IRS: O seu reembolso ainda não chegou? Pode ser por causa disto…
A entrega de declarações de IRS ainda se mantém e tem tudo decorrido dentro da normalidade. Algumas pessoas têm referido que o reembolso ainda não chegou à sua conta e a Autoridade Tributária alertou recentemente para a falta de informação.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) está a desenvolver esforços para que o pagamento dos reembolsos de IRS seja efetuado em prazo substancialmente mais reduzido do que aquele que lhe é legalmente imposto (até 31 de agosto, se a declaração de rendimentos for entregue dentro do prazo legal).
Neste sentido, foram disponibilizadas no Portal das Finanças as liquidações de IRS/2022 que estão “em tratamento”, dado não ter sido indicado IBAN na declaração de IRS ou porque o IBAN aí indicado não se encontra válido.
De forma a que os contribuintes com liquidações nessas condições possam receber o seu reembolso por transferência bancária, reduzindo assim o prazo de pagamento, é dada a possibilidade de indicarem ou alterarem o seu IBAN no cadastro da AT ou, nas situações em que exista informação de IBAN válido, autorizem receber o reembolso nessa conta bancária, através de autenticação no Portal das Finanças.
Como atualizar o IBAN no Portal das Finanças?
Para atualizar o IBAN no Portal das Finanças deverá seguir os seguintes passos:
- #1 - Aceder ao Portal das Finanças aqui
- #2 - Proceder à autenticação
- #3 - Aceder à secção "Reembolsos/IBAN" e proceder à alteração caso seja necessário
No caso da liquidação pertencer a um agregado, a autorização para a utilização do IBAN de cadastro, para o pagamento do reembolso de IRS/2022, é efetuada por ambos os titulares de rendimentos com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
Este artigo tem mais de um ano
IRS Jovem colocado 5/4 e ainda nem dado com certo foi..
Sim, tenho também outras declarações que estão desde essa data completamente paradas. Este ano está a demorar bem mais que o habitual
Estou na mesma situação….deve-lhes custar ter que dar mais €€
aqui entregue dia 1 de abril, passou para declaração certa dia 5 de maio, e continua assim até hoje 22 de maio.
O meu anda “certa” há 1 mês .. Isto deve ser mesmo muito complexo passar de certo ao passo seguinte. Dificil devia ser passar para Certo, que é quando se faz as validações.
depois de passar para Declaração certa, ainda passa por mais uma verificação antes de seguir para cobrança ou reembolso.
Pensei que depois de Certa era só uma questão de fazer contas de liquidação ou não liquidação. Mas 1 mês parece-me demais.
O Estado deve estar sem dinheiro para andar a devolver IRS
Farto deste (des)governo. Agora arranjam desculpas do IBAN e que andam a pagar os apoios dos créditos da habitação a quem não consegue pagar. É assim, eu não vivo acima das possibilidades (como vivem os outros), declaro tudo e depois é isto… Estou a aguardar o reembolso.
Entregue a 5/04 e já recebi os trocos.
Neste momento passaram 62 dias que submeti o meu IRS (05/abril). A minha declaração está dada como certa desde 23/abril… Serei só eu? Que se passa?
Fiz a declaração manual… Porque recebi 100 euritos de direitos de autor… Sou funcionário publico… E a lição a tirar parece ser: mais vale estar quieto, pois se mexer não me devolvem o muito dinheiro que me retiveram…
Não há dinheiro para reembolsos. O dinheiro do tesouro do IRS a reembolsar foi todo para o apoio ás rendas de habitação.