Mais proteção no WhatsApp: agora já pode cifrar as suas cópias de segurança
Há muito que os utilizadores do WhatsApp pediam para que algumas áreas deste serviço de mensagens vissem a segurança aumentada. O Facebook tem trabalhado nesta área e tem mostrado que este é um dos seus desígnios.
Uma dos que estava identificada era a das cópias de segurança. Apesar de alojadas na Cloud, estavam em claro e acessíveis de forma demasiado simples. Agora, e para todos, as cópias de segurança podem ser já cifradas desde o smartphone até ao alojamento da Cloud.
Mais segurança no WhatsApp
Há já algum tempo que o WhatsApp vinha a trabalhar na parte de cifra das cópias de segurança. Este era um dos pontos onde os dados ainda circulavam e eram armazenados em claro, estando assim expostos e acessíveis.
Depois de garantir que a comunicação passou a ser feita de forma segura, há agora uma novidade. As próprias cópias de segurança passam a estar cifradas na Cloud e assim com um nível de segurança muito mais elevado.
CEO do Facebook revelou a novidade
Foram meses de testes do WhatsApp que agora terminaram com a disponibilização desta melhoria. Foi o próprio CEO do Facebook que anunciou esta novidade na sua página do Facebook. Numa curta mensagem, Mark Zuckerberg revelou a novidade.
A segurança pode ser garantida com uma chave de 64 dígitos, que caso seja perdida, torna a cópia de segurança impossível de recuperar. Há ainda a possibilidade de usar uma palavra passe, que pode ser recuperada se for perdida.
Cifrar cópias será algo natural
A cifrar das suas cópias de segurança será disponibilizada de forma faseada, sendo por isso limitada por agora. O Facebook quer garantir que a melhoria do WhatsApp está perfeita e a funcionar sem problemas.
Depois de ter garantido em 2016 a segurança das comunicações entre utilizadores, é dado mais um passo essencial. Agora a segurança é completa e está presente em quase todos os níveis do serviço. É, seguramente, uma medida que muitos esperavam e queriam.
Este artigo tem mais de um ano
Mas alguém ainda vai na lenga lenga desse aldrabão do facebook?
Estes continuam a acreditar no pai natal.
O pessoal deve mesmo precisar de imensa segurança nas suas importantíssimas mensagens do whatsapp…
Direito à privacidade, só falando das principais forças de segurança e investigação em Portugal já gastaram, pelo menos, 510 mil euros, desde 2014, na aquisição de ferramentas da Cellebrite, empresa de origem israelita. E deste valor, cerca de 375 mil euros foram em contratos por ajuste direto à Código Azul, uma pequena empresa sediada na Parede, concelho de Cascais. Este tipo de programa permite intercetar mensagens através de aplicações que encriptam comunicações e acesso à total aos conteúdos dos telemóveis. Sem falar das secretas, finanças e outras…. mais meia dúzia de anos, quando espirrarrem vão ver o telemóvel lhes pergutarem se querem uma aspirina.