por outro lado, e isto é uma coisa que muitas pessoas se recusam a aceitar ou pensar, uma rede de telecomunicações é algo que implica um investimento avultadíssimo, o que significa que em zonas com baixa densidade populacional esse investimento vai demorar demasiado tempo a ser recuperado ou mesmo nunca vir a ser de todo recuperado de todo. Como tal, uma empresa privada, que tem como objetivo máximo maximizar o lucro para o acionista, nunca vai investir nessas zonas. Como pode constatar, infelizmente, isto passa-se não só com as telco mas também com todos os outros serviços. O próprio estado faz isso!!! Se isso é descriminação, para uns é, para outros é a racionalidade do mercado a funcionar! Sobre a “má regulamentação do estado”, o estado não pode exigir onde, como e quando uma empresa privada deve ou não investir, isso seria o fim da nossa economia! Não faz nenhum sentido! As empresas privadas têm dono (os acionistas) e é esse dono quem decide onde, como e quando investe o seu próprio capital! Afinal, o dinheiro é deles! É claro que existem outras hipóteses, que é o estado pagar para as empresas investirem, como foi a cobertura de 130 concelhos com fibra. Mas nesse caso, foram usados fundos comunitários para tal e a cobertura foi na ordem dos 50-60% da população de cada um dos concelhos. Quer seja dinheiro dos fundos comunitários ou do estado é o dinheiro dos contribuintes… e esses contribuintes podem preferir que esse dinheiro seja investido em outras coisas do que me fibra para o José ter uma “boa” internet. Se o José quer viver no topo da montanha é problema seu, está no seu pleno direito. Não pode é querer que a internet ande atrás de si! A vida é feita de opções, quando se opta por escolher viver em cidades ou zonas rurais, ambas as opções têm prós e contras! Eu como contribuinte não quero, e estou no meu direito, que o estado invista milhares de euros para uns poucos terem Internet à séria. Prefiro que esse dinheiro seja investido na educação, saúde ou justiça. Compreendo a sua frustração, provavelmente sentir-me-ia como você, mas a vida não é justa!!!

        • manuel says:

          Caro José. Acalme-se, relaxe… essa irritabilidade e frustração toda não fazem nada bem à saúde.

          Sim, segundo a carta dos direitos humanos, todos somos iguais e com os mesmos direitos. Também a constituição Portuguesa o reafirma. Todos temos direito a casa condigna, trabalho, direito a cuidados de saúde, etc, etc, etc.
          Infelizmente, não vivemos num mundo ideal.

          O colega Lopes, deu a sua opinião de forma construtiva e deu ao colega Adalberto uma solução.
          Eu próprio, aconselhei o colega Adalberto a reclamar por melhor serviço e a negociar o contrato.

          Sabia que nos países considerados em sub-desenvolvimento, optou-se logo por tecnologias 3G e 4G, pois implementar uma infraestrutura fixa, simplesmente é impossível.

          Nem todos têm casa ou emprego condigno. Pior, grande parte dos Portugueses não tem acesso aos mínimos cuidados de saúde.

          Vá lá… acorde, tá um bom dia de sol, beba um bom café… é melhor um chá de camomila e faça algo de construtivo. Comece por melhorar o seu Português, os seus modos e deixe-se de dizer baboseira.

          • Jose Lapao says:

            Sr. Manuel, e Sr. Lopes vivo numa pequena cidade do interior, Borba, a tal da estrada que caiu, e em Borba há fibra da nowo, mas não na cidade toda, depois só adsl da PT/MEO, há o suposto 4G dos 3 operadores, mas isso é relativo, pois onde vivo há 4G do MEO o meu operador móvel e as medições no nPerf não da mais que 12 Mbits de download e 10 de upload, a a suposta antena 4G esta a uns 700/1000 mt em linha recta, no local de trabalho 3km de casa ( em linha recta não sei) o meu telefone um LG G4 não tem 4G e o 3G só com 1 ou 2 barras estando constantemente a trocar entre o 3G e o 2G, fazendo com que a carga da bateria dure umas 4h onde no fim de semana em casa dure para umas 20h. Ora revela que nem o 3G ou 4G são solução, mas uma solução poderia ser ser Internet por satélite sei de uma empresa dos marmores em que os escritorios eram demasiado afastados da central PT/MEO onde o sinal de adsl não dava mais que 512kb, ao instalarem a net por satelite tinham 22Mbits download 6Mbits upload, o unico problema era os limites que eram baixos para a empresa 20gb de download/upload pagando 50 euros/mês, os operadores nacionais ganhavam muito dinheiro usando o satelite para entregarem internet em zonas remotas. Penso eu que não sou economista.

