História real de uma tentativa de burla online! Como funciona?
Estamos a poucos dias do Natal e por isso é preciso comprar os presentes para a família e amigos mas também os nossos presentes. Neste período a oferta é muita e a moda de comprar ou vender online pode tornar-se simplesmente num pesadelo, isto se o negócio não for feito em lojas credíveis ou com pessoas que não sejam de confiança.
Sabia que a Polícia Judiciária recebe cerca de 26 queixas por dia relativas a burlas informáticas? Na época natalícia os criminosos da Internet entram em acção para tentar ludibriar os utilizadores e as burlas informáticas simplesmente quadruplicam. Todo o cuidado é pouco e o mais barato pode sair de facto muito caro.
História verídica…
Deixem-me conta-vos um episódio que aconteceu comigo. Recentemente coloquei um anúncio para a venda de um iPhone em vários sites/serviços para o efeito e foi curiosamente no mais popular de Portugal que se deu a tentativa de burla.
Passado algumas horas recebi uma mensagem de alguém interessado no equipamento e fui questionado se poderia assumir o envio por correio do mesmo. Tratando-se de um telemóvel de um valor elevado, referi que eu próprio assumiria esse custo.
Envio ao individuo o meu nome, e-mail e o respectivo IBAN para que a transferência seja efectuada. Passado alguns minutos recebo no meu e-mail um screenshot da transferência e um comprovativo. Aparentemente o valor tinha sido transferido para a minha conta…mas afinal não!
Como a minha formação é na área da Segurança Informática, rapidamente me apercebi que alguém me estava a tentar burlar e aproveitei para brincar com o caso. Enviei uma mensagem ao burlão a referir que entretanto já tinha levado o equipamento aos CTT mas que não tinha por perto o número de tracking. Curiosamente o burlão pede-me o IMEI e questiono o porquê de precisar dessa informação. Segundo ele, pretendia confirmar se o equipamento tinha ainda garantia.
Há aqui outro pormenor interessante! A tentativa da burla informática acontece a uma Sexta-feira, ou seja, possivelmente (caso tivesse acontecido) a transferência só poderia ser vista na Segunda-Feira mas… entretanto o telefone já teria seguido caminho!
Referi ao burlão que desta vez não iria ter sorte e que o caso iria seguir para a Polícia uma vez que se trata de falsificação de documentos, o que é crime m Portugal!
Os esquemas…
São muitos os esquemas para enganar os utilizadores. No mundo online as ferramentas e as plataformas proporcionam situações deste tipo que acabam por “tramar” o utilizador final. A regra é básica: Quando vender algo receba sempre antes o dinheiro.
É verdade que este tipo de plataformas ajudam a realizar negócios, mas podem ser igualmente usadas pelos burlões para roubar o utilizador final. Não se esqueça também, antes de negociar, procurar no Google pelo nome, e-mail, ou usando outro dado pessoal da pessoa com quem está a tentar negociar.
Queixa Electrónica
O Sistema Queixa Electrónica destina-se a facilitar a apresentação à GNR, à PSP e ao SEF de queixas e denúncias por via electrónica quanto a determinados tipos de crime. Os crimes estão identificados no portal (aqui). Podem apresentar queixa pessoas singulares, devidamente identificadas, nacionais ou estrangeiras, residentes em Portugal ou presentes em território nacional.
Além do portal, poderá também de imediato informar a Policia Judiciária – ver contactos aqui.
Algumas dicas básicas
- Não devem ser aceites mensagens de correio electrónico de remetentes desconhecidos;
- Recomenda-se que, mesmo no caso das mensagens de remetentes conhecidos, o seu teor deve ser lido de forma crítica, no sentido de confirmar que se trata de uma mensagem legítima;
- Não devem ser seguidas hiperligações (também designadas por ligações, hyperlinks ou links) sem confirmar o destino efectivo para que remete;
- Em caso de dúvida, sugere-se que se passe com o rato sobre a hiperligação e verificar atentamente, no canto inferior esquerdo do seu navegador da Internet (browser), qual o endereço para o qual será reencaminhado;
- A navegação na Internet deve ter sempre presente a legitimidade das páginas consultadas;
- Nunca devem ser facultados dados pessoais ou senhas de acesso a espaços reservados, a não ser no próprio acesso a estes;
- Recomenda-se, finalmente, a instalação de programas antivírus e a respectiva actualização regular.
Já alguma vez foi vitima de uma burla informática?
Este artigo tem mais de um ano
” A regra é básica: Quando vender algo receba sempre antes o dinheiro.”
porquê? Compreendo que o vendedor se esteja a salvaguardar mas e o comprador? Pagar antes de receber? Como é que o comprador se pode salvaguardar?
Bom artigo, felizmente correu tudo bem 😉
Sim, tens razão. Tanto para um lado como para o outro. Neste caso o burlão estava do lado do comprador
Na maior parte das vezes o burlão é vendedor, é verdade. Mas actualmente e porque os compradores estão a desconfiar mais, os burlões passaram para comprador.
Aproveito para explicar e avisar outra técnica. O comprador (burlão) envia um mail falso, aparentemente endereçado do Banco, por ex. da CGD ou BPI, com logotipos e todo o “paleio” normal, a indicar que a transferência foi realizada. No final o resultado é o mesmo. Parabens pelo artigo e por avisar os mais distraídos.
tanto do lado do comprador como do vendedor as tentativas de burla são vulgares e não há um método que se possa seguir que nos garanta total segurança.
há princípios básicos a seguir e alguns deles estão enumerados no artigo.
basicamente nada melhor do que o negócio em mão e mesmo assim há casos de encontros marcados apenas com o intuito de assaltar a outra parte. combinar o encontro num lugar publico e muito movimentado é o melhor. a zona de alimentação de um centro comercial, por exemplo. de preferência sentados para que a fuga com o artigo na mão seja mais dificultada. evitar levar outros artigos como por exemplo ir vender uma máquina fotográfica e levar uma mochila com um computador. é vulgar os vendedores serem assaltados pelos compradores que lhes roubam outros artigos mesmo depois de fazerem um negócio limpo.
ao aceitar dinheiro verificar bem as notas, muitas vezes são falsas. mesmo quando o comprador as parece ter ido levantar ao multibanco (faz de conta que levanta e…).
nunca creditar em comprovativos, mesmo que de multibanco. normalmente são forjados.
ter em atenção o tipo de transferência e se esta pode, ou não, ser revogada.
pessoalmente tenho e uso o feedback que tenho num fórum muito específico como uma vantagem para mim, quer esteja a comprar ou a vender mas isso não me coloca imune a burlas que me tentei fazer.
depois há equipamentos em que é facílimo burlar alguém. objetivas de máquinas fotográficas, por exemplo. é facílimo parecer que tudo está bem (mesmo testando pessoalmente) e afinal não estar. uma simples queda violente pode não ter deixado marcas e numa análise de momento tudo funciona. depois verifica-se que um elemento está torcido e provoca distorções na imagem que não são visíveis no lcd da máquina. ou um elemento interior sem revestimento porque alguém fez asneira numa limpeza que tentou fazer em casa, etc.
