Já se pode usar o Facebook Messenger directamente no browser
O Facebook tem estado a investir de forma muito séria no Messenger e no seu serviço de mensagens instantâneas. A prova disso surgiu na conferência F8 onde foi apresentada a nova plataforma dedicada a este serviço.
Depois de tornar o Messenger como uma plataforma de serviços e de aplicações, lançou agora um site dedicado a este serviço, onde podemos usar o Messenger de forma independente e sem estarmos dentro da maior rede social da Internet.
A nova versão do Messenger, dedicada aos browsers, volta a mostrar a vontade do Facebook de remover este serviço de dentro das suas aplicações e da própria rede social, tornando-o independente e autónomo.
No site agora lançado, messenger.com, o utilizador tem acesso a todas as funcionalidades que tinha já na versão do site do Facebook, mas agora de forma dedicada e completamente independente.
Nesse novo site poderá realizar todas as mesmas funções que já fazia dentro da página do Facebook, com troca de mensagens, chamada de voz e de vídeo, e acesso a todo o histórico.
A nova interface do Messenger está muito decalcada do que podemos ter já nas versões móveis deste serviço, garantindo assim uma experiência de utilização transversal e unificada.
Esta nova plataforma está já disponível em Portugal, mas apresenta ainda ainda muitos elementos em Inglês, o que revela que é ainda um trabalho que está a ser desenvolvido e que terá melhorias a breve prazo.
Apesar de ser estranho o lançamento de um site com um serviço que está disponível dentro do Facebook, este mantêm a linha que o Facebook tem seguido nas plataformas móveis e que passa por remover o Messenger do Facebook e autonomizá-lo.
Podem aceder e autenticar-se já no novo site, ficando de imediato disponível todas as conversas que têm noutras plataformas.
Este artigo tem mais de um ano
Utilidade –> Zero
Não, não é assim… por acaso gosto da novidade. Ás vezes quero usar apenas o messenger e não tenho de estar no Facebook em si. Estava mesmo à espera disto…
E muitas pessoas não querem Facebook para nada apenas usam isto para o chat.
Podes crer, Sandro. 😀 Aliás, se o Facebook se desdobrasse em dois e permitisse um registo exclusivo para chat, acho que ia ser a debandada geral do serviço principal! Eu não preciso de Facebook para nada e há muito que cancelei a conta, mas se calhar não me importava de usar aquilo só para “chatear”, tal como de resto faço com Skype ou Hangouts…
Se ainda fosse uma extensão para o Chrome ou a app para o Windows 8 é que ficava agradecido, ao menos recebia as notificações como deve ser. No chrome o esquema de notificações funciona mas tenho de ter sempre o site aberto.
Ui ui. That’s a problem! E de outra maneira não tem de estar aberto?
https://chrome.google.com/webstore/detail/facebook-messenger-notifi/pdndipdnnemoafpneeeljgiimhgkjkfg
https://chrome.google.com/webstore/detail/facebook-messenger/mdapmeleikeppmfgadilffngabfpibok
Para quem está no trabalho e não pode/deve ter a pagina do Facebook aberta, mesmo sendo somente para usar o chat. Esta novidade é muito boa. 😉
Não consigo iniciar sessão… Mesmo estando logado no Facebook onde clico para iniciar sessão? Acontece a mais alguém?
Afinal já descobri, lol… Tem um botão logo no fim do artigo que redireciona para a página do login. xD Anyway, espero que o serviço vos funcione.
Podia era ter as opções do menu superior como em cima (ver quem está online, entre outros recursos). Mas isto chega e sobra, afinal só preciso mesmo do Facebook para o chat, os lembretes de aniversário e os grupos, é essa a utilidade da rede social!
Faria mais sentido que investissem mais em tornar a APP mais leve nos smartphones/tablet. Não acho que esta novidade traga nada de novo.
Há muitas pessoas a usar os computadores em formato de portátil e de mesa (desktop). Por isso sim traz algo de novo, porque fica logo à mão, mais do que o próprio smartphone. Até dá mais jeito escrever no teclado do pc do que no mini teclado do smartphone.
E ainda a vantagem de ter o facebook messenger numa página da internet tem também a ver com o facto de cada vez haver mais computadores (portáteis) direcionados só para a internet, tipo o chromeOS.
fazer uma coisa nao invalida a outra
e por isso que existem varias equipas a trabalhar em projectos diferentes.
Gosto muito da interface do Messenger. é uma boa app e está disponível para os 3 principais sistemas operativos, o que é muito bom.
Sou obrigado a admitir que a interface da app está muito bem conseguida no Windows Phone, aqueles balões quadrados são muito elegantes!
Não dá para aceder no smart. Extremamente inútil
There’s an app for that!
Ou sou só eu a achar o que o aspecto do site é quase uma cópia da aplicação de mensagens que vem no os x?
Não tens muitas opções de design para além de lista de mensagens do lado esquerdo e conversas do lado direito. O antigo Messenger da Microsoft para o PC também era assim…
E nao é possivel saber quem está activo? até vejo alguma utilidade sem ter de estar sempre a ver videos de gatos, supostamente tb torna o sistema mais leve?
Não seria mais fácil terem aproveitado o código da APP do windows phone e terem feito uma APP para windows 8/10 ? Ah wait temos os linux, OSX, w7 users….
Activei as notificações, criei atalho na barra de ferramentas (no Chrome: menu -> mais ferramentas -> criar atalhos de aplicação) e activei as notificações desktop. 5*! Andava à espera disto desde que o FB Messenger para Windows foi descontinuado! 😀
Emanuel como conseguiste ativar as notificações desktop depois de adicionares o Facebook Messenger à barra de ferramentas?
E porque há-de ser no browser e não no ambiente de trabalho? Para usar no browser, vale mais aceder à página da rede que vem dar ao mesmo; dantes ainda havia o recurso ao Ftalking ( homólogo do google talk) mas depois do facebook ter comprado whatsapp, nunca mais se conseguiu ter messenger no ambiente de trabalho; é impressão minha ou o Facebook anda a tentar controlar tudo e tirando alternativas aos utilizadores?
As criticas que estamos a fazer, certamente o pessoal pelo resto do mundo tambem o fará e o Facebook, vai mudar para extensão do chrome e afins…
Muito bom, vou reduzir o acesso ao facebook uns 80% no PC xD
Curiosamente parece-me que há muita gente que ainda confunde o Facebook Messenger com o MSN Messenger… Este site talvez crie ainda mais confusão!
GOOD