iGoogle… mais um i?
Este serviço do Google é muito interessante de facto. iGoogle foi a nomenclatura usada pelos pensadores da casa mãe para tornar mais interactiva a página inicial dos browsers quando estes não têm o Peopleware como predefinição 😉 é verdade, todo me leva a apontar para boicote. Mas não deixemos a coisa barata.
Explicando o serviço começo por afirmar que podemos ter nesta página um pouco de tudo, além dos temas sugeridos podemos colocar os nossos sites de referência onde nos são apresentados os tópicos dos últimos acontecimentos. Passando à acção:
Digitando o link http://www.igoogle.com serão encaminhados para a pagina de abertura do Google, no canto superior direito entrem lá no iGoogle, já está? Bem esta imagem 1 é o aspecto do meu iGoogle.
Já dentro do serviço podem verificar a parte que conhecem sobejamente, a ferramenta de pesquisas do Google.
De seguida podem verificar os separadores e links que possibilitam personalizar a nossa "Frontpage"
Esta é a área já personalizada com as caixas escolhidas por mim que se destinam a acolher os conteúdos que desejo ter na minha página principal.
Posso começar por explicar a parte em que podemos personalizar as caixas de informação, editamos as preferências e alteramos a gosto.
Neste caso especifico, a caixa que me informa da meteorologia pode ser personalizada com a minha escolha. Depois de feita a escolha termino clicando no botão Guardar.
Como podem verificar tenho um separador adicional ao que encontrarão nas vossas páginas, este criei-o para agrupar determinado tema.
Não me interessa ter na mesma página assuntos que deixem o aspecto confuso em termos de simplicidade de organização, usamos o link "Adicionar separador" (1) e criamos os separadores que desejarmos, podendo adicionar os temas (2) que entendermos seguindo o ponto 2 assinalado.
Escolham os temas que entenderem, naveguem, escolham e façam "Adiciona-lo agora".
Em vez de 3 tenho agora um quarto que adicionei da lista disponível.
Mas o aspecto da página em si pode não ser muito animador, as cores apáticas do Google não motivam uma visita demorada. Dizem até e fica este apontamento informativo, que se as páginas de pesquisa do Google fossem pretas, os utilizadores poupavam muitos euros no final do ano em energia. Têm a sua razão.
Muito bem, vamos então seleccionar um tema dos disponibilizados pelos criadores do serviços, não são muitos e os que são apenas têm a vantagem de altura em altura mudarem, pois são baseados em estações do ano, por exemplo, se está noite ou dia, etc... Depois de feita a escolha carregamos no botão "Guardar".
Depois de escolhido o tema, o aspecto torna-se mais amistoso, mais simpático. Fica ao vosso gosto, e como poderá tornar-se a vossa página de abertura nada como ter um toque da nossa preferência.
Ah, já agora deixem-me puxar a brasa à minha sardinha, repararam certamente que tenho as notícias do Peopleware lá no iGoogle, podemos fazer da seguinte forma:
Vamos ao link "Adicionar por URL" e na caixa de escolha metam o nosso link, será certamente uma caixa informativa sempre com as últimas novidades. Bom proveito e divirtam-se com a informação na ponta dos dedos...
E para aqueles que estavam a pensar que tinha sido mais uma OPA, sim do tipo a Apple comprou o Google, vejam como seria se na realidade o Google fosse mais... Apple!
UPDATE by M4n_in_bl4ck O Google X foi um projecto lançado pelo Google Labs a 15 de Março de 2005 e removido um dia depois. Consistia na tradicional barra de busca do Google, mas com uma interface semelhante à do sistema operativo Mac OS X, da Apple.
Segundo consta, o projecto terá sido removido do Google Labs devido a um possível processo por parte da Apple, já que a empresa possui a patente do design gráfico. Hoje em dia ainda é possível encontrar este projecto disponível em diversos mirrors, assim como em ZIP, disponível para download, permitindo que qualquer um tenha o seu próprio Google X.