Boa tarde, tenho uma situação assim parecida mas e com um senhor da Nigéria que ker o meu iban, e seguro dar? Só enviarei o telm depois de ter o € do lado de cá, mas é o meu iban? E possível a posterior fazerem burlas com ele? Obrigado
Estou extremamente com a mesma dívida, no meu caso o fulano é de Londres, e prontificou-se a pagar o telemóvel e os portes de envio, porém eu falei com o banco que me disse que era seguro, porém quando a oferta é grande o pobre desconfia…
Compras de estrangeiros são sempre duvidosas eles usam pessoas que não tem grandes conhecimentos para poderem fazer as suas trafulhices.Eu já tive problemas com português, com estrangeiros nem arrisco a maioria são nigerianos que dão dados de outro país.
Bom dia Pedro,
Estou neste momento a tentar vender um iphone, ao qual fui contactada por um Sr da Escócia. Este efetuou o pagamento. Recebi um email aparentemente do LLoyds Bank com um pdf como comprovativo da transação da transferência. Até aí tudo bem, até que questionei a esse mesmo Sr. quantos dias levaria o dinheiro a cair na minha conta, visto se tratar de uma transferência internacional. Ao que este me respondeu que apenas cairia o dinheiro assim que eu enviasse o comprovativo de envio do telemóvel para ele e para que vinha no pdf do comprovativo de banco. Posto isto, sabe da existência deste tipo de transações? Estou aguardar resposta do meu banco, pois não quero arriscar enviar o telemóvel sem efetivamente ter garantias que recebo o dinheiro.
Olá
Eu estou numa situação semelhante…também recebi um pdf da LLoyds bank (…). Pode – me dizer como ficou a sua situação?
Olá
Como era de prever o dinheiro nunca caiu na conta e graças a Deus não cai da esparranha. Na altura contactei o olx e disseram que este era um tipo de burla muito comum
Olá, boa tarde.
Comigo está a acontecer exatamente o mesmo. Tal e qual como o senhor escreveu. Com o mesmo banco, pdf, tudo. O senhor avançou para o envio da encomenda ou não?
Obrigado
Como sempre pedem para pagar primeiro, com isso já me lixei 3 vezes, o que vale valores baixos mas não me deixa de fazer falta, já me tentaram engano a vender um iPhone, a com a desculpa que no entanto saíram do país e já não estava em Coimbra, mas que me mandam após a transferência, não sou assim tão parvo. Agora só tudo avista, ou quem mande a cobrança, apesar que até podem mandar um tijolo. As vezes acho que o olx devia ter um serviço em que o produto e o dinheiro passem primeiro por eles assim era difícil de haver burlas, eles verificam o produto e reenviavam, sei que sairia mais caro mas era uma segurança.
Mas sabes que mesmo no caso de uma cobrança nos correios antes de pagares podes pedir a verificação da encomenda, se não for o que pretendes não pagas e devolves. Esta situação é uma típica daqueles mails da Nigéria, o esquema e o mesmo. Eu aconselho a verificação bancária antes de enviar qualquer coisa.
É falso! Os CTT não permitirem a abertura da encomenda antes da mesma ser entregue ao destinatário!
Nos balcões dos CTT é pagar/ assinar antes e verificar depois, e quem não quiser bem pode ir-se embora porque eles não deixam verificar antes e ponto final.
Procurei e não existe nenhuma lei que obrigue os distribuidores a permitir que quem recebe verifique a encomenda antes de a aceitar e eventualmente pagar por ela. Se alguém acha que existe, que diga qual é a lei e o artigo onde isso está escrito porque não encontrei em lado algum… e suponho mesmo que não existe.
Nas entregas porta-a-porta também acho que não deixam, mas se levarem o xizato e arrancarem a encomenda das mãos do distribuidor e a abrirem logo ali antes de pagarem/ assinarem talvez se safem… provavelmente só o fazem é uma vez com esse distribuidor…
Compras de estrangeiros são sempre duvidosas eles usam pessoas que não tem grandes conhecimentos para poderem fazer as suas trafulhices. Eu já tive problemas com português, com estrangeiros nem arrisco a maioria são nigerianos que dão dados de outro país.
É simples, NÃO COMPREM EM SITES DE CLASSIFICADOS, tipo OLX, comprem apenas onde haja sistema de feedback tipo Ebay e Coisas.
Mas como é que chegou lá pelo screenshot? Desconfiou pelo facto de lhe ter fornecido os dados pessoais que são apresentados no screenshot?
Aquela interface é de confirmação. Depois liguei para o gestor de conta também para confirmar
era a minha segunda pergunta xD
O IBAN é constituido por 25 digitos, ao contrário do que está no print screen.
Sim, mas eu cortei isso para este artigo
É possível ser mais realista, eu transfiro para uma conta minha.
Quando aparecer o ecrã com o recibo edito no browser para os valores que estão no ecrã de confirmação.
Para estes negócios, o melhor é ser pessoalmente
o iban de origem e destino está errado, tem dígitos a menos
Estão cortados prepositadamente. Quando se procura á partida logo por algo mais complexo esquecemon-nos das coisas simples 🙂
Normal, não ia o Sr. Pedro deixar tudo à descarada… as autoridades que tratem do caso.
Pedro, recebeste um screenshot e um email do banco a simular o comprovativo?
So screenshot. O e-mail do banco não
Ola a todos.
Eu ja recebi email do proprio banco cgd só que a transferencia era agendada….. Muito atencao, por norma devera aparecer registada. Como era agendada podem cancelar o agendamento a qualquer momento. Tive a sorte de reparar a tempo
Ah, boa, bem visto! Fica o Alerta! Obrigado
Pelo que sei mesmo uma transferencia normal apos ter sido efectuada pode ser cancelada de seguida…..
