Há mais 100 freguesias que vão ter melhor Internet! Saiba quais são
A sua freguesia tem fraca Internet? A ANACOM fez hoje saber que aprovou (em sentido provável de decisão) a renovação, até 21 de abril de 2033, dos direitos de utilização de frequências nas faixas dos 900 MHz e dos 1800 MHz atribuídos à Vodafone e à MEO.
Além disso, a ANACOM impõe obrigações adicionais de cobertura de Internet de 100 freguesias de baixa densidade populacional. Saiba quais são.
Os prestadores de serviço terão de disponibilizar um serviço de banda larga móvel com um débito mínimo de 100 Mbps, que contemple, pelo menos, 90% da população. Esta é uma "exigência" da ANACOM, que refere que os investimentos efetuados pelos operadores não têm privilegiado de igual forma as diversas zonas do país.
Destas 100 freguesias, a MEO terá de assegurar a cobertura de 56 e a Vodafone terá de cobrir 44 freguesias. A diferença de número prende-se com a quantidade de espectro atribuída a cada um destes operadores.
A Vodafone e a MEO devem, no prazo de um ano, contado a partir da data de homologação do acordo e/ou do resultado do sorteio, cumprir com as obrigações de cobertura de Internet das 100 freguesias.
Lista das 100 freguesias que vão ter Internet
Esta decisão da ANACOM, que é agora submetida a audiência prévia e consulta pública por um período de 20 dias úteis, permite assegurar os objetivos de regulação que cabe a esta Autoridade prosseguir, nomeadamente os de assegurar a utilização efetiva e eficiente do espectro, promover a concorrência nos mercados retalhistas, incentivar o investimento e evitar perturbações na continuidade da prestação dos serviços de comunicações.
A MEO e a Vodafone deverão acordar entre si, até 30 de junho de 2022, a distribuição das freguesias cuja cobertura de Internet terão de assegurar, e comunicar à ANACOM a decisão alcançada. Cada um dos operadores não pode escolher uma freguesia em que já tenha obrigações de cobertura específicas que decorrem do Leilão Multifaixa ou da renovação dos DUF relativos aos 2,1 GHz. Recorde-se que no primeiro caso a ANACOM impôs a cobertura adicional de 480 freguesias e no segundo de mais 588 freguesias.
Este artigo tem mais de um ano
Pelo mapa dá para ver que são concelhos do litoral, infelizmente o interior continua no plano do esquecimento digital.
+1
É o normal.
Realmente é o litoral é que precisa destas iniciativas não haja dúvida. O interior é e sempre será isolado por medidas deste género *facepalm*
+1
As freguesias do interior já estão contempladas nas obrigações do leilão do 5G!!
É porque as freguesias do interior já estão contempladas nas obrigações do leilão do 5G!!
Como não amar esta disparidade. No interior transmontano nem uma! Enquanto não existir uma descentralização favorável a fixação de pessoas no interior do país o progresso jamais será equitativo. Enfim…
Neste país o que interessa é chegar às massas. O litoral dá milhões de votos, o interior dá alguns milhares.
As freguesias do interior já estão contempladas nas obrigações do leilão do 5G!!
Assim como estavam pelo 4G e pelo 3G mas a verdade e que não o teem tenho casa de ferias no interior e apesar de ter fibra a menos de 1k não a posso meter pq não e viavel para a operadora (o que me foi dito) e quanto a net movel so tenho 3G ja que 4G não tem rede sequer é isso que queres dizer com contepladas e o rir Portugal
Meu caro, desculpe desenterrar o tópico.
Por acaso já lhe colocaram a fibra ou continua tudo na mesma?
Portugal é só de Coimbra para baixo. No Norte, e sobretudo no interior, as pessoas não pagam os mesmos impostos.
+1
+1
Alentejo… Nem litoral nem interior
Sines, yayyyy
Pois não. Paga mais!
