gov.pt: chegou a nova app do Governo para os seus cartões
A esta altura já todos ouviram falar na app id.gov.pt e muitos usam-na no dia a dia. Esta app passou agora a chamar-se apenas gov.pt e permite ter no telemóvel o nosso cartão de cidadão, carta de condução, entre outros documentos. Conheçam a nova app.
gov.pt: todos os cartões na app do governo
A gov.pt é a app oficial da administração pública portuguesa que dá acesso a vários serviços de identidade digital, autenticação e assinatura digital. (substitui as antigas apps id.gov.pt e autenticacao.gov).
Nesta app pode adicionar e gerir vários documentos oficiais (ex. Cartão de Cidadão, carta de condução, entre outros), que têm validade legal. Também pode validar documentos digitais, apresentados na mesma app a partir de outros dispositivos.
Esta nova app centraliza um conjunto de serviços que antes estavam dispersos por outras app. Pode ter:
- Documento digitais
- Nesta app pode adicionar e gerir vários documentos oficiais (ex. Cartão de Cidadão, carta de condução, entre outros), que têm validade legal. Também pode validar documentos digitais, apresentados na mesma app a partir de outros dispositivos.
- Assinatura digital e autenticação
- Através da app consegue gerir várias funcionalidades da Chave Móvel Digital (CMD) e assinar documentos .pdf.
- Pode receber os códigos de acesso, alterar os dados associados à Chave Móvel Digital e gerir as autorizações da CMD. Pode também ativar os certificados do seu Cartão de Cidadão ou voltar a ativar a CMD através da aplicação.
- Novos serviços em breve
Ao longo dos próximos meses a app gov.pt irá integrar cada vez mais serviços digitais de áreas e entidades diferentes, tornando-se num dos principais canais para interagir com os serviços públicos em Portugal. Mais novidades em breve! Também pode aceder ao portal aqui.
Sem querer denegrir o desenvolvedor e restante equipa…
Mas em pleno 2024 como é que uma app governamental tem este tipo de design antigo e funções super básicas?
Não entendo…
se não entende é porque não percebe a utilidade da ferramenta … além disso, que tal indicar algumas sugestões de melhoria ao invés de estar a criticar 😉
Entendo a utilidade da ferramenta, e eu mesmo trabalho na área.
A sugestão seria o refazer de toda a interface de ui, pois já não nos encontra-mos em 2015.
Fora isso, de notar que não utilizam ultimas tecnologias para estes projetos, e os problemas entre versões de mobile são vastos.
Sugestões:
– Contratar equipas modernas e com capacidade de desenvolvimento
– Despedimento de inúteis
– Design Modernos.. no Dribbble tem lá exemplos feitos por indianos que metem este projeto num bolso.
“Despedimentos de inúteis” : na máquina do estado, como é possível definir que é inútil ?
entendo as sugestões, mas dada a finalidade da app, a interface é mesmo assim tão importante ?
A visão do “se é importante ou não” depende de muita coisa.
– Sendo uma app do estado achas que os custos que meteram para fazer isto foram baixos?
– Que updates significativos vamos ver nesta “nova” versão? Tendo em conta as anteriores do governo eu diria que um update por ano que realmente traga valor a app é o esperado…
Eu sou realmente apologista que este tipo de negócios deveria a ata publica e a melhor empresa com o melhor design e execução deveriam ganhar o projeto.
Concursos públicos*
Sou reformado, vou fazer 86 anos em Janeiro. Não tenho cartão de cidadão. Só tenho Bilhete de identidade. Onde posso colocar o respetivo documento. Espero k me digam. Email :americomagalhaes8@gmail.com. Obrigado. Cumprimentos
Refere-se a pagar 6500 milhões de dólares, a uma empresa, para poder usar o copyright de um botão, 6000 biliões de cores, mínimo de 10gb de Ram e 5.9mpbs de ligação?
É que isso é moderno, o problema é custar 6500 milhões de dólares e precisar de 650000 milhões para cibersegurança.
Os “programadores” tugolandeses são bons é a fazer copy/paste, mas mesmo assim saem estas pérolas. Este tipo de apps só é imútil porque a ideia em si ainda consegue ser mais inútil.
Tão inútil como um Pastor a comentar tecnologia.
E nem funciona. Saíram 2 atualizações, e a app fica parada no splash screen. Cada dia pior.
Isso não me aconteceu.
Também me aconteceu (Android), mas após forçar paragem já consegui entrar na aplicação.
Atualizar os documentos é que nem por isso.
Igual, ficou presa no splash screen. Desinstalei e e voltei a instalar e agora fica presa na Autenticação…
Já consegui entrar, mas ao adicionar documentos dá erro de servidor… É aguardar…
Se os documentos tiverem caducados dá erro, ou se não tiver a chave móvel digital ativa, lente que, o material tem sempre razão…
tenho cahve digital ativa e documentos atualizados…. várias tentatvas. sepre erro no servidor
Alguém sabe se já é possível ter os documentos dos filhos?
Isso dava imenso jeito…
Não testei, mas a opção para isso pelo menos existe.
Pois, mas para isso a outra pessoa tem que ter chave móvel digital. As minhas filhas são menores e não têm telemóvel, por isso tenho que andar com os CC delas sempre atrás.
