NFT: Primeira SMS da história leiloada por 107 mil euros
Já ouviu falar em NFT (non-fungible token - token não-fungível)? Na prática, trata-se de um certificado de propriedade que não pode ser substituído, dividido ou partilhado.
A primeiro SMS da história enviado em 1992 foi leiloado como NFT por 107 mil euros.
SMS vendida como NFT tinha 15 caracteres, com as palavras "Merry Christmas"
A primeiro SMS da história, enviada pela operadora Vodafone em 03 de dezembro de 1992, foi leiloada na terça-feira como um NFT por 107 mil euros, durante um evento organizado pela casa Aguttes em França.
A identidade do comprador ainda não foi revelada, mas sabe-se que é canadiano e trabalha na área das novas tecnologias. Agora é proprietário exclusivo de uma réplica digital única do protocolo de comunicação original que transmitiu aquela mensagem de texto por telemóvel (SMS, sigla inglesa de short message service).
A mensagem, de 15 caracteres, com as palavras "Merry Christmas" [Feliz Natal, em português], foi recebida na altura por Richard Jarvis, colaborador da Vodafone.
Os NFT são ativos digitais que devido a uma tecnologia de cadeia de blocos, denominada “blockchain”, ficam registados como únicos, irreplicáveis e cujo historial de transações pode ser seguido desde a origem da “obra”.
Quase desconhecidos há um ano, os NFT representam, para alguns investidores, grandes oportunidades no mercado de arte contemporânea e estes transformaram-se, em poucos meses, essenciais em casas de leilão, ao atingirem milhões de dólares.
A venda de uma obra inteiramente digital do artista Beeple, em leilão, por 58,4 milhões de euros, em março, estabeleceu o recorde até ao momento. Intitulada "Everydays: The First 5,000 Days" ("Todos os dias: Os primeiros 5.000 dias", em tradução livre), a obra de Beeple, cujo verdadeiro nome é Mike Winkelmann, é uma colagem digital de fotografias tiradas desde 01 de maio de 2007, ao segundo de 5.000 dias.
NFT non fungible stupidity
só faltava.. isso e mais alguns a dizer que a humanidade está perdida por haver alguem gastar tanto € nisto
Cada qual com a sua pancada! Conheço pessoas que estouraram milhares de moedas de 50 escudos nas máquinas de jogos nos anos 90…. 😛
E 20 escudos nos matrecos.
Guilty as charged.
Já fazia isso nos anos 80 e com matrecos tb. A diferença é que era dinheiro bem empregue. As gargalhadas que dávamos a jogar matrecos e as humilhações que dávamos e levávamos valiam pela vida! Que saudades.
Provavelmente um dia no furuto iremos todos rir-nos disto.
Eu já o faço no presente.
+1
Assim é que é. Pobre mas feliz
Então quem está a ganhar dinheiro com isto e ver os outros a criticar e a não ganhar nada ainda se ri mais
FTW Vodafone !! 🙂
Nunca foi tão fácil fazer lavagem de dinheiro como hoje !
Cada vez vai ser mais fácil.
para os grandes sempre foi e sempre será fácil, mas esperem até as moedas actuais passarem a digital e vão ver se para o zé povo é assim tão fácil
Quando era tudo dinheiro na mão era bem mais fácil.
Quanto mais digital, mais difícil se torna.
“Agora é proprietário exclusivo de uma réplica digital”
Proprietário exclusivo de uma réplica…
Exclusivo…réplica…
NFT é um certificado de autenticidade original, certo?