Todo o cuidado é pouco, por isso é que sistemas como paypal ganham muito dinheiro assegurando uma certa segurança a quem compra e quem vende…..
mesmo assim, com a indicação de “registada”, ela pode nunca ser feita. mesmos excluindo a manipulação da imagem num qualquer software disponível no mercado (e esta é a situação mais frequente) é possível apresentar um print screen verdadeiro de uma transferência “resgistada” que nunca se vai concretizar.
basta utilizar uma conta com duplo grau de confirmação (vulgar nas contas empresariais) para que a a transferência fique “registada” mas se concretize porque um segundo utilizador precisa de a confirmar e isso nunca virá a acontecer.
é um truque que é tentado de forma corrente quando empresas ou empresários têm penhoras e pretendem o levantamento das mesmas
Não precisas de ir para sistema de manipulação de imagens, qualquer pessoa que perceba de HTML pode muito bem “embrulhar te” a prenda e nunca mais vês o dinheiro. Falo por experiência própria que recebi um print não igual a este , mas sim de uma transferência bancária e o artista editou o HTML para os meus dados. Deve ter transferido para a conta de algum familiar ou outra conta, azar já contava que o print era falso e aguardei até á segunda feira para ver se o dinheiro entrava , mas nunca entrou. Nem nunca o comprador recebeu nada.
No meu caso comprei um smartwatch e paguei por transferência bancária e até hoje não recebi (16 meses) e este está entregue a PSP e 15 meses nada. Apenas a cobrança aceito ou em mão e em lugar aonde tem movimento. Internacional foi uma devolução para a China aonde o vendedor assim que o recebeu e o caso no paypal mudou a morada de entrega e perdi o caso mesmo comprovando (documentos) da entrega. Aconselho cuidado e ainda existe pessoas honestas…
Mas quando fazes uma devolução no PayPal, é o proprio paypal que te manda um email a dizer para onde tens que enviar de volta o artigo. Logo se devolveres o artigo para a morada que o PayPal te manda é irrelevante se o vendedor mudou de morada ou não… Isto pela experiencia que tive.
verdade! também já me aconteceu com uma loja espanhola e tudo correu bem, mesmo eles insistindo que não tinham recebido (o que era treta obviamente).
com o paypal nunca tive um problema.
é preciso é ter cuidado que a política deles não se aplica a alguns tipos de compras como, por exemplo, software.
Já me tentaram burlar uma vez. Tinha à venda no olx um artigo de 600€ e o burlão disse que iria pagar por paypal, mas como estava no estrangeiro, eu tinha de pagar os portes de envio a uma transportadora. Ele disse que tinha feito transferência pelo paypal mas o dinheiro só ficava disponível na minha conta depois de eu pagar à transportadora. Comecei a receber emails supostamente da paypal a pedir que eu pagasse o valor em falta. Eu não cai na esparrela e fiz queixa na polícia judiciária que disse que não podia fazer nada porque a burla não tinha sido consumada.
já me calhou tb,esquema d nigerianos. envolvem pagamentos via western union tb
os pagamentos tipo western union super do mais inseguro que existe. utilizar esse tipo de pagamentos é o mesmo que pedir para ser burlado
O OLX é do pior, aquilo deve ser 90% de vigarices.
Mas para este tipo de vigarice não ser é mais seguro para ambas as partes ficarem mais protegidos ou continua a haver riscos?
1°Sempre que se apresenta uma queixa “virtual” (pelo menos na PSP é assim) não dispensa a ida a uma esquadra, visto ter que formalizar a denúncia ou seja desejar procedimento criminal contra o suspeito, salvo situações de crime público, no entanto não há denúncias anónimas.
2° Neste caso em particular, os melhores dados que possui são a morada de destino (que provavelmente será falsa) e o número de telemóvel (que assim que o artista descobriu, esse cartão SIM deve ter desaparecido)..
3° O caso habitual de burla neste tipo de situações não é este, o que acontece em 99% dos casos é enviarem caixas com plásticos ou simplesmente vazias no seu interior.
4° O meu conselho, negócios de telemóveis devem ser sempre feitos em mão, com factura do equipamento e no caso de já não existir factura (até para não virem a ser acusados de crime de recepção) de preferência perto de uma esquadra onde possam pedir que se consulte o imei do telemóvel para saber se o mesmo consta para apreender.
5° Nunca façam negócios sozinhos ou em locais isolados a fim de evitar assaltos ou até mesmo situações mais desagradáveis, escolham no mínimo centros comerciais..
Qualquer coisa disponham, vou continuar atento a este tópico caso haja dúvidas, se souber poderei responder por esta via.
Obrigado, excelentes informações.
Passou algo muito semelhante a mim
Adeus que andar de olhos abertos e muita cautela
Eu não percebo como é que o OLX não introduz reviews do utilizador.
É uma funcionalidade básica que todas as plataformas de comércio electrónico têm de ter. Não custa nada e ajuda a perceber se o vendedor/comprador é fidedigno.
+1
Infelizmente, mesmo os que o tem (reviews), só mostram as que querem (permitindo que outros consumidores continuem a ser lesados/burlados), a título de exemplo comprei uns óculos de realidade virtual supostamente compatíveis (inclusive no campo perguntas-respostas a empresa responde a uma pergunta de um suposto utilizador onde afirma a compatibilidade) com o meu telemóvel (Mi Max) ao receber o artigo verifico que além de não ser, nem sequer dá para fechar a tampa, no mesmo site também tinha comprado o vidro temperado que era 1 cm mais pequeno para os lados e em altura, comprei mais uns quantos itens também eles com defeito fiz a review e não aparecem (em cerca de cem artigos, recebi uns sete com defeito), no entanto as reviews favoráveis aparecem. Em outro site comprei touch screens para trocar ecrãs alguns vinham estragados (verifico sempre se funcionam ligando os conectores antes de os colocar no sitio, já que não devemos criticar os outros pelos nossos erros) fiz a review e não aparecem. Outros problemas que geralmente acontecem é dizer que uma coisa faz algo mas não dizem em que estado a outra deve estar, um exemplo dizem que uma coisa dá para cortar batatas (entenda-se que se não dizem em que estado esta deve estar, partimos do principio que pode estar em qualquer um, inclusive crua), quando a recebemos percebemos que única forma de as conseguir cortar é se elas tiverem sido cozidas (cozinhadas) anteriormente, caso contrário o aparelho fica danificado.
Na minha opinião, o OLX peca por não ter sistema de feedback de vendedores e compradores.