Na app quando fui digitalizar um novo documento apareceu a opção “documentos de outra pessoa”, deduzo que seja util no seu caso
Sim dá, desde que os seus filhos tenham também a app em outro equipamento, depois onde está instalado a identificação do seu filho(a), vai ao documento que quer partilhar e seleciona partilhar documento e seleciona o tempo máximo 6 meses. Gera um qrcode e na sua app vai a parte das partilhas e scaneia o qrcode e pronto já tem a identificação do seu filho, eu costumo fazer isso. Ao fim de 6 meses tem de repetir o processo.
Como tudo feito pelos desenvolvedores do governo, não funciona. Fica preso em diversas telas além de dar inúmeros erros. Não vou usar.
Questão de design é discutível, eu prefiro que funcione corretamente, o que não é o caso. Bloqueia muitas vezes no splash, é necessário fechar e voltar a abrir, dá imensos erros a atualizar os documentos. Documentos adicionados a 24.12.2024 em 25.12.2024 aparecem como desatualizados.
Estes sim, são os problemas que se devem preocupar a resolver, depois podem tratar do design.
+1
E os erros que ocorrem ao tentar adicionar os DUA e os seguros, já tentei 2 vezes mas sem sucesso.
Lembre-se que o servidor central tem de gerir uns milhões de pessoas, a tentar aceder a dados, ao mesmo tempo que 70000 milhões de tentativas de invasão, por segundo.
Ao longo dos dias, deve ficar melhor e facilitar as operações. Só aqui é que as pessoas pensam “pago 120 euros por uma ligação de 1gbps e um telemóvel com 400gb, de dados a 3gbps, devo ter acesso a 5000 sistemas solares, de dados, em 1 milisegundo”.
Então que não definam a validade dos documentos de 24h, porque atualizei ontem à tarde e hoje já dá como desatualizado. Se assim o fizerem, certamente o número de acessos e tokens que os servidores terão que lidar serão muito menos.
É tudo uma questão de planeamento, parece que algo está a falhar.
O design pode influenciar o funcionamento de uma app.
Mas quantas apps é que já saíram? Estão sempre a mudar.
Não atualiza os documentos desde que saiu
Aqui tudo OK em termos de “erros” que impossibilitem acesso/funcionamento.
Apenas diz que os documentos estão desatualizados, mas aparecem-me todos, com todos os dados e fotos portanto até ver, não está mau…
Foi um erro tirarem o «id» do nome. Com o «id» pelo menos sabíamos logo para que servia… daqui a uns tempos, só com o «gov» e sem o «id», há sempre a possibilidade de nos esquecermos para que serve aquela app que temos que é identificada apenas como «gov.pt»… qualquer coisa relacionada com o governo, pensa-se.
Eu sei que à frente do «gov.pt» aparece «(id.gov)»… mas fica escondido, não aparece por baixo do ícone da app.
De qualquer maneira, a app também me é inútil por duas razões:
. não funciona no meu telemóvel que já tem alguns anos, por sorte o tablet que tenho é mais recente e aí já funciona mas obviamente não vou andar com o tablet às costas só para isto.
. e no meu caso há um DUA que nunca consegui adicionar nem mesmo recorrendo ao código QR.
Ou esta aplicação vai servir para mais coisas para alguém dos documentos de identificação, ou é, só ridiculo, não se chamar “Identificação Gov”, tal como existe a “Autenticação Gov”. Colocarem o nome do dominio “gov.pt”, no nome da aplicação, dá aspeto de uma aplicação projetada, por maçaricos.
Deviam ter colocado o nome da aplicação como “Gov”, ou “Gov Pt”.
Já o Booking, também têm esse vicio.
*tem
Podiam ter-lhe chamado: “Documentos de identificação online, com acesso digital, utilizando a chave móvel digital, podendo adicionar 650000 documentos, neste telemóvel.” Assim ninguém se enganava e ocupava 6 páginas do menu de cada telemóvel. Já que 95%, dos portugueses, tem 72000 apps, instaladas, em cada telemóvel, sempre ajudava. Só os italianos tem mais apps que nós. Até temos 60000, a mais, que os alemães.
Resolvi instalar um telemóvel novo hoje . Estava tudo a correr bem até instalar a APP da AMA. Não conseguia instalar os neus documentos e, para verificar, voltei ao telemóvel antigo e também não consigo atualizar. Pelo comportamente instável dos ” Time Out” eram percetíveis os problemas…
Contatei a Linha do Cidadão (300003900) e a resposta foi simpática e clara ” A aplicação é nova , tem problemas! Possivelmente, amanhã…”
Se visitarem o site, é evidente a “urgência” de arrancar, porque nem uma versão Beta parece!
Infelizmente, ainda há em muitas insttuições muito caminho a percorrer até se atingir a maturidade de outras áreas da engenharia! Mas já não havia necessidade…
PS: Numa mudança desta monta, teria valido a pena algum investimento no UI/UX… Digo eu!
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Está tudo muito bem, mas acho que anda ali uma confusão com o nome da app
Com a nova app surge um erro inultrapassável nos 4 documentos: “Documento desactualizado” quando estão todos bem actualizados.
Actualização: depois de tocar em “actualizar”, à frente de “carteira…”, 2 ficaram actualizados e 2 continuaram desactualizados. Removi os dois e inseri-os novamente. Um foi adicionado e o outro deu erro.
As atualizações deixaram de funcionar com os cartões que já tinha introduzido, a atualização falha em ambos os cartões, uma APP à Portuguesa.