Novo site do Serviço Nacional de Saúde 24 já permite avaliar sintomas
São vários os serviços Institucionais que passaram a disponibilizar funcionalidades online. Um dos mais recentes é o novo site do SNS 24 que, além de apresentar agora uma imagem renovada, ganhou também um avaliador de sintomas.
Saiba como pode usar esta nova funcionalidade.
O que é o SNS 24?
O SNS 24 é um serviço telefónico (808 24 24 24) e digital do Serviço Nacional de Saúde. Foi criado para o ajudar nas suas dúvidas com a sua saúde. Oferece também um conjunto de serviços que permite resolver assuntos sem a necessidade de se deslocar para o seu centro de saúde ou hospital. O SNS 24 oferece serviços clínicos e não clínicos.
Os serviços clínicos são todos prestados por profissionais de saúde – os serviços não clínicos por administrativos.
Avaliador de Sintomas
O Avaliador de Sintomas é uma nova funcionalidade que permite ao cidadão avaliar os seus sintomas e obter informações e conselhos adequados ao seu problema de saúde não emergente.
É importante saber que “Avaliar Sintomas”:
- Não é uma ferramenta de diagnóstico clínico.
- Não é uma consulta médica.
- Não substitui os cuidados de saúde de um profissional.
Neste momento já é possível avaliar sintomas da Síndrome Gripal. Esta nova funcionalidade tem como base um conjunto de perguntas e respostas, para detetar de forma rápida os sintomas das doenças e o tipo de atendimento necessário.
O objetivo deste novo site é facilitar a triagem e reduzir os telefonemas que são feitos para a Linha SNS 24. Só em 2018, a Linha SNS 24 recebeu mais de 3 mil chamadas por dia.
O site irá ganhar novas funcionalidades nos próximos tempos. Além do avaliador de sintomas, existem várias funcionalidades disponíveis, como é o caso da possibilidade de aceder ao seu registo de saúde eletrónico, marcar consultas, consultar receitas eletrónicas, aceder ao boletim de vacinas, etc.
Este artigo tem mais de um ano
Hipocondríacos deste mundo festejam.
hahahahahaahahahahahahahahah!!! Mto bom!!!! fc
Falta melhorar o site de marcação de consultas que é lento, dá constantes mensagens de erro e tem um design que parece algo saído dos anos 90. A a app para smartphones que é mais recente para além de vários bugs nem sequer possui a funcionalidade que seria mais importante e básica que é a de ver que medicamentos já foram levantados. Pergunto-me a quem é entregue a responsabilidade de desenvolver e manter estes sistemas, porque claramente não primam pela competência.
Marco, poderia melhorar tanto, tendo em conta a dimensão do país, daria para fazer muito mais com toda a informação médica gerada ao ano. Mas infelizmente do que conheci do serviço nacional de saúde, em termos de tratamento de informação, é uma vergonha, até dá arrepios o amadorismo.
Quer um exemplo da coisa mais básica? Um médico num centro de saúde, se quiser ter acesso aos dados de toda a sua lista de pacientes (ou de todo o centro de saúde) no sentido de até poder estudar a população local, é impossível.
Se o quiser, o técnico informático que está responsável por aquele centro de saúde vai dizer que não dá, que não é possível. E isto é ainda mais ridículo quando todos os dados estão guardados numa base de dados. Portanto, já está a ver, para qualquer estudo da população local já é um pincel fazer seja o que for, agora imagine a nível nacional.
Para ter ideia, o médico se precisar mesmo, tem de ir imprimir todas as fichas dos seus pacientes, levar para casa e á mão andar a compilar dados.
Ao que chega a incompetência no serviço nacional de saúde, isto em relação á parte administrativa claro, porque em termos de prestação de serviço, ou seja, os profissionais se saúde, para mim, estamos até muito bem em relação a tantos países até na Europa.
Será possível efectuar vídeo-consultas pela aplicação?
Talvez até usar os dados dos diversos aparelhos que medem pulsação e por aí em diante para ter informação mais especializada que possa ajudar no diagnóstico, pelo menos de quem os utilizar ou tiver.
Acho que já vi anúncios (de seguradoras?) a falar desta funcionalidade (vídeo-conferência), mas neste caso adicionar-se-ia ainda os dados dos aparelhos de medição diverso. Para ter apenas uma ideia se é algo imediatamente preocupante ou não e qual a melhor maneira de agir.
Sabes que os filmes e séries que vês são ficção não sabes?!
Sabes que os filmes e séries que vês são ficção não sabes?!
O que é que impede tecnologicamente tal?
A MGEN já faz videoconferências por médicos à pessoa segurada ( https://www.mgen.pt/CG_2018.pdf página 4, capítulo I, artigo 1, alínea d).
O estado poderia acrescentar a tal funcionalidade de partilhar os dados de aparelhos de medição de saúde como monitores de pulsação, balanças e outros às fontes de informação a poderem ser utilizadas pelo médico caso a pessoa a ser consultada tivesse tais aparelhos e quisesse partilhar de forma voluntária e explícita tal. Para ajudar a fazer um diagnóstico mais preciso.
Muita afluência às urgências do hospital – vá antes ao Centro de Saúde
Muita gente no Centro de Saúse – telefone para o 808 24 24 24
Muita afluência ao 808 24 24 24 – use o site SNS24
A seguir…
Muita afluência ao site – vamos aonde????
Claro. Ao cemitério.
A pensar assim, mais vale dar um tiro nos cornos e acabar com o sofrimento… Assim dá lugar a outra pessoa que queira usar um dos serviços que mencionou… Gente ignorante….
A ligar para Saúde 24 há 1hr30!!!!
Pedem para não nos deslocarmos ao hospital, por duas vezes que tentei ligar para a saúde 24 e não atendem mais de 40 dias a espera.