+1
Como deve calcular o olx funciona maioritariamente com particulares sendo muito facil criar falsas reviews. nao ha nada que prove a minha identidade no olx e poderei criara dezenas de avatars que fazem “compras” entre si deixando um bom review
Pedro, quando compro algo online ou vendo, vejo sempre o tempo que esse utilizador já é cliente do site, se for recente, desconfiou. Já me “lixei” no olx com burlão que estava a vender um router 4G e pediu pagamento por entidade e referência, esses dados eram de um cartão de crédito pré pago. Lá se foram 25€. Fica o alerta. Bom artigo!
O pior e enviar a cobranca e os ctt aceitarem cheques carecas. Eu fui burlado em 1450€ e o tribunal arquivou o caso porque a encomenda pode ter sido entregue a “qualquer individuo”
Boas
Também sofri do mesmo, mas na altura não sabia da hipotese de obrigares o pagamento a ser em numerário! Desde entao nunca mais fiz envios sem ser com pagamento obrigatorio em numerario!
Abraço
Mas ninguém faz negócio de elevado valor por ctt :s
mas ofodasse! por esses valores entrega-se em mãos, e outra quem tem medo de negociar em mãos em Portugal só pode ter problemas mentais, combina-se num CC a horas decentes, tudo o resto desconfiem
Da minha experiência, e que já incluía as recomendações do artigo, acrescento o seguinte:
Venda: não enviar nada sem ter o dinheiro efectivamente na conta. Mesmo uma transferência real, se não for para o mesmo banco, pode ser cancelada. Já brinquei com muitos chicos-espertos em situações destas, em que dizem que ja transferiram o dinheiro. Eu tb digo que já enviei, para espero sempre que o dinheiro caia na conta. Quando querem à cobrança, vou ao Google maps ver a morada que deram. Mas agora peço sempre o pagamento antecipado dos portes.
Compra: tento pesquisar na net o e-mail, número telefone, etc. Muitas vezes encontra-se o perfil do vendedor no facebook. Ajuda um pouco
Bom dia,
Como conseguiu fazer isso? Já fui ao meu Banco e disseram que não se pode cancelar o pagamento.
Se me poder dar uma dica, fica aqui o meu e-mail. Obrigado.
Paypal Invoice FTW!
yups, isso é certinho e imediato.
¨*loja
Eu já fui burlado numa compra uma vez, na compra de um telemóvel já lá vão quase 3 anos. Fiz queixa e depois de uma série de diligências da polícia, já fui a tribunal testemunhar contra o gajo (e sim, o gajo estava lá com o cu sentado no mocho). Ainda estou à espera, mas acredito que ainda vou receber os meus 200€. Façam sempre queixa, por pouco que seja o valor, pois assim esses gajos não se ficam a rir. Pensam que por 20€ ninguém faz queixa, mas se houver 5/10/20 pessoas a fazer queixa contra o mesmo gajo aí ele vai se ver à rasca.
É mesmo isso. Estamos perante um roubo descarado.
Vendedores: – só vender à distância quando o dinheiro realmente chegar à conta e estiver no saldo disponível e só vender para Portugal (ignorar completamente o Estrangeiro e histórias da Carochinha); Compradores: só comprar pessoalmente cara-a-cara, analisando o artigo ao vivo e sem qualquer pré-pagamento. Tudo além disto é um risco: tanto pode correr bem como não.
Atenção aos cheques sem cobertura nos envios à cobrança. Os ctt não tem nenhuma opção de envio que obrigue, a quem recebe a encomenda, a pagar em dinheiro.
Já me aconteceu receber um cheque sem cobertura e ainda tive que pagar cerca de 50€ ao banco por ter depositado um cheque sem cobertura. Só mesmo num país de ladrões!! Quem é roubado ainda tem que pagar mais além do que foi roubado
Os ctts nunca devolvem da forma que o comprador pagou, dã sempre um vale dos ctts no valorm
Boas
Hoje já existe essa opção de pagamento obrigatório! Na altura aconteceu-me o mesmo e avisaram-me dessa possibilidade! E é o que uso até hoje!
Abraço
No talão de envio à cobrança dos CTT existe uma opção para pagamento, apenas, em numerário. Paga-se mais uns cêntimos mas vale a pena.
Infelizmente situações destas há muitas e os burlões, seja na qualidade de vendedor seja na qualidade de comprador, mudam várias vezes de estratégia e vão levando a água ao moinho deles, porque há sempre alguém que cai na esparrela. As pessoas vão-se apercebendo de uma ou outra situação por ouvirem comentar e vão-se acautelando, mas basta eles alterarem ligeiramente os procedimentos e o burlado, como não tem conhecimento deste novo metodo, pensa tratar-se de um negócio fidedigno. As transferências bancarias simuladas e os supostos pagamentos por PayPal, em que se fazem passar pela própria PayPal, são muito comuns.
O problema dos bancos , MBNET e Paypal é não disponibilizarem um comprovativo em PDF assinado digitalmente com marca segura de data e hora.
Qualquer um falsifica impressões de ecrã e comprovativos do banco, mbnet e Paypal… mas queria ver a falsificar comprovativos em PDF assinados digitalmente. O único cuidado a ter seria verificar os bancos/ paypal em primeiro lugar para ver qual a empresa que utilizam para certificar os ditos comprovativos em PDF e depois verificar as assinaturas digitais como deve ser.
Mas como já vários disseram, o melhor é mesmo esperar pelo dinheiro cair na conta efectivamente, não vão conseguir cancelar a transferência ou coisa parecida.
se esperares que o dinheiro te fique disponível não precisas de comprovativos, sejam de que tipo forem
Existe ainda um outro tipo de burla mais complexa.
– Tu tinhas o telemóvel à venda pelos 700€.
– O burlão via o anúncio e criava um ele próprio por esse valor ou lá perto.
– Uma terceira pessoa comprava o artigo inexistente ao burlão.
– O burlão comprava o teu telemóvel e quando lhe enviasses os dados para pagamento ele dava esses dados à terceira pessoa.
– A terceira pessoa pagava-te a ti o telemóvel pensando que estava a comprar o artigo ao burlão.
– Como tu recebias o dinheiro, enviavas o telemóvel ao burlão.
– A morada que o burlão dava, era de uma casa onde sabia não estar lá ninguém durante o dia. Metia-se de plantão a aguardar o carteiro ou transportadora.
Quem ficava a arder neste caso era a terceira pessoa, mas tu ficavas num rico sarilho porque o dinheiro tinha ido para a tua conta.
Isto já foi feito por cá e infelizmente ainda deve continuar a ser feito. Estes artistas só têm inteligência para o mal.