          • m3a4424 says:

            Olá Jose Lapao.

            Podes dizer-me em que zona de Borba há fibra?
            Será na zona da Praça?

            É que eu também moro em Borba, (zona das adegas), e por aqui só ADSl e fraquito.

            Se bem que andam a meter cabos que já me disseram que é para futura fibra.

            Vamos ver se é desta que tenho sorte…

    • Lopes says:

      …e as pessoas que não conhece hoje em dia? 🙂 🙂 🙂 🙂

    • Pintor says:

      Qual distância da tua habitação ao hospital mis próximo, a escola primária, secundária mais próxima, a um centro de saúde público/privado?

      • Tx2 says:

        Tenho fibra para empresas a 2 kms e os postes da fibra passam a menos de 1km de minha casa, desde a epoca dos incendios que eu e o meu vizinho temos o mesmo problema que o Adalberto, ligo para o suporte e dizem-me que não ha viabilidade para fazer melhorias na minha zona que não podem fazer nada.

      • Jose Lapao says:

        Ola pintor se a pergunta e para mim a escola esta a 2km e o centro de saude de Borba que nem corativos sabem fazer esta a 1km, mas se quero ser atendido com pouca qualidade (SIM POUCA QUALIDADE) tenho de ir a Estremoz 13 km, a escola secundaria estava a 5km antes de a estrada cair agora esta a 13km pela variante, por isso esta a ver não ha suporte de vida nesta terra, a unica empresa de telecomunicações que investiu em Borba foi a antiga cabovisao, e para ja e a unica com fibra hfc na zona

  2. António Augusto Madureira Mendes Moreira says:

    Excelente, sou cliente da Vodafone desde Setembro passado e estou muito satisfeito com o serviço prestado.
    Cumprimentos

  3. John says:

    Se a NOS e MEO tiverem coberturas em areas mais “rurais” onde as velocidades provavelmente são baixas, a media deles desce.
    A vodafone tem cobertura em areas mais urbanas onde a velocidade é mais constante.
    Eu por exemplo tenho NOS 200mb/20mb em Lisboa e 100/100 vodafone em coimbra, sinceramente não tenho grandes razões de queixa em nenhuma das duas.

  4. Sandra Alicia says:

    Vodafone a melhor?
    Mudei para o Meo e estou muito melhor, não queriam trocar o tg784n v3 pelo smartrouter.

    Estou no Meo com o fibergateway com todas as portas giga e tenho a velocidade contratada por cabo e finalmente com net pela casa toda
    Sempre melhor que o router da Vodafone
    Alias fiquei a pagar menos com Meo do que com Vodafone

    • Simples says:

      Que tarifario de MEO tem para pagar menos que Vodafone?
      O pacote mais barato da MEO que vejo é de 29.99 com TV, vodafone é 29.9 e sem TV é 22.99 e vodafone 21.90.
      Qual é o pacote que tem que é mais barato?

      • Sandra Alicia says:

        Vodafone estava a pagar 98,12€
        Meo pago 74,90 pelo M50 GIGA, 4 telemóveis, 3 boxs

        • Peace says:

          Pagavas 98€ e não te trocavam o router? Deve ser deve…

          • Tiago Ferreira says:

            De que adianta trocar o router se o router for o mesmo? É o mesmo que dizeres “tenho dois casacos azuis, não me sinto bem com um, visto o outro” quando na realidade são iguais.

          • Sandra Alicia says:

            Não queriam, estava a funcionar era o que interessava
            só tinha 200 megas na Vodafone e recebia pouco por wifi
            se trocassem era pelo mesmo modelo, incrível que veio cá um técnico o equipamento estava todo riscado, claro que o meu marido não deixou
            No meo estamos muito melhor, até os equipamentos têm data de fabrico de Dez/2018.
            e as 3 box dão jeito, ainda por cima à borla
            Ótimo contrato e ótimo atendimento
            Net boa e bom alcance
            Melhor rede movel, cá em casa ao fazer chamadas com a Vodafone ouvia-se mal e tinha pouco sinal, com o meo nao tenho esse problema
            É o meu feedback sobre ambas

  5. Lopes says:

    Estes artigos deveriam sempre por começar por: Faça o teste com o PC ligado ao router por cabo Ethernet, caso contrario os testes não terão NENHUM rigor. E com isto evitava-se tanta lamuria e queixume.

  6. Ruiplay says:

    sim, ja fui cliente Meo, e Nos e a Vodafone dá 10 a 0 a todos els, só estou com um problema, o me filho tem um canal de Youtube e faz muitas Streams, acontece que existe algum engracadinho que descobriu o nosso IP e esta constantemente a deitar a baixo a live do miudo e eles ainda não conseguiram resolver.

