Iniciativa da Mozilla junta 100 milhões de dólares por uma Internet justa e sem anúncios
A Mozilla tem sido das organizações que mais tem lutado por uma Internet diferente, mais saudável. Agora, juntou-se à Coil e Creative Commons para criar o Grant for the Web. Para esta iniciativa já têm 100 milhões de dólares, cujo objetivo é mudar o paradigma da Internet.
O projeto Grant for the Web pretende apoiar iniciativas que levem a uma Internet mais privada, mais justa e sem anúncios. Ou seja, mudar a 'vigilância digital' que tem estado em vigor na atualidade.
A Coil, empresa de fintech ligada ao Blockchain, decidiu criar o Grant for the Web, um projeto que tem como objetivo mudar o paradigma de funcionamento da Internet. Para isso conta com dois aliados de peso, a Mozilla e a Creative Commons. Juntas, conseguiram 100 milhões de dólares para sustentar esta mudança.
Impulsionados pela insatisfação com a 'vigilância digital' e o 'capitalismo de vigilância' que atualmente prospera, estas três entidades querem mudar a Web para o seu propósito inicial. Ou seja, com a partilha de conhecimento e a comunicação como principais combustíveis desta rede de computadores.
A riqueza e a diversidade da Web vem dos seus criadores: escritores, programadores, músicos, podcasters, desenvolvedores de apps, jornalistas. Mas no atual ecossistema da web, as grandes plataformas de publicidade direcionada e invasiva fazem as regras e o lucro. Os consumidores também perdem - involuntariamente renunciam a resmas de dados pessoais ao navegar pelo conteúdo. Essa é toda a ideai por trás do 'capitalismo de vigilância'. Nosso objetivo ao ingressar na Grant for the Web é apoiar uma nova visão do futuro. Uma onde os criadores e consumidores podem prosperar.
| Mark Surman, diretor executivo da Mozilla
Como será sustentado este novo modelo para a Internet?
O dinheiro do Grant for the Web será usado para financiar e apoiar projetos que pensem e criem mecanismos para mudar a Internet. O grande objectivo deste fundo é a implementação de protocolos abertos, de tecnologias que protejam os utilizadores. Ou seja, eliminar as invasões de privacidade constantes no modelo atual.
Desse modo, a Coil irá criar um meio diferente de sustentar financeiramente o seu modelo: a monetização não será feita através da publicidade ou venda de dados, mas sim pela realização de micro-pagamentos. Assim, conforme o número de visitantes e respetivas doações a determinado site ou serviço, a Coil irá realizar um pagamento que seja proporcional a essa magnitude.
O conceito de Blockchain promete igualmente mudar o mundo como o conhecemos!
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Mozilla
Neste artigo: Coil, Creative Commons, Grant for the Web, Internet, mozilla, Open Source, web
Bonito, mas demasiado utópico!
Brave.
Tretas
Isto é basicamente o Brave. Só que o Brave já existe, já funciona, conheço quem realmente receba algum dinheiro via BAT e uso o browser tanto em desktop como em mobile (5*).
Já esta iniciativa não passa de uma promessa…