Mas que esquema!!! Obrigado (ou não) por partilhar. Agora há de tudo infelizmente…
Isso não é problema de quem está a vender.
Quem vende recebeu o dinheiro e enviou para onde lhe mandaram. Não está metido em nenhum problema.
No fundo acaba por não ser porque fez tudo legalmente.
O problema é quando o burlado for fazer queixa, o NIB ou entidade, etc que vai aparecer, é de quem realmente vendeu o artigo.
Até se apurar que realmente não foi ele o burlão, por certo vão haver chatices.
mas será que nao se desconfia se os nomes dos titulares das contas nao coincidem?
Eu vendo e compro muita coisa e só realizo negócio em envio à cobrança, em mão ou se fizerem transferência antes apenas é feito o envio quando recebo o dinheiro na conta. Assim como qualquer empresa faz.
Aconselho-te a escrever sempre no exterior do pacote “Não aceito cheques”, isto para o carteiro ter em atenção. Já foi muita gente burlada mesmo enviando à cobrança.
Por já ter pensado em como era simples forjar uma foto de um talão, só envio após o dinheiro entrar mesmo na conta. Outra regra que tenho é a seguinte, até posso enviar à cobrança, mas primeiro quero o dinheiro dos portes por transferência, pois se enviamos e a pessoa não vai levantar ficamos nós com o prejuízo dos portes….
Também já me aconteceu algo idêntico,
Suposto comprador mandou me o comprovativo do banco por e-mail ( banco diferente do meu )
Logo no outro dia estava o senhor dos Ctt para fazer o levantamento da encomenda do soposto comprador,
Recusei a entrega do artigo ao Sr dos CTT pelo facto do dinheiro ainda não ter caído na minha conta ( no qual nunca caio )
Mandei um SMS ao comprador a dizer que tinha recusado a recolha por falta do pagamento… nunca obtive resposta
Já fui borlado em scams do facebook sobre apostas desportivas, na altura sabia que havia uma hipótese elevada de acontecer, mas quis tirar a teima e correu mal. Agora mal vejo uma pagina do género, principalmente sobre jogos combinados tento denunciar logo.
Não faço é ideia de qual a legislação em vigor nestas burlas feitas pelo facebook
Cuidado é com o olx!Há uns dias atrás,quase que ia sendo burlado nesse site.
Informei o próprio olx da tentativa de burla e do historial de burlas desse indivíduo.
Acho que não quiseram saber,porque os anúncios desse indivíduo continuam por lá!
Basta uma busca no google por:eurico.sobral.87
Claro que este post se refere ao OLX.
O OLX está a borrifar-se para o conteúdo das vendas. Quer é o dinheiro dos clics/publicidade. De resto… está literalmente a borrifar-se para os utilizadores.
Tal e qual o olx está se a lixar! Por isso é que eles não criam um sistema de Feedback porque 1/4 dos anúncios são tangas.
E o custojusto é igual, á uns meses fiz uma denúncia, e pedi a mais pessoas minhas conhecidas para denunciarem o anúncio, e nem com várias denúncias , eles nada, 0!!!
O ideal nas compras e vendas é a Venda pessoal, principalmente em valores elevados. Eu prefiro esperar ou perder uma Venda mas ter alguém da minha “zona” que enviar por correio e ter dissabores.
Se mesmo assim alguém quiser enviar:
– pecam um No Telefone fixo privado (nada de Cafés, etc) e falem com a Pessoa pelo fixo, aí fica registada a morada
– enviem à cobranca, demora mais, sai mais caro mas é mais seguro
– se forem compradores fiquem com o IBAN da Pessoa e na transferência escrevam para o que foi “compra do telemóvel XPTO ao (nome e apelido)” e assim se algo corre mal podem fazer queixa
– NUNCA usem Whatsapp, usem SMS e chamadas porque essas ficam registadas na operadora
o olx não quer saber de nada, só quer é que um gajo pague pelos anuncios!
Há 16 anos que ando nestas andanças, comecei em 2000 no Miau.pt, no Ebay em 2002 e nunca tive problemas!
Não há desculpa para se deixarem enganar, hoje em dia só cai quem é pato, há Terabytes de informação sobre tudo, quem não sabe, que pesquise, é gratuito.
É simples, NÃO FAÇAM NEGÓCIOS EM SITES DE CLASSIFICADOS, tipo OLX, façam apenas onde haja sistema de feedback tipo Ebay e Coisas.
Facil. Vão ter com a pessoa e 1º o dinheiro na mãe e depois é que lhe dão o produto. Nestes casos tem que existir confiança e Claro sempre que venderem á cobrança sempre
mesmo com dinheiro na mão é preciso cuidado com as notas 😉 conheço quem já tenha sido levado e eu também já me arrisquei algumas vezes…a última foi a semana passada, por acaso correu tudo bem quando depositei o dinheiro
Tive conhecimento de duas situações de pessoas próximas:
1 – Esquema idêntico ao que o Pedro apresenta, mas com o talão do MB forjado e enviado por email como comprovativo de pagamento (de um portátil). O vendedor (meu conhecido) topou por o tipo de letra/caracteres não ser bem igual, bem como verificou a morada de entrega, no Google Maps, ser num descampado e não enviou.
2 – Um conhecido meu vendeu um iPhone, combinou entrega em mão, o comprador apareceu, verificou o iPhone para venda e quando devolveu, por artes de ilusionista, devolveu um avariado…
Enfim, muito cuidado!
Em tempos andei a “investigar” uns artigos que apareciam no OLX a venderem baterias electrónicas (instrumento musical), a preço muito baixo, p.ex., vendiam uma Roland TD20 por 1000 euros (quando ela nova passava dos 5.000 euros).
Resumidamente, o gajo dizia que estava em Espanha e por isso comprava mais barato, e que era uma loja… eu pedi o endereço da loja porque ia a Madrid em breve e assim ia à loja… a rua que ele deu não havia nenhuma loja de instrumentos.
Outra coisa que eu considero bastante grave nisto tudo, é que eu contactei o OLX, enviei a troca de email e até o print-screen do google maps a mostrar que a morada era falsa, etc.
A resposta do OLX foi que não assumiam a responsabilidade pelos artigos em venda e não fizeram mais nada!!! Nem retiraram o anuncio do site. Sei que o anuncio andou por lá, esse e outros do género, durante muito tempo e o OLX nada fez sabendo que era burla.
Ainda tentei a PJ mas a burocracia aqui era muita e desisti – tinha de ir lá apresentar uma queixa formal, levar todos os documentos, etc… e depois, eu não ia comprar aquilo e não, andei a brincar aos investigadores… desisti das queixas formais.
