PplWare Mobile

IRS: Afinal o que se pode declarar e descontar com imóveis?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. RC says:

    Não deveriam as pessoas que têm casa própria poder descontar obras de pintura e afins? porque é que só os senhorios é são beneficiados?

    • NM says:

      Porque os senhorios pagam 28% de IRS sobre o valor da renda, por isso podem abater essa valor com o dinheiro gasto nessas obras.

      • RC says:

        Mesmo assim não percebo porque quem acaba por pagar essas obras são as pessoas que estão lá a viver e geralmente fica sempre uma grande fatia no bolso do senhorio. E nada é fiscalizado se a casa não está a ser usada para o filho do senhorio por exemplo. Penso que deveriam pagar o mesmo IRS e descontar no IRS a mesma coisas que os outro, no meu caso por exemplo tenho sempre a categoria de imóveis a zero porque tenho 0 beneficios apesar de estar a pagar crédito à habitação e volta e meia precisar de fazer obras.

        • NM says:

          É a mesma lógica de porque é que eu não posso meter as despesas de combustível para abater no imposto, como fazem as empresas, por exemplo (aqui estamos a falar de outro imposto, eu sei). O senhorio tem um negócio e com isso paga os seus impostos, tem de ter algo que possa abater ao “roubo” dos 28%.
          O que você tem é uma dívida que tem de a pagar e não há cá benesses nenhumas. É injusto, pode ser, mas as coisas são mesmo assim…

        • Zé Fonseca A. says:

          “Podem também ser deduzidos 15% dos juros para créditos à habitação contratados até 31 de dezembro de 2011. Neste caso o limite é de 296 euros.”
          Se tiveres crédito contratado antes de 2011 podes submeter os juros.

          Quanto aos senhorios e enquanto senhorio, ser senhorio tem uma fiscalidade propria tal como ter uma empresa, tratando-se de um negocio é por isso natural que todas essas despesas sejam abatidas, e posso dizer-te que ser senhorio é mais um problema do que propriamente algo benefico.
          Os riscos são muitos e a lei protege mais os inquilinos do que os senhorios, tenho uma situação em que me estragaram uma das casas e tive milhares de euros de prejuizo e está neste momento em tribunal e mesmo que ganhe vou acabar por não ver quase nada porque os ex-inquilinos não têm rendimentos.
          Alem disso hoje em dia ninguém vive de ser senhorio, para se viver bem e se ser senhorio era preciso ter umas 10 casas arrendadas, as pessoas hoje em dia são senhorios de casas antigas que tiveram ou heranças para ajudar a acrescentar algum ao final do mês.

  2. Bitor says:

    Quem compra casa e está a levar com as taxas de euribor neste momento a 3,3% e a subir, é rico e não precisa de descontar…. ta certo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.