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gov.pt: chegou a nova app do Governo para os seus cartões

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Nuno says:

    Sem querer denegrir o desenvolvedor e restante equipa…
    Mas em pleno 2024 como é que uma app governamental tem este tipo de design antigo e funções super básicas?

    Não entendo…

    • OutroChegano says:

      se não entende é porque não percebe a utilidade da ferramenta … além disso, que tal indicar algumas sugestões de melhoria ao invés de estar a criticar 😉

      • Nuno says:

        Entendo a utilidade da ferramenta, e eu mesmo trabalho na área.

        A sugestão seria o refazer de toda a interface de ui, pois já não nos encontra-mos em 2015.

        Fora isso, de notar que não utilizam ultimas tecnologias para estes projetos, e os problemas entre versões de mobile são vastos.

        Sugestões:
        – Contratar equipas modernas e com capacidade de desenvolvimento
        – Despedimento de inúteis
        – Design Modernos.. no Dribbble tem lá exemplos feitos por indianos que metem este projeto num bolso.

        • OutroChegano says:

          “Despedimentos de inúteis” : na máquina do estado, como é possível definir que é inútil ?
          entendo as sugestões, mas dada a finalidade da app, a interface é mesmo assim tão importante ?

          • Nuno says:

            A visão do “se é importante ou não” depende de muita coisa.
            – Sendo uma app do estado achas que os custos que meteram para fazer isto foram baixos?
            – Que updates significativos vamos ver nesta “nova” versão? Tendo em conta as anteriores do governo eu diria que um update por ano que realmente traga valor a app é o esperado…

            Eu sou realmente apologista que este tipo de negócios deveria a ata publica e a melhor empresa com o melhor design e execução deveriam ganhar o projeto.

          • Nuno says:

            Concursos públicos*

        • Americo says:

          Sou reformado, vou fazer 86 anos em Janeiro. Não tenho cartão de cidadão. Só tenho Bilhete de identidade. Onde posso colocar o respetivo documento. Espero k me digam. Email :americomagalhaes8@gmail.com. Obrigado. Cumprimentos

        • Manuel da Rocha says:

          Refere-se a pagar 6500 milhões de dólares, a uma empresa, para poder usar o copyright de um botão, 6000 biliões de cores, mínimo de 10gb de Ram e 5.9mpbs de ligação?
          É que isso é moderno, o problema é custar 6500 milhões de dólares e precisar de 650000 milhões para cibersegurança.

    • Pastor says:

      Os “programadores” tugolandeses são bons é a fazer copy/paste, mas mesmo assim saem estas pérolas. Este tipo de apps só é imútil porque a ideia em si ainda consegue ser mais inútil.

  2. David Guerreiro says:

    E nem funciona. Saíram 2 atualizações, e a app fica parada no splash screen. Cada dia pior.

  3. Tozé Grilo says:

    Alguém sabe se já é possível ter os documentos dos filhos?

    • jorge says:

      Isso dava imenso jeito…

    • João says:

      Não testei, mas a opção para isso pelo menos existe.

      • Tozé Grilo says:

        Pois, mas para isso a outra pessoa tem que ter chave móvel digital. As minhas filhas são menores e não têm telemóvel, por isso tenho que andar com os CC delas sempre atrás.

    • Ricardo says:

      Sim dá, desde que os seus filhos tenham também a app em outro equipamento, depois onde está instalado a identificação do seu filho(a), vai ao documento que quer partilhar e seleciona partilhar documento e seleciona o tempo máximo 6 meses. Gera um qrcode e na sua app vai a parte das partilhas e scaneia o qrcode e pronto já tem a identificação do seu filho, eu costumo fazer isso. Ao fim de 6 meses tem de repetir o processo.

  4. Aragão says:

    Como tudo feito pelos desenvolvedores do governo, não funciona. Fica preso em diversas telas além de dar inúmeros erros. Não vou usar.

  5. joaobarroso says:

    Questão de design é discutível, eu prefiro que funcione corretamente, o que não é o caso. Bloqueia muitas vezes no splash, é necessário fechar e voltar a abrir, dá imensos erros a atualizar os documentos. Documentos adicionados a 24.12.2024 em 25.12.2024 aparecem como desatualizados.
    Estes sim, são os problemas que se devem preocupar a resolver, depois podem tratar do design.

    • B says:

      +1
      E os erros que ocorrem ao tentar adicionar os DUA e os seguros, já tentei 2 vezes mas sem sucesso.