POr isso, o próprio OLX é culpado de muita burla que acontece porque estão a borrifar-se se o anuncio é verdadeiro ou não e mesmo com provas, fecham os olhos.
Depois de o dinheiro estar efectivamente na nossa conta, é possivel a pessoa que fez a transferência, cancela-la?
Sim, os bancos costumam fazer isso, chamam comissoes bancarias 🙂
E falando em burlas, porque aconselham a compra de produtos na Tomtop? Eu usei o vosso cupão, paguei o mi5s plus, já lá vão 20 dias e até agora nada.
De notar que a entrega seria de 3 a 5 dias.
Bom dia. Provavelmente não haverá qualquer problema, até porque nesta altura 20 dias não é nada. Agora, deve contactar a empresa para perceber se está atrasado e porque razão. Daí até ser uma burla…
Já os contactou e o que disseram?
Eu estou à espera de uma da Igogo.es já lá vão 22 dias, supostamente enviada de UK para Espanha já no dia 5 do corrente mês e continua por “Admitir”. Não tenho dúvida que a encomenda tivesse sido enviada, o problema é que já passou demasiado tempo; mais do dobro daquilo que é habitual, não obstante estarmos em época natalícia. Estamos sempre na expectativa – mas será que se perdeu ou que está simplesmente atrasada? São os riscos deste género de compras. Conclusão: Entre 20 de Novembro e 05 de Janeiro nunca mais comprarei nada a partir do estrangeiro.
como ficou esta situação? estva a pensar comprar na igogo
Vitor M. a Tomtop é provavelmente das piores empresas deste genero no pós venda, eu já mandei email, já mandei mp via facebook, já escrevi no facebook deles, respondem passado dias a dizer que já enviaram a encomenda, depois responderam a dizer que iam ver o que se passava… Até agora nada de concreto.
Se viesse da China, mas possa, vem de Madrid.. 600km..
Não tenho essa ideia. Alias, temos trabalhado com eles, sempre que compramos ou nos é cedido material… funciona tudo bem, se algo de ora ou está esgotado, temos sido alertado, mas também temos uma proximidade às empresas da loja. Sendo uma empresa de venda online, provavelmente como todos, comentem erros e devem por isso ter uma atenção à comunicação com o cliente, até no pós venda. Se precisar de alguma ajuda, poderemos fazer a ponte.
O que me meteu algum receio foi ver tanta gente a reclamar no facebook deles.
Eu por acaso hoje enviei-vos um email a solicitar aconselhamento, sei que vocês não tem culpa em nada, mas como tem um contacto profissional com eles, se me aconselhassem seria ótimo.
Via facebook do pplware damos uma ajuda claro. Contacte-nos que fazemos um contacto mais directo.
Sinceramente, como já alguns referiram, não percebo como o OLX não tem referência nem feedback dos vendedores e compradores como o eBay… eu já comprei e já vendi cenas no olx sem stress nenhum mas realmente é chato para qualquer pessoa que paga e não recebe, como receber coisas estragadas e até enganadas em relação ao produto original…
Em relação ao artigo, está muito bom e elucida bem o que é uma fraude e temos que ter muita atenção quanto a isso, então nestas alturas e com valores muito elevados…
sim, eu ja fui borlado com uma historia idêntica, vendia uma maquina fotográfica no valor de 420€ , fiquei sem a maquina e sem o dinheiro… o mais engraçado é que tinha um nome e uma morada para onde ia( para Inglaterra) e por mais reclamações que tenha feito para o pais de destino nao deu em nada… tive ajuda de uma pessoa amiga que mora em Inglaterra com reclamações online a falar com eles online e dizerem que não tem meios para atuar…francamente, ainda dizem mal de portugal
sim fui burlado cai que nem um patinho, ja la vao 2 anos ainda tenho de recordação as trocas de email com o burlão e com a policia e policia inglesa (actionfraud.police.uk)
Dica:
– Aceitem transferências feitas por caixas ATM, e enviei o comprovativo digitalizado e muito visível. (confirmem com amigos entendidos se foi alguma coisa mexida. Não é facil editar o documento da ATM, pois as letras são manhosas, ao mínimo de desconfiança, aguentem até o dinheiro estar disponível.)
– Em caso de dúvidas da respectiva transferência, não queiram enviar alguma coisa quando ainda desconfiam se o comprovativo enviado é verdadeiro, aguentem o equipamento um dia, e enviem no dia a seguir, quando o dinheiro estiver disponível na vossa conta. Nem que para isso, dêem uma desculpa ao comprador (ele vai pensar que foi enganado, mas depois de receber o equipamento, ja passou)
– Não aceitem o comprovativo enviado por o comprador, visto que quando se faz uma transferência bancária, todos os bancos tem lá para notificar o email do destinatário. Aceitem só como comprovativo, quando o banco envia o email a confirmar a transferência.
– Ultimo mas não menos importante, vejam se a transferência foi agendada, ou realizada. Grande parte dos bancos só aceitem até as 15:00, ficando depois agendada..
Não concordo consigo, é fácil muito fácil editar um recibo de Multibanco, basta para isso editar digitalmente e substituir por algo presente no próprio recibo (tipo clone/stamp tool) algo que o Photoshop faz a brincar! Atenção muita atenção a recibos enviados de forma digital, confirme sempre se o dinheiro entrou na conta!
Boa noite! Tenho um veiculo á venda no OLX, e fui contactado várias vezes por um suposto comprador que me comprava o veiculo e que o pai vinha a levantar o veiculo e trazia o dinheiro, no dia seguinte telefonou a pedir desculpa de o pai não ter vindo por ter havido um imprevisto e que vinha no dia seguinte e que ia precisar do meu NIB e perguntou qual era o meu banco, onde lhe disse que era a CGD, onde me respondeu que a transferência demorava 1 ou 2 dias e que vinha na sexa-feira á tarde levantar o carro. Como achei muita história e mandei-lhe uma SMS a dizer que só entregava o carro mediante dinheiro em notas ou transferência na CGD, até á data nem mais disse nada. Será que o suposto comprador era mesmo burlão???. Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
Cuidado com o OLX… muito cuidado.
Não usem o PAYPAL
Recentemente fui burlado.
Tiraram me 65,97 dólares sem autorização. Supostamente a despesa refere-se a uma venda do ebay. Nunca vendi nada, e não compro nada à 2 anos. O ebay inclusivamente já me enviou email a confirmar isso mesmo (que até já reencaminhei).