Homepage: iGoogle
Este artigo tem mais de um ano
Interessante, só não sabia que essa página tinha endereço próprio, quando eu acessava o Google tinha lá no canto para eu fazer o login e me mandavam para esta página… Por vezes escolhi que deixasse as configurações do jeito que tinha deixado, mas nunca isso occoreu…
Atenção que a ideia não é do ‘gigante’. Há já algum conheço o conceito e o vejo amadurecer em http://www.netvibes.com/ . Agora, os grandes levam tudo, é sempre assim. Oxalá fizessem referência ao “ninho” http://www.netvibes.com.
Abraço,
António Martins
http://www.netvibes.com
anmile já disse tudo. O seu a seu dono…
eu ja uso o netvibes a algum tempo, isto pareceme uma boa copia!loool
Antes de mais parabéns pelo Site. Consulta diária sem dúvida.
Tenho o Netvibes há algum tempo… curiosamente o PPL é um dos feeds que mais aprecio.
1 abraço e parabéns.
Espectacular. Não sabia disto!
😀
[[]]
http://www.netvibes.com
O seu a seu dono…. 😉
Estou completamente de acordo com os users acima.
De repente, o Google é o revolucionário do Ajax ou Web 2.0 (???)
Onde está a inovação se outros já o teriam feito?
Eu até vos enviei um mail a falar sobre o Netvibes e outros serviços, e nada.
O Netvibes, com mais de 5 milhões de users, uma API para criação de “widgets” (“Netvibes Universe”), e um recente financiamento por parte da Index Ventures, Marc Andreessen, Pierre Chappaz [da Kelkoo e Wikio], Martin Varsavsky [da Jazztel, Ya.com e da Fon (aka “Fonera”)] no valor de 15 milhões de dólares, já pisou este terreno à muito e revelou-se numa das empresas mais inovadoras, do género “não consigo viver sem ti!”.
O “My Google” mudou de nome (mais um “i” e menos um “My”) e sem qualquer tipo de razão (overhype por parte das agências noticiosas e/ou “inc€ntivo$” por parte do proprio Google), é motivo para tal contentamento?
É mais um serviço na planoplia dos tantos outros que já disponibilizam, o que é optimo, mas os créditos pertencem a outros.
Mais uma vez volto a deparar-me com algo que acontece regularmente em Portugal. Haverá necessidade de traduzir apenas para português as noticias que aparecem em outros techblogs/techzines internacionais? Vocês sabem que conseguem mais do que isso.
Gostei muito!
Ainda assim prefiro o Netvibes.
Bah. Netvibes ftw!
E já agora, antes que pensem que vim aqui apenas para “espingardar” com o PplWare, peço imensas desculpas. O meu comment é apenas o reflexo da imensa frustração do que se passa a minha volta.
Temos tanta informação a nossa disponibilidade que custa ver o tuga a contentar-se com os “restos”. Temos direito a reviews, previews e análises, não temos?
Eu nem peço quantidade de artigos, mas sim qualidade e cuidado.
Um grande abraço a todos os autores do Pplware.
Um imenso obrigado por se manterem a par com a actualidade informática, mesmo não sendo a vossa (de alguns de vós, conforme lí) área profissional.
Há uma análise, feita por mim, há já algumas semanas, que demonstra claramente que a nível de personalização e gadgets disponíveis, o iGoogle está claramente à frente do Netvibes e Pageflakes.
realmente está uma cópia bastante boa 🙂
mas deixo aqui uma falha no iGoogle, ao criar uma nova aba não se consegue mais apaga-la, pelo menos ainda não consegui descobrir….. Se alguém souber diga!
nunca precisei de por o “i” para ter acesso a todos estes conteudos na pagina do google. bastava terem conta no gmail que aparecia logo lá em cima “Personalize this page” et voilá!
como posso saber quando os meus amigos visitam a minha pagina e quem?por varias vezes não consigo aceder,da-me erro…informaçao que me é dada que outros utilizadores acederam a minha pagina.
algem ai por favor sabe como faço pra remover esse igoogle e deixar a pagina inicial google ……….
se alguem souber me avisa blz eu sou o vinicius qualquer coisa manda um e-mail dizendo omo se puder me ajuda
xau xau fiquem com Deus……………………
É só clicar na parte superior,voltar a pagina inicial classica