Mais e melhor Internet com o novo padrão HTTP já aprovado
HTTP é a abreviação de Hypertext Transfer Protocol e consiste num protocolo de comunicação responsável pelo tratamento de pedidos e respostas em cliente e servidor no mundo Web, tendo sido criado em 1990. Desde então apenas existiu uma revisão, que data de 1999 e que nos traz a versão que ainda hoje utilizamos, a versão HTTP 1.0.
Numa altura em que o mundo Web não pára de evoluir, surgem novidades, 16 anos depois foi aprovado o novo padrão HTTP, o HTTP 2.0.
Passados 16 anos da última revisão, surge finalmente o novo padrão HTTP formalmente aprovado, o HTTP 2.0, padrão que promete tornar mais rápida e mais segura a comunicação entre os servidores Web e os navegadores.
Este padrão é baseado em SPDY, um protocolo da Google e irá permitir, a partir de agora, que vários pedidos de transferência de dados partilhem a mesma conexão de rede subjacente entre o navegador e o servidor Web e vai ainda integrar uma nova tecnologia de encriptação, o TLS.
O TLS (Transport Layer Security) virá substituir o bem conhecido SSL e irá permitir estabelecer conexões directas e seguras entre o navegador e o servidor Web, evitando assim problemas de equipamentos de rede intermediários.
Depois destas especificações terem sido aprovadas, este novo padrão terá ainda de passar por uma última formalidade, que, neste caso, passará pela solicitação de documentação comentada e por processos editoriais.
Por Hugo Sousa para Pplware
Este artigo tem mais de um ano
Novo protocolo HTTP baseado num protocolo Google? Hummmmm isto vai dar muito que falar…
O protocolo é open source, significando que, não só a segurança relativa a possíveis backdoors é garantida, como a proposta apresentada pela IETF é, apesar de baseada no SPDY, bastante diferente na implementação e, obviamente, sem qualquer associação com o Google.
Não é http 2.0 é http/2 . Foi mudado.
Abc
Rapaziada, usamos maioritariamente http/1.1 desde finais dos anos 90, ainda há muitos pedidos a serem feitos por http/1.0 mas isso são outros 500.
É bom ver finalmente isto a andar também para a frente.
http://linux.softpedia.com/blog/Mozilla-Firefox-36-Will-Bring-Support-for-HTTP-2-473800.shtml