    • Manuel da Rocha says:

      Lembre-se que o servidor central tem de gerir uns milhões de pessoas, a tentar aceder a dados, ao mesmo tempo que 70000 milhões de tentativas de invasão, por segundo.
      Ao longo dos dias, deve ficar melhor e facilitar as operações. Só aqui é que as pessoas pensam “pago 120 euros por uma ligação de 1gbps e um telemóvel com 400gb, de dados a 3gbps, devo ter acesso a 5000 sistemas solares, de dados, em 1 milisegundo”.

      • joaobarroso says:

        Então que não definam a validade dos documentos de 24h, porque atualizei ontem à tarde e hoje já dá como desatualizado. Se assim o fizerem, certamente o número de acessos e tokens que os servidores terão que lidar serão muito menos.
        É tudo uma questão de planeamento, parece que algo está a falhar.

    • AlexS says:

      O design pode influenciar o funcionamento de uma app.

  6. natebul says:

    Mas quantas apps é que já saíram? Estão sempre a mudar.

  7. Wat3rMan says:

    Não atualiza os documentos desde que saiu

  8. Nuno says:

    Aqui tudo OK em termos de “erros” que impossibilitem acesso/funcionamento.
    Apenas diz que os documentos estão desatualizados, mas aparecem-me todos, com todos os dados e fotos portanto até ver, não está mau…

  9. Tretada says:

    Foi um erro tirarem o «id» do nome. Com o «id» pelo menos sabíamos logo para que servia… daqui a uns tempos, só com o «gov» e sem o «id», há sempre a possibilidade de nos esquecermos para que serve aquela app que temos que é identificada apenas como «gov.pt»… qualquer coisa relacionada com o governo, pensa-se.
    Eu sei que à frente do «gov.pt» aparece «(id.gov)»… mas fica escondido, não aparece por baixo do ícone da app.

    De qualquer maneira, a app também me é inútil por duas razões:
    . não funciona no meu telemóvel que já tem alguns anos, por sorte o tablet que tenho é mais recente e aí já funciona mas obviamente não vou andar com o tablet às costas só para isto.
    . e no meu caso há um DUA que nunca consegui adicionar nem mesmo recorrendo ao código QR.

  10. Aziado says:

    Ou esta aplicação vai servir para mais coisas para alguém dos documentos de identificação, ou é, só ridiculo, não se chamar “Identificação Gov”, tal como existe a “Autenticação Gov”. Colocarem o nome do dominio “gov.pt”, no nome da aplicação, dá aspeto de uma aplicação projetada, por maçaricos.
    Deviam ter colocado o nome da aplicação como “Gov”, ou “Gov Pt”.
    Já o Booking, também têm esse vicio.

    • Manuel da Rocha says:

      Podiam ter-lhe chamado: “Documentos de identificação online, com acesso digital, utilizando a chave móvel digital, podendo adicionar 650000 documentos, neste telemóvel.” Assim ninguém se enganava e ocupava 6 páginas do menu de cada telemóvel. Já que 95%, dos portugueses, tem 72000 apps, instaladas, em cada telemóvel, sempre ajudava. Só os italianos tem mais apps que nós. Até temos 60000, a mais, que os alemães.

  11. jose says:

    Resolvi instalar um telemóvel novo hoje . Estava tudo a correr bem até instalar a APP da AMA. Não conseguia instalar os neus documentos e, para verificar, voltei ao telemóvel antigo e também não consigo atualizar. Pelo comportamente instável dos ” Time Out” eram percetíveis os problemas…
    Contatei a Linha do Cidadão (300003900) e a resposta foi simpática e clara ” A aplicação é nova , tem problemas! Possivelmente, amanhã…”
    Se visitarem o site, é evidente a “urgência” de arrancar, porque nem uma versão Beta parece!
    Infelizmente, ainda há em muitas insttuições muito caminho a percorrer até se atingir a maturidade de outras áreas da engenharia! Mas já não havia necessidade…
    PS: Numa mudança desta monta, teria valido a pena algum investimento no UI/UX… Digo eu!

  12. Nuno Rompante says:

    Está tudo muito bem, mas acho que anda ali uma confusão com o nome da app

  13. JMRuas says:

    Com a nova app surge um erro inultrapassável nos 4 documentos: “Documento desactualizado” quando estão todos bem actualizados.

  14. JMRuas says:

    Actualização: depois de tocar em “actualizar”, à frente de “carteira…”, 2 ficaram actualizados e 2 continuaram desactualizados. Removi os dois e inseri-os novamente. Um foi adicionado e o outro deu erro.

  15. César Couto says:

    As atualizações deixaram de funcionar com os cartões que já tinha introduzido, a atualização falha em ambos os cartões, uma APP à Portuguesa.

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