Levantadas restrições ao uso de Internet em Pequim
O presidente da Comissão de Imprensa do Comité Olímpico Internacional (COI), Kevan Gosper, garantiu hoje aos jornalistas total liberdade na parte cibernética do trabalho nos Jogos Olímpicos, após o bloqueio a alguns sites promovido pelas autoridades chinesas.
“A comunicação social mundial vai estar em posição de noticiar os jogos adequada e apropriadamente”, vincou, sendo que o BOGOC (sigla em inglês do comité de organização dos Jogos) já cumpriu as exigências do COI.
Várias páginas da Internet, tais como a Amnistia Internacional, Repórteres Sem Fronteiras ou sites com informação do governo tibetano no exílio e dados relacionados com o massacre de Tiananmen em 1989, tinham sido interditas sexta-feira.
Gosper assegurou que “não há mudanças face aos compromissos assumidos em 2001” e garantiu que, após este incidente, “não há tensão entre o BOGOC e o COI”.
“Estou muito mais confiante. Ainda bem que isto aconteceu vários dias antes do início dos Jogos do que após o seu começo. Foi muito decepcionante deparar-me com esta situação numa semana difícil, mas queria resolver isso claramente antes do início dos Jogos”, frisou.
Sanada a situação, o responsável confia que estes “vão ser os melhores Jogos Olímpicos da história". "É o maior encontro entre Ocidente e Oriente, em circunstâncias pacíficas, na história mundial”, sublinhou. LUSA
Este artigo tem mais de um ano
Só vendo, é o que eu digo. Mas claro que os que foram referidos se vão manter bloqueados para o resto da china, bruxo.
Considero estes jogos olimpicos a realizar na china a maior hipocrisia que à muito não via.
Um país que ocupou o Tibete, não respeita os direitos humanos, que viola constantemente, leis de trabalho e meio ambiente. têm eles direito a organizar algo com os ideais dos jogos olimpicos… não creio. Lá está dinheiro fala sempre mais alto.
Estou a pensar adquirir net da ZON de 8mb wireless lá para casa e com dois pc’s ligados à net, tendo em conta que não é para jogar on-line, mas sim youtube, mails, blogs, sites em flash, será suficiente as 8mb?
aqui fica a questão a quem quiser responder
Não é verdade.
A China voltou com a palavra atrás.
E vai haver mesmo censura enquanto o COI, Comité Olímpico Internacional diz que tem que ser tomada uma posição.
Qual?
@João Paulo Ferreira
Foi criado um forum ppwlare precisamente para questões dessas. Inscreve-te e coloca a tua pergunta. O link está no topo desta página ..
_________________
http://www.otal.pt.vu
Levantadas as restrições ao uso da Internet em Pequim – para (e só para) os jornalistas, entenda-se.
É incrível como funciona o mundo, ou o povo, trocamos o nome de império, ou colónias por republicas ou democracias ou seja lá o que for e a população em geral já aceita, sim já é aceitável porque Republica Popular da China é mais bonito do que Império Chinês (sarcasmo). LoooL nem sei se rio ou se chore. :\
Mas também a partir do momento em que se reúne todos os países de África numa espécie de quase “confraternização” onde todos são convidados desde presidentes a ditadores e sei lá mais o que…. acho muito bem (ironia). Está aqui a prova que nós não sabemos distinguir um Primeiro-Ministro elegido democraticamente (segundo o que nós defendemos) de um ditador que anda para aí a matar quem se opõe (ou a mandar matar, que é a mesma coisa).
Desculpem o OFFTOPIC em relação à internet, é bem é bem…
Vou fazer a minha parte. Não vou ver os J.O.. Não aceito aquela gente querer fazer-se “aberta” ao mundo, quando é dos paises mais castradores em todos os sentidos. E depois, os atrasados dos jornalistas (e quem lhes paga!) gostam muito de falar em “China Comunista” dando um especial ênfase à palavra maldita… Se aquilo é comunismo, eu sou o pato donald…
Daqui a 4 anos, o próximo evento não deveria ser em Londres, mas sim em África, numa organização conjunta Zimbabué e Sudão! Outros “comunistas” também…