O Paypal que aparentemente seria seguro pelos visto aceita que se façam pagamentos sem recibo ou autorização do proprietário da conta
A única forma de reaver o dinheiro agora era ir para tribunal com eles…Sendo que por essa quantia obviamente não me compensaria e ficaria caro…Por isso resta-me partilhar a noticia e ajudar que o meu testemunho sirva de conselho para quem tem conta.
Não sei se foi o caso, mas atenção muitas das vezes, recebe um e-mail no Inbox que não é spam ou lixo eletrónico de algo que se parece com um e-mail fidedigno do PayPal a informar de uma dita transação por ex. de compra no Ebay (que nunca fizeram) e com um link para cancelar a transação, nunca cliquem nesse link, porque geralmente é fishing dos vossos dados, pq para cancelar a transação pedem todos os dados associados à conta PayPal. Muito cuidado. Se tiverem dúvidas coloquem o rato sobre o link sem clicar, e se o mesmo parecer suspeito é pq é! Por isso pode parecer que foi burlado e não ter sido. Imediatamente acedam à vossa conta do Paypal através do browser e verifiquem se realmente enviaram ou não dinheiro, e aconselho a mudar a password nesses casos imediatamente. E façam forward do e-mail para: spoof@paypal.com
Ate no Miau que usava um sistema de feedback fui burlado por um tal artista Pedro Lima que tinha mais de 30 referencias e feedback positivo. O gajo fugiu para Inglaterra e só passado uns 2 anos quando quis voltar a Portugal e se viu com o rabo apertado por ter mais de 20 queixas contra ele na PJ é que se lembrou de devolver o dinheiro.
Todo o cuidado é pouco!
Já tive tentativas de burla mas foi no aluguer de casa em Lisboa. Cuidado com emails de pessoas que querem apressar o fecho de contrato “porque vão emigrar” e dizem que a chave será enviada por correio porque não estão em Portugal. Pareceu-me uma tentativa básica de burla mas pode haver pessoas que por desespero aceitem.
A coisa de 4 anos atrás comprei um portátil de uma Sra. em Valongo através do OLX.
Após o pagamento,nada do portátil chegar. fui trocando mensagens e avisei a dita sra. que iria fazer queixa na PJ.
O que ela respondeu? vá fazer a tal queixa para ver se recebes….
Como sou bem mandado,fiz o que ela sugeriu.
Queixa eletronica e depois fui ao posto da GNR confirmar o facto.
Passaram-se 3 anos fui chamado á PJ e refiz a queixa.
Enfim,recebi o dinheiro de volta.O engraçado foi que a mesma Sra. foi sendo chamada a PJ e o Inspector telefonou-me sugerindo um acordo antes de seguir para tribunal. como eu queria o dinheiro de volta, fiz um acordo com a mulher onde ela poderia devolver-me a quantia em 3 vezes. Tudo falado,datas acertadas..etc.
Chegou a altura do primeiro pagamento e nada. Liguei novamente ao inspector e ele mandou o processo adiante. Em resumo… recebi de volta o que paguei.
Já escrevi muitas e muitas vezes ao OLX para que implantem um sistema de feedback mas como já muitos disseram, eles estão se lixando para isso. Com a chegada do OLX muitos outros sites de vendas online foram à vida.E nos os consumidores ficamos na mão. Falar em negócios pessoalmente é fácil para os que vivem em Lisboa,Porto e outras grandes cidades.Eu,moro no extremo norte e não tenho como fazer compras ou vendas assim.
Como é que conseguiu ter o dinheiro de volta?
Eu fiz uma queixa à GNR (na minha zona é a GNR e nao a PJ que trata desses assuntos).
Foram identificadas as pessoas, etc… Mas o processo ficou arquivado e eu fiquei sem o meu dinheiro (133e)… Isto tudo já fez 2 anos …
Se souberem dicas para tentar mexer nisto novamente, agradecia…
viva. já comprei e vendi dezenas de artigos pelo olx. felizmente sempre correu tudo bem e acho um bom serviço. mas também sempre fiz as transacções em pessoa em local público.
Eu já fui burlado pelo OLX, a pessoa fez-se passar por uma loja conhecida de vendas de usados e exigiu o pagamento antecipado por transferência bancária. Quando falei com o burlão enviei o comprovativo do pagamento e perguntei se ele já tinha enviado o equipamento ao que foi dando desculpas etc… Quando me fartei da situação acabei por dizer que iria fazer queixa à PJ e PSP… ele ameaçou-me que sabia a minha morada e que me fazia uma visita com uns amigos dele que era perigosos.
Ainda assim insisti e ele disse-me que não tinha problema porque ele conhecia a polícia e que a própria polícia o utilizava como informador visto que ele vivia numa zona complicada da margem sul de Lisboa… fui à PSP e mostrei tudo o que sabia dele e apresentei queixa… e como eu foram perto de 30 pessoas burladas por este indivíduo e perto de 2000€ em burlas.
Primariamente o processo tinha ficado fechado e pelos vistos como houve mais queixas… voltaram a reabrir o caso. Mas até agora não vi o dinheiro… Mas sim! Façam sempre queixa! Fiquei sem o dinheiro mas pelo menos esse indivíduo não se ficou a rir…
quero comprar um carro no olx e dizem mandar por express tranportes porque estao em franca e pedem para eu enviar Nome Completo :…………
Apellidos:……………….
País :……………..
Cidade :………………
Endereço :…………..
Codigo postal :………….
número de telefone :……….
uma cópia do Bilhete de Identidade :…………
sera isto uma fraude….eu disse so pagar quando chegar mas algo me faz desconfiar….que concelho me podem dar?
Nem pensar amigo… isso é um esquema muito utilizado, o chamado esquema nigeriano… Comprar carro ou algum veiculo só mesmo em Portugal. Com chave na mão, ir a um notário e fazer logo a mudança de nome, obviamente confirmar se está em reserva de propriedade ou não.
Ainda relativamente ao esquema, para alem de ficar sem o dinheiro, ainda fica com a identidade roubada, pois deste modo ficam com alguns documentos que lhes permite fazer créditos e quem sabe mais o quê…
obrigado caro Fantas84…asserio muito obrigado …..eu entretanto falei com esta suposta pessoa por mail e pelo whatsapp ….eles nao poderam de forma nenhuma atraves desse dados fazer nenhuma falcatrua pois nao?fiquei preocupado pois estava a cair como um patinho e ja agora o que devo fazer devo ir à policia denunciar esta situaçao ou existem outros locais para fazer tais denuncias ……mais uma vez um muito obrigado
Existem pessoas sem carácter nenhum neste mundo no passado dia 7 quinta-feira um Sr.de nome António Mansilha respondeu a um anuncio que eu tinha no custojusto e no olx para venda de um Samsung S9 + cor lilac no valor de 650€ disse que ia para Esposende e se poderia vir ter cmg para ver o telemóvel e se estivesse como fotos ( que estava novo ainda com acessórios intactos) que comprava.
