Quantcast
PplWare Mobile

IPMA tem novo supercomputador! 20x mais poder computacional

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. psink says:

    E no entanto não são capazes de actualizar um site com 30 anos…

  2. João Silva says:

    Os especialistas em meteorologia vão dizer que o ipma nunca acerta porque ah e tal.
    Como se a meteorologia fosse uma ciência exata.

  3. PML says:

    Excelente notícia. Muitos parabéns. A maioria das pessoas pensa que o IPMA é apenas meteorologia, mas faz muito mais do que isso. Esperemos que esta aquisição acompanhe o avanço tecnológico e infraestruturas de toda a instituição.
    Como alguém já mencionou, na parte que toca aos mais comuns dos mortais, deveria melhorar-se a interface nos móveis e criar uma APP.
    Aproveitem agora os recursos!

  4. Joao Ptt says:

    Gostaria mais de saber é quem é responsável pela hora legal em Portugal e sobretudo por manter um serviço que garanta que é a hora correcta que os dispositivos possam utilizar para se manterem sincronizados.

    Antigamente era o Observatório Astronómico de Lisboa, mas agora a página deles está em modo de arquivo, e o serviço de acerto de hora está a ir buscar a referência da hora a um servidor espanhol.

    • Pedro says:

      http://oal.ul.pt/HoraLegalOAL/hora.php

      Continua a funcionar no mesmo sítio…

      • Joao Ptt says:

        Se fizer um pedido NTP ao servidor ntp02.oal.ul.pt ou ao servidor alternativo vai ver, se tiver software que indique essa informação, que o mesmo está a ir busca a informação de referência da hora a um servidor Espanhol: hora.roa.es que é do “Real Observatorio de la Armada”.

        Ou seja: já não é o próprio Observatório Astronómico de Lisboa que mantém o equipamento que garante a hora exacta, mas vão buscar a informação a outros, no caso à organização espanhola responsável por esse serviço em Espanha.

        Em Portugal, ninguém parece ser mais responsável por tal serviço devido a alterações legislativas (em 2019) que para (não) variar tiram as competências mas depois não as atribuem de forma clara a alguém com capacidade de prestar tal serviço/ informação.

        • Pedro says:

          Obrigado pela explicação. Eu estava a falar da página com a Hora Legal (se é alimentada por um relógio atómico em Espanha, não sabia). Infelizmente isso não me surpreende… Pouco falta para sermos uma província da Espanha… Como dizio o velho Júlio César “Há na parte mais ocidental da Ibéria um pequeno povo chamado Luso, que nem se governa nem se deixa governar”

          • Joao Ptt says:

            É daqueles serviços aparentemente supérfluos, daí que ninguém queira saber até ao dia que começarem a falar nisso nas notícias e nos programas de comédia.

  5. AlexS says:

    O Outono Inverno de 2022-2023 será seco previu o IPMA.
    No entanto não para de chover.
    Suspeito que 20x de poder compuitacional não vão arranjar o Bias que o IPMA tem. Basta ouvir aquele diretor a falar para nenhum trabalhador se atrever a contrariar a “narrativa”.

    Mas o mais chocante disto tudo é que não há um jornalista – supostamente representam o publico -a perguntar: Onde é que falhou?

  6. Yamahia says:

    A ver se é desta q começam a acertar nalguma coisa de jeito. Houve um tempo em q qd diziam que chovia eu ia de t-shirt. E quando diziam que fazia sol eu ia de impremiavel e raramente me enganava. Loooloool

  7. Yamahia says:

    Agora a sério, isto que se passou em Lisboa no passado dia 7 foi vergonhoso. Deviam ser todos despedidos.

  8. Rui says:

    A questão é. Será que o IPMA precisava disso se os software deles fossem bem desenvolvidos, tivessem upgrades para as ultimas versões das tecnologias usadas? Muito empresas em portugal preferem gastar em ferro do que atualizar/modernizar seus softwares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.