Em várias freguesias do conselho de Rio Maior a internet já é muito boa, ou seja não é necessário isto!! Só as Alcobertas precisão disto.
Não é bem assim, na zona contrária à que referes do conselho, o 4G também não é dos melhores e ADSL é muito específico. Refiro à zona de Malaqueijo, Marmeleira, Assentiz, Azambujeira.
Dou um exemplo bem conhecido meu, a Marmeleira, que inclusive já tem Fibra mas não para o utilizador comum. Existem 3 PDO’s de Fibra na terra, um para a Crédito Agrícola, um central e outro perto das casas do Pacheco Pereira (Político). A restante aldeia, por muita pressão que já tenha feito, neste caso, na Altice, recebe sempre a resposta que não é justificável à expansão.
A nível de ADSL, os meus pais têm contratados 24MB’s mas na realidade, chegam pouco mais de 10 ao Router em dias bons. Sendo que, por exemplo, nestes tempos de pandemia, em que está muita gente por lá em teletrabalho (Eu inclusive) tenho momentos de 2 a 3 MB’s de Internet.
E a nível de 4G, é horrível, em qualquer uma das redes. Há dias que não passo 1/2 MB’s em Vodafone que é a melhorzita.
Eu tenho NOS 4G e apanho no máximo 11Mbps (estando a 13Km da Marmeleira) e quando tinha Altice e Vodafone era uma autentica porcaria!! O problema é que os operadores não indicam a velocidade máxima nas freguesias!!
Mas mas mas…. como assim, não tenho ADSL, Fibra, 4G, tenho que trabalhar com net a 1mb e não está na lista depois de 1548 reclamações ? Estou no norte interior….
Lá estamos nós a dar sempre principal importância ao litoral e esquecer, quase que por completo, o interior. Isto numa altura em que se fala cada vez mais na reabilitação do interior, até aqui de certa forma abandonado, em que até dão apoios e incentivos, mas esquecem-se que também é preciso criar condições e, hoje em dia, a internet acaba por ser também um factor super importante na decisão
É porque as freguesias do interior já estão contempladas nas obrigações do leilão do 5G!!
O interior já recebeu uma resposta de aumento de cobertura no leilão 4G. Este aumento é de capacidade e não de cobertura.
Nós que habitamos o interior, só nos resta uma opção. Abandonar e engrossar o ajuntamento do litoral, pois coesão territorial só existe no discurso dos políticos. Se nada dá lucro “vendam” o interior como fizeram com as barragens!
“Os prestadores de serviço terão de disponibilizar um serviço de banda larga móvel com um débito mínimo de 100 Mbps, que contemple, pelo menos, 90% da população”
Sendo isto verdade o nosso interior está pela hora da morte. O que vale é q um dia destes á de haver mais uma eleição para os partidos lá irem fazer promessas vazias. (estou a ser sarcastico)
Freguesias do interior é tudo já 5G!!! Viva Portugal e o Desenvolvimento!
As operadoras Altice e Vodafone pôr 100Mbps na Zona de Rio Maior!? Como isto aqui é só montes e cada um com mais de 2Km de altura!!
A minha freguesia está contemplada, mas não sei a razão até porque a mesma já tem fibra a alguns anos.
É o sinal de telemóvel, não é a fibra…
Está visto que mais uma vez, fora de lisboa e porto é como se fosse tudo espanha. Depois admiram-se que fora desses locais vote tudo em partidos que realmente querem fazer alguma coisa…
Este mapa está ai com défice de freguesias. Nos meses de Abril e Maio, o municipio de Ponte de Sor investiu do “próprio bolso” para fazer chegar fibra às freguesias do concelho, sendo que algumas delas ficam com a infrastrutura pronta em Maio. Mas não vejo ali as que ja estão terminadas….
O Bom sucesso freguesia da Figueira da Foz cada vez merece menos, senhores autarcas não rebam só ao fim do mê lutem por mais o zé da vaca tambem necessita de boa Internete………..LUTEM POR UM OBJETIVO.