    • Joao ptt says:

      É pedir para o operador mudar o IP atribuído, e o seu filho usar alguma VPN paga (que tenha milhares de IP’s) sempre que fizer o stream, para impedir que consigam descobrir qual é o verdadeiro endereço IP, e mudar sempre que começarem a mandar abaixo a ligação.

      Para ser mais seguro a VPN deve estar a fazer a ligação a partir de um router (que depois liga por cabo ao modem) onde o seu filho liga o computador/ smartphone/ tablet para assim nunca divulgar o endereço verdadeiro nem mesmo através de outras maneiras menos óbvias como mandar um e-mail para alguém, ou visitar algum site que é controlado pelo atacante.

      Rxiste a hipótese de que seja alguém a interferir na rede Wi-Fi se ele estiver a utilizar a rede Wi-Fi visto que estas têm muitas vulnerabilidades por um lado, e por outro é possível interferir nas redes Wi-Fi sobrecarrearem de ter capacidade de fugir à interferência e deixem de conseguir comunicar… neste caso só mesmo com ligações por cabo e ter o Wi-Fi totalmente desactivado.

      • Ruiplay says:

        obrigado, vou ver se consigo remendar a situação, pois está ser insustentavel, existem putos que deviam ser mais acompanhado pelos pais, os meus sei sempre o que estão a fazer, ou tento estar o mais atento possivel.

    • Amigos da bola says:

      Patrão, se o seu filho tem um canal de youtube, esqueça. Dê-lhe uma bicicleta, ou faça com que ele va jogar à bola com os amigos. A internet está cheia de lixo, não precisa de mais.

      Cumprimentos;

      • Ruiplay says:

        carissimo, o meu filho tem o hobby de um canal de Youtube, joga futebol no Leça, anda de bicicleta com os amigos e faz piscina comigo.
        sei muito bem dar educação aos meus filhos e sinceramente não gostei nada do seu comentario.

        • Hugo says:

          O teu rapaz até podia estar enfiado no quarto o dia todo que continuaria a não fazer sentido um estranho vir dar lições sobre educação.
          Infelizmente a internet está cheia disto. Falsos moralistas.

  7. Ruiplay says:

    sim, ja fui cliente Meo, e Nos e a Vodafone dá 10 a 0 a todos els, só estou com um problema, o me filho tem um canal de Youtube e faz muitas Streams, acontece que existe algum engracadinho que descobriu o nosso IP e esta constantemente a deitar a baixo a live do miudo e eles ainda não conseguiram resolver.

  8. mamadou ba says:

    JA FOI NAO E MAIS

  9. João M. says:

    A maior parte destes testes a malta faz – por brincadeira – com o portatil, com tudo aberto, via Wifi. PAra se ter os resultados mais “reais”, deveriam dizer para se fazer o teste, pelo menos, ligado directamente ao router.

    • Joao ptt says:

      Os resultados são reais a nível da experiência dos utilizadores baseados no equipamento que estão a utilizar, eu tenho 100/ 100 MEO e quase nunca atingi tal velocidade em qualquer teste porque quase nunca utilizei um equipamento moderno com processador rápido e placa 1000 Mbps com cabo de rede ligado no porto de 1000 Mbps do modem/router… quando utilizo quase sempre obtenho tal velocidade…. em especial se remover o antivirus que interfere em especial com a velocidade de download.

  10. Lopes says:

    Falou o especialista patinho! Diga lá, o que é isso de “…pior fibra”. O rigor é coisa que não abunda por aqui!

  11. JORGE COSTA says:

    Yorn X … média
    91 down
    20 up

  12. Luis Silva says:

    Na zona onde vivo tenho só fibra vodafone, a meo não investe cá.

    Tenho tido problemas com a meo, quando puder pago a rescisão com a meo e mudo para a vodafone

  13. nuno a says:

    Moro numa zona rural onde não existe fibra portanto tenho adsl da meo que é o único serviço disponível com trafico ilimitado. Serviço contratado de 20mb, na loja garantiram ligação de 12mb, na realidade nos dias bons consigo 4,5 mb.
    Antes de ter adsl da meo tive net fixa 4g da vodafone com velocidade contratada de 24mb, mas a velocidade real andou sempre nos 32 mb , o que me surpreendeu muito e superou a minha espetativa, tive o serviço durante 2 anos e nunca falhou mas infelizmente no inicio de 2018 decidiram limitar o tráfego mensal a 100gb e ao fim das 2 primeiras semanas fiquei sem net.
    A única alternativa disponível era meo adsl, bom não é mas pelo menos nunca fiquei sem net.

