Internet deu sinal de vida há 40 anos
Foi no final do Verão de 1969, pouco depois da aterragem na lua ou do Festival de Woodstock. Por aqueles dias, uma caixa de metal era entregue no escritório de Leonard Kleinrock, um professor na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Era um interface processador de mensagens (IMP, sigla em inglês) e serviu para que fossem transmitidas as primeiras palavras através de uma espécie de Internet.
Não existe consenso sobre o início da rede que hoje em dia utilizamos, mas a verdade é que a 29 de Outubro de 1969, este professor conseguiu comunicar através da sua IMP para outra IMP, ligada a outro computador a alguns quilómetros de distância, nomeadamente no Instituto de Pesquisa Stanford.
Depois da conquista de Morse, 125 anos depois surge uma outra forma de comunicação, no início apenas com as letras LO (o início da palavra LOGIN ¿ ligar), que foram transmitidas com sucesso entre os dois computadores. A Arpanet, como era conhecida na altura, viria a ficar ligada em rede entre 213 computadores, mas 14 anos depois já havia 16 milhões e o email começava a mudar o mundo.
Naquela noite de 1969 nem tudo correu bem. Enquanto ia carregando nas teclas do computador, Kleinrock ligava para Stanford a perguntar se as mesmas iam chegando. O L e o O chegaram, mas quanto quis teclar G o sistema «crashou», deixando na história o LO como a primeira transmissão por Internet.
Na verdade, o primeiro e-mail só apareceu em 1971, paralelamente com o surgimento do símbolo @ e a mensagem «QWERTYUIOP», que são precisamente as primeiras letras do teclado de um computador. O resto é história. TVI
Este artigo tem mais de um ano
1º
Parabéns Internet!
É verdade!..
Já tinha visto esta informação, precisamente no site do comentário acima registado (coobi…).
Eu compro as velas.. 😆
@OFF TOPIC
Vítor M. já fiz um post sobre Liberkey, como à (muitos) dias prometido.. :^^: mas fiz no fórum.. 😉
Parabéns!
Parece impossível… Há 40 anos só dava para enviar 2 letras… Que evolução!
(Devo confessar que os “1º”, “2º”… nos comentários começam a irritar. Não contribuem em nada para o comentário da pessoa, e parece que comentar se torna numa corrida de “crianças”)
Deixa lá isso…
À sempre aquele que escorrega no 1º, e afinal era o segundo, aí sim já tem piada 😛
Deixa pra lá. deixa-os comentar são tantos os utilizadores do pplware que nunca fizeram isso. O que tu deves ter é inveja não?
Era para o Rui C. Desculpa
Não, não é inveja. Simplesmente acho irritante e “feio” ver no primeiro comentário, logo antes mesmo de dar a opinião o “1º”.
Pointless, não?
Ó Rui, não me leves a mal… até compreendo o teu desabafo… mas não dês demasiada importância a isso pois isto é um espaço público e caso se caia no exagero perante os olhos do moderador/proprietário do blog logo far-seá alguma coisa…. mas isso é um pentelho. Porque se todos ligarmos a isso ( eu vejo isso como uma brincadeira apenas de quem é leitor assíduo do Pplware), então os outros também têm direito a comentar outras coisas, como por exemplo, usar estrangeirismos como “pointless”; entre muitas outras coisas sem grande nexo!
Não concordas?
P.S.: Este é um dos aspectos da Web 2.0. Há 40 anos não te podias dar ao luxo de gastar as tuas energias/letras só para dizer que não achas piada ao primeiro comentador !! 😀
Não gosto da ideia da ARPANET ser o nascimento da Internet. A Arpanet começou as comunicações entre máquinas a Internet foi aparecendo sendo a sua base de conceito proveniente da rede francesa ciclades.
Assim se percebe porque gosto tanto desta rede!
Parabéns a mim também! 😛
By the grace of God Almighty, And the pressures of the marketplace
The human race has civilized itself.
It’s a miracle!!!!
Gaspar, estou a ver que gostas de R.W. … e que tens sentido crítico refinado 😉
Os meus sinceros parabéns!
…e um dia será bem complicado sair dessa teia gigante.
É uma das maravilhas do mundo… pelo menos para mim. Sem dúvida que hoje em dia além de um canal de lazer é um dos maiores canais de desenvolvimento e produção, onde milhões de profissionais se dedicam de corpo e muita alma.
Parabéns ao génio que a construiu. 🙂
Tenho muito receio deste ponto de viragem !
Se olharmos bem estamos a sociedade moderna está assentar tudo na Internet, desde o Continente a vender a alface na net à deduções IRS serem feitas on-line, tudo de hoje em dia tem uma “ligação”, e se essa ligação falhar ?!.
Eu não me imagino sem telemóvel e agora estou a transitar já tenho net no telemóvel isto daqui uns tempos não ter NET no móvel sentirei-me como se não tivesse telemóvel, é um bocado como um PC sem net para que serve ? e não consigo passar mais de um dia sem me lembrar de navegar para algo.
Esta tecnologia criado à 40anos veio mudar tudo, profissões vão deixar de existir tais que jornalismo, livreiros, até acredito que caixa de supermercado a longa prazo pode deixar de existir, mas também trouxe novas profissões Eng. X Y Z , novos mercados.
É incrível como a vida levou um aceleramento com esta tecnologia.
Aqui fica um video interessante: https://www.youtube.com/watch?v=BnUhZ57fwbI