Já ouviu falar em matriz RACI (ou matriz de responsabilidades)?
No desenvolvimento de um projeto ou conjunto de tarefas, há sempre responsabilidades que são imputadas aos recursos humanos. Para uma melhor definição, deve ser criada uma matriz RACI para que fique claro qual é o papel que cada um tem numa determinada tarefa.
Uma Matriz RACI é uma ferramenta de gestão utilizada para clarificar papéis e responsabilidades no âmbito de um projeto ou processo. O nome RACI é um acrónimo que representa os diferentes papéis que podem ser atribuídos a indivíduos ou equipas:
- R - Responsible (Responsável): A pessoa ou equipa que executa a tarefa. É quem efetivamente realiza o trabalho para que a atividade seja concluída.
- A - Accountable (Aprovador ou Autoridade): A pessoa que tem a responsabilidade final e autoridade para tomar decisões relacionadas à tarefa. É quem aprova o trabalho feito pelo responsável.
- C - Consulted (Consultado): Quem deve ser consultado antes ou durante a execução da tarefa, pois possui informações ou expertise relevantes para contribuir com o processo.
- I - Informed (Informado): Quem precisa ser informado sobre o progresso ou resultados da tarefa, mas não está diretamente envolvido na sua execução.
Vamos a um pequeno exemplo para o desenvolvimento de um novo produto numa PME. Para começar vamos definir as equipas:
- Equipa de Desenvolvimento: responsável pela programação do produto
- Equipa de Marketing: responsável pela promoção e posicionamento do produto no mercado
- Equipa de Vendas: Responsável pela venda do produto
- Direção: Responsável pela aprovação estratégica e decisões principais
Relativamente às tarefas, devem ser realizadas as seguintes:
- Avaliação do mercado
- Desenvolvimento do produto
- Criação de uma campanha publicitária
- Formação das equipas de vendas
- Lançamento do Produto
Aqui fica um exemplo de uma Matriz RACI tendo em conta as equipas e tarefas indicadas.
Explicação simples dos papéis/responsabilidades
- Equipa de Desenvolvimento:
- Responsável pela execução técnica do produto (programação, design funcional).
- É consultada ou informada em tarefas como campanhas e lançamento.
- Equipa de Marketing:
- Lidera todas as atividades relacionadas ao estudo de mercado, campanhas publicitárias e planeamento do lançamento.
- Equipa de Vendas:
- Foco na execução das estratégias de vendas e na formação da equipa.
- Direção:
- Tem a palavra final em todas as decisões estratégicas e aprova o progresso das tarefas.
Como referido, a matriz RACI é uma importante ferramenta de gestão. É apresentada em formato de tabela, com as tarefas listadas em linhas e os indivíduos ou equipas em colunas.
bom artigo
sim, muito informativo, cheguei hoje ao trabalho e pus a malta toda a preencher as RACI, se a VW tivesse RACI não tinha chegado ao que chegou
sim, bastante útil
mas convem que seja aceite e validado por todos os setores. caso contrário vai haver empurrar tarefas que não se quer para outras areas