  14. Hugo says:

    É tão “pior” que a fibra vai até casa, ao contrário da concorrência.

  15. pic says:

    meo. pior serviço ao cliente. não adianta reclamar que temos x problema que eles não ligam nenhuma. sempre arranjar formas para dizer que esta direito. já a nos é melhor

  16. Peace says:

    Já tive as 2, as unicas diferenças que notei entre ambas foi o valor pago e o melhor atendimento ao cliente da vodafone. Para mim, MEO nunca mais. Não dou €€ a atrasados mentais.

  17. Marco says:

    Já fui cliente das 3 operadoras e sem dúvida que a fibra da Vodafone é a melhor de todas… a léguas, quer por cabo , quer por Wi-Fi!

  18. Carlos Ribeiro says:

    Também tenho net Vodafone adsl , é a maior miséria que pode
    Haver, não recomendo a ninguém, velocidade miserável, mesmo do mais miserável que existe, ou contratam fibra, ou esqueçam, mudem operador, é de levar qualquer pessoa ao desespero, já tenho fibra da nos é do meu na minha rua, sou estou à espera que acabe período de fidelizarão para acabar com net Vodafone.

  19. Luis Silva says:

    Uma pergunta para quem me puder responder.

    Se uma pessoa não tiver emprego, é possível fazer rescisão com a meo quem pagar indemnização?
    É que tinha visto algures na net quedaria, bastava que apresentasse mos declaração do iefp, mas perguntei isso à meo e dizem que não dá.

    Se alguém souber me elucidar melhor agradecia, é que queria deixar de ter meo e não consigo baixar mais o valor do pacote, mesmo tendo programa aladim, fica-me caro…..

  20. JCFB says:

    eu gosto da net da vodafone. pago 100, tenho 115 🙂

  21. Fabio Freitas says:

    Neste momento tenho 1000/200 Fibra Vodafone e estou bem satisfeito no geral, o sinal nunca falha e as velocidades quase sempre no anunciado (955down/212up) pena mesmo e serem aldrabões quando dizem que nao ha lag nos jogos… Nao sei se e das rotas que o sinal passa ou da gama de ip, sou da zona de Aveiro e em todos os testes que faço as rotas vao todas a lisboa e so depois e que vao para a europa..

    • Pedro Resende says:

      continuas com esse problema?

    • Pedro Resende says:

      a tua internet tem delay a jogar? estava a pensar em aderir mas pelo que me estas a dizer ja estou a ficar c medo, pq quero jogar fifa 19 mas é impossivel com a net da meo, ate com 100mb de upload trava.

      • Hugo says:

        Trava? Como assim trava? Se tens um bom ping e o jogo travar ou é falha de hardware ou do outro jogador.

        • Fabio Freitas says:

          HUGO- sim basta entrar um player com ping alto noto logo nos movimentos tanto do meu avatar tanto nos outros players, tal como muitas vezes começo a levar dano antes desses players aparecerem no meu campo de visao. Quanto ao hardware nao deve ser como disse em cima tenho fibra 1000/200, e o PC tenho i7, 32ram, SSD, 1080TI e monitor wide de 100hz G-sinc. Dai achar estranho ser problema da minha parte.

          • Pedro Resende says:

            o problema que começo a achar é que nao é só dos serviços e sim dos servidores do jogo , porque ainda a pouco fiz 4 jogos com 1 amigo e os 3 primeiros rodou lisinho , o ultimo ja notei os jogadores muito pesados.

          • Fabio Freitas says:

            Pedro Resende – Pois infelizmente e o consumismo e a ganancia dessas empresas que em vez de melhorarem os serviços e tudo ao menor esforço e nao se importarem com os players.

          • Hugo says:

            Vamos supor uma internet perfeita…ping 0.
            Se um player tem um pc que volta e meia trava, automaticamente o sincronismo com os outros jogadores vai sofrer, independentemente da velocidade que os dados são transmitidos.
            Depois há jogos que “mascaram” essas diferenças melhor e outros pior.

      • Fabio Freitas says:

        O problema e que não sei se é da minha net (provavelmente das más rotas) ou dos servidores em si, neste momento os lagers/pingers/wireless teem uma vantagem descomunal. Por exemplo se tiver a jogar num lobby com malta toda com fibra e baixo ping nao se sente frezes nenhuns, basta entrar alguem com ping alto ficam logo aos teleports e em modo esponja de balas. Quanto ao fifa nao deves ter problema devido a teres apenas 2 pessoas conetadas no “jogo” que estas a fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.