Quantcast
PplWare Mobile

NOS diz que tem a rede 5G mais rápida de Portugal

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Joao Ptt says:

    NOS revela que não tem rede em quase lado nenhum, que a rede NOS é lenta, e que ainda relativamente poucos clientes têm equipamentos compatíveis com 5G e por isso mantém a borla no acesso à rede 5G.
    Isso sim, é que seria uma notícia de admirar… agora uma empresa a dizer bem de si mesma, não se pode dizer que seja surpreendente, seja ou não verdade. Ainda estou para ver a primeira empresa de telecomunicações a lançar notícias a dizer a verdade nua e crua quer seja favorável ou não a si mesma…. claro que não vai acontecer, ou mentem descaradamente ou andam ali no terreno pantanoso do potencialmente verdade mas com muitas condicionantes que bem analisadas podem ser tecnicamente verdade mas na prática mentiras (ex.: tem cobertura de rede no exterior, mas a cobertura não chega ao interior do edifício aos dispositivos dos clientes… tecnicamente podem dizer que têm rede naquela zona, mas na pratica a dita população não beneficia da mesma, ou tem muitas dificuldades).

    Por outro lado acho que a NOS ainda não “cobrA” mais de 85% da população portuguesa, receio que mais de 85% da população portuguesa (ainda) não seja cliente NOS, mas sim que esteja distribuída por outros operadores.
    Sem falar que dizer “mais de 85% da população”… o que quer isso dizer? Que nos mapas super optimistas de cobertura deles, eles acham que mais de 85% da população poderia ter acesso à rede deles? Mas e na prática? A rede (sinal, largura de banda, velocidade,etc.) chega mesmo dentro das casas, estabelecimentos, etc. dentro desses “mais de 85%” com qualidade suficiente para eles andarem a gabar-se em notícias de auto-promoção a si mesmos?

    Seria interessante haver uma instituição que avaliasse este tipo de afirmações e colocasse na prisão aquelas que não se revelassem verdadeiras na realidade prática. Ia ser um instante enquanto as empresas paravam com estas mentiras e meias verdades que analisadas à lupa não eram verdade para quem supostamente delas vai utilizar.

    • B@rão Vermelho says:

      No meu caso tlf pessoal tenho Nos, agregado a conta do meu pai visto que eu em minha casa tenho Vodafone e juntar tv e telemóveis fica mais caro, e no tlf de serviço tenho Vodafone e quando vou aos estádio da luz, ao local mais bonito do planeta:) a rede das Nos é uma lástima tenho por hábito fazer um vídeo das comemorações dos golos do Benfica e enviar a um colega de trabalho e para isso acontecer tenho de utilizar o de serviço Vodafone, o da Nos esquece la isso que fica lento de criar bicho

    • Bruno says:

      Bem, aqui no Porto acho que a NOS ultrapassou um bocado a Vodafone…
      5G aqui dá os famosos 900 ou até 1000 mbps de velocidade, e o ping situa-se nos 13 ms.
      Na VDF já tive 5G com velocidades de 100mbps e o ping a chegar quase aos 30…
      Mas em 3G, a Vodafone ganha sim

  2. José Bonifácio says:

    Então a nível de <5G… uma autêntica desgraça! Dos 120Mbps contratados (e pagos mensalmente), o máximo que consigo é <95Mbps. E hoje, pelas 09:00 horas tive de parar porque ainda consegui medir a velocidade (netmede) e estava com… 0,1 Mbps!!!

    • RicM says:

      Também me acontece isso e ainda tenho o bónus do router cortar a ligação quando se lembra e ter que ativar manualmente pois não recupera automaticamente. Então o ping nem se fala…

  3. Arlindo says:

    Quero só dizer ao João Ptt que a NOS tem em curso uma melhoria a nível nacional da rede no fim deste ano e no início do próximo ano devido ao 5G com melhoria de 4G e cobertura também..

    Em 2017 a NOS era claramente a pior operadora em rede móvel, mas por causa disso logo em 2017 houve um grande investimento.

    Isso fez com que hoje, quase 2023, as rede MEO, Vodafone e NOS estejam equilibradas e seja difícil dizer qual a melhor. A análise tem de ser feita zona a zona. Por exemplo, na zona Oeste e Ribatejo a NOS é uma desgraça

    Há zonas em que não se apanha rede NOS, mas também há zonas em que não se apanha MEO ou Vodafone, mas eles estão a trabalhar para melhorar isso. Tenho sentido melhorias todos os anos.

    • Jaime says:

      Aqui tentaram melhorar a rede mas ficou pior, menos sinal e menos velocidade.
      Mudei para a Meo e nem preciso do wifi em casa, tenho acesso ao 5g com velocidades perto dos 500mbps, seja em casa ou nos locais onde vou, estou muito mais contente.
      Com a NOS existia locais que voltava ao 3G que nem chamada dava para fazer, demorava a chamar.

    • Joao Ptt says:

      Sim, a NOS melhorou o seu serviço em algumas áreas na rede fixa, em especial onde tem concorrência à séria e onde estava a correr o risco de perder os clientes todos para a MEO e VODAFONE.
      Claro que melhorando a rede fixa, algumas antenas dessas áreas acabaram por ser beneficiadas com melhores larguras de banda e consequentemente mais velocidade, em especial se mudaram os equipamentos para ter o 5G.

      Mas isto é difícil de solucionar definitivamente porque não tendo o espectro rádio todo disponível acaba por existir saturação por excesso de utilizadores ligados à mesma “antena”, sem falar que mesmo que tivessem o espectro rádio todo disponível teriam de ter boas ligações de fibra-óptica/ micro-ondas para garantir as velocidades que prometem.

      Prometem mais do que podem realmente dar na maior parte dos casos, felizmente a lei protege estas empresas e permite-lhes estar constantemente a publicitar algo que não é realmente verdade para as pessoas individualmente.

  4. Yamahia says:

    A NOS pode dizer o que quiser, mas NOS nunca mais!

  5. Asousq says:

    Em Santa Maria da Feira já conseguiais mais de 1Gbps em 5G, normalmente nunca baixa dos 500Mbps.

  6. Bruno says:

    Aqui na minha zona de residência (concelho de Valongo) a NOS está a bombar… já comparei as 3 operadoras e a NOS é a melhor em cobertura e velocidade de rede móvel… mas muito à frente da MEO e VDF… Já noutras zonas a cobertura ainda é fraca… como em qualquer operadora… há zonas melhores, outras piores… O ideal é escolhermos a melhor conforme a nossa zona. E neste momento penso que no distrito do Porto a NOS está muito boa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.