Google traz novas ferramentas de privacidade para reforçar a segurança online
A Google procura de forma constante garantir a privacidade dos utilizadores nos seus serviços e na sua pesquisa. Esta está sempre agregada à Internet e como tal expõe os utilizadores. Agora, prepara-se para trazer novas ferramentas de privacidade para reforçar a segurança online. Descubra quais são.
No ano passado, a Google disponibilizou a ferramenta "Resultados sobre si". Esta tornou mais simples pedir a remoção de resultados da pesquisa que contenham o número de telefone, morada de casa ou e-mail pessoal do utilizador. Desta forma procurava já promover a privacidade dos utilizadores.
Este pode ser feito diretamente da aplicação Google ou de qualquer outra forma em que se aceda à Pesquisa. Agora, a gigante das pesquisas atualizou e melhorou esta ferramenta ajudando a acompanhar as informações pessoais de contato na Pesquisa e alertando-o sempre que as encontrar, para que possam ser removidas.
Nos próximos dias, irá ser disponibilizado um novo painel para permitir saber se os resultados web com essa informação estão a aparecer na pesquisa. Assim, o utilizador poderá pedir, rapidamente, a remoção desses resultados do Google, algo feito diretamente na ferramenta.
A Google quer ir ainda mais longe e para isso irá notificar os utilizadores. Estes alertas vão surgir sempre que novos resultados da web com as informações de contato aparecerem na Pesquisa, de modo a proporcionar maior tranquilidade.
Os utilizadores vão poder aceder a esta ferramenta na aplicação Google, através de um click na fotografia da conta do utilizador. Depois devem escolher "Resultados sobre si" ou através de uma visita a goo.gle/resultsaboutyou. Esta ferramenta estará disponível, de início, nos EUA e em inglês.
É com estas novidades que a Google quer garantir ainda mais privacidade aos utilizadores, sem que fiquem expostos na Internet. Querem impedir que os seus dados fiquem visíveis e acessíveis a todos, para depois serem explorados contra o utilizador.
Este artigo tem mais de um ano