Por volta das 12h30 encontrámos nos no penorio ele viu o telemóvel disse que o queria mas que como não dava para levantar esse valor que faria a transferência a minha frente e enviava comprovativo para email, lá fez a transferência a esposa do outro lado mandou codigos do banco porque estava em nome dela e la entrou o email de transferência do banco , ele ainda disse o dinheiro deve ficar disponível amanhã depois da 13h porque é de outro banco , depois envie me uma sms só para eu saber k já recebeu , com tanto cuidado pensei k estava a lidar com gente séria.
Embora que naquela altura entrou meu tio Augusto Gomes e esposa e quando o me despedi do Sr.Antonio Mansilha fui cumprimentar meu tio e comentei com ele o negócio que estava a fazer e ainda fiz o comentário: Só espero não ter perdido telemóvel e dinheiro, sei lá se ele consegue anular a transferência agora que foi embora.
E não é que meus instintos estava certos , o dinheiro nunca mais entrou o telemóvel esteve desligado fim semana ou fui bloqueada , depois encontrei aqui e no Instagram o perfil da esposa e o dele e enviei uma msg a disser para verem o k tinha acontecido com transferência, ai consegui outro número de telemóvel quando liguei atendeu porque não sabiam que era eu e começou a disparatar problemas que tinha enviou me uma sms a disser que tinha ficado com a conta bloqueada. Eu disse se não tinha como pagar que me devolve se o telemóvel ao que ele respondeu : quarta-feira que vinha dar me o dinheiro.
Nenhum dos contactos foi da parte dele este Sr. Nunca se justificou eu que ainda tive que andar a telefonar e mandar msg , esperei até quarta feira na hora de almoço liguei para saber como estava a situação ele atendeu e disse : Durante a tarde vou ai …mais nada.
Esperei ate 5 tarde , liguei desligou o telefone as 6h voltei a ligar deixou me ir para voice mail.
É uma vergonha porque não estamos a falar de bens de necessidade , este Sr. Já vinha para roubar porque quem não têm como comprar não compra e se surgir uma situação alheia a sua vontade devolvia o artigo logo não têm outra explicação.
Sinto me revoltada não pelo dinheiro mas pela acção pela falta de carácter.
Abaixo o perfil do Sr.Antonio Mansilha
https://www.facebook.com/mansbt.mansbt
Meus senhores, parece que ainda usam este tipo de scam atualmente no OLX, coloquei uma série de anúncios de vários items tecnológicos de valor elevado e é fácil de ver, quando parece bom demais, é porque é scam, por norma nunca envio nada que esteja a vender para fora do país, quando começam com essa cantiga comigo, calo-os logo. “Sim envio para onde quiser, até para a antártica, envia o dinheiro por Western Union, e assim que tiver o dinheiro comigo eu envio” é tiro e queda, nem respondem mais! Negócios no OLX só em mão sendo comprador ou vendedor e sempre encontros em locais públicos bastante movimentados, e algumas raras exceções envios à cobrança. Tb deixo indicação “Scammers don’t try your luck with me”.
Boas, estão acabar de me tentar burlar. sou eu o vendedor.
na vossa opinião compensa apresentar queixa? tenho a morada , (falsa provavelmente) e um numero telemovel.
Gostava de saber a vossa opinião.
Tenho vídeo no meu canal com burla de 8000€!
Só para ALERTAR os amigos mais incautos 😉
BURLA MB WAY! 8000€ em 7 minutos! Como NÃO USAR o MB-WAY! Burla MBWay OLX Compras Online! MBWAY SIBS
https://youtu.be/x-GjPlzrsFs
Sou nova nisso de vendas na internet. Apesar dos meus 65 anos nunca vendi ou comprei nada em sites como OLX. No entanto, com a ajuda da minha neta, lá coloquei um artigo á venda. Fui contactada por um rapaz da Espanha que se prontificou a fazer o pagamento. Pediu-me o Iban e outros dados, nome completo, etc. Estou receosa. Tenho medo que através do Iban ele possa aceder a outros dados.
Ele deu o nome e morada completa mas tenho receio que seja perigoso fornecer esses dados a alguém fora do país. Alguém poderia confirmar se é seguro fornecer esses dados? Muito obrigada.
Boas.
Não entregue nada. O esquema é mesmo esse. Logo que alguém coloca algo à venda, eles mostram-se muito interessados. Pedem o IBAN, pedem o email e mandam um comprovativo falso. Ou usam depois o esquema de dizer que mandaram dinheiro a mais e pedem para a pessoa enviar o que estava a pender e pelo banco o excesso do valor. Não vá no esquema, cuidado com o que vai entregar.
Se der o IBAN, ele pode fazer o pagamento, mas não envie logo o produto, ele vai pedir para mandar logo e mandar o comprovativo, mas envie só quando tiver o dinheiro na conta. Muito possivelmente o dinheiro nunca lhe vai ter à conta.
Muito obrigada pela gentileza em responder. O não enviar nada antes de receber o dinheiro eu compreendo mas o que realmente assusta é o rapaz poder utilizar-se do meu Iban para coisas fraudulentas. Infelizmente se até aqui em Portugal é difícil termos justiça com burlas, o que dizer de alguém que esta em Espanha? Muito obrigada mas uma vez
No início deste ano, conheci um homem no aplicativo Facebook Messenger que parecia muito legal e tinha meus melhores interesses em mente. Avanço rápido da história, ele sugeriu que devíamos investir juntos online em criptomoeda, que é uma forma de dobrar algum dinheiro em um curto período de tempo. Então, segui o conselho e investi cerca de US$ 67.000 da minha conta bancária. Mal sabia eu que estava jogando meu dinheiro fora em um esquema de negociação fraudulento. Perdi o dinheiro e denunciei ao FBI, mas nada foi feito até que conheci Amendall .net na internet, que me ajudou a rastrear a carteira do golpista, e recebi parte do meu dinheiro de volta. Graças a Deus que o amendall Recovery me ajudou depois de muita paciência e cooperação com a equipe.