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Google quer acabar com o spam no Gmail e encontrou a forma ideal

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. David Guerreiro says:

    O filtro de spam do Gmail é ótimo, é raro deixar passar algum spam. Também é raro marcar e-mails que não sejam spam como spam. Quem recebe muito spam e tiver vontade de reduzir, sugiro o serviço Spamcop, em que há uma denúncia aos servidores de onde os e-mails estão a vir, e normalmente eles cessam o spam. Nem sempre resulta, mas é possível reduzir imenso o spam.

    • Zé Fonseca A. says:

      Tenho Gmail desde que era alpha e fechado ao público e não posso discordar mais, discordo tanto que deixei de usar a minha conta em 2014, é só spam, hoje em dia para uso pessoal só uso Outlook.com, essa sim mil vezes mais eficiente

      • Oscar says:

        Amigo se deixou de usar em 2014 talvêz devesse começar a usar novamente, pois só está a cair no erro de comentar algo que em 11 anos mudou muito e claramente não acompanhou…

        Portanto, 1º use depois venha comentar e não o inverso…

      • Pintor says:

        Sim desde 2014 até 2023 ficou tudo na mesma, nada se alterou.

  2. Dodi says:

    Com tanta AI, ainda não percebi como essas empresas ainda não criaram um sistema para bloquear spam massivo! Recebo frequentemente vários e-mails com tentativa de burla e afins. É bastante fácil criar um filtro que bloqueia esses envios massivos de e-mails spam e burla, que são criados diariamente a torto e a direito apenas para burlar as pessoas.

    • barra says:

      Isso da IA não vai resolver o maior problema, que é os utilizadores terem a noção onde registam os seus emails.
      Eu raramente recebo spam, não subscrevo qualquer coisa que aparece sem ter a noção do que é.
      Se recebes, deves pensar onde registaste o email e em que lists estás inscrito.
      Para sites de porcarias, tenho um email secundário que será onde a porcaria cai toda.

      • A. says:

        Por vezes não é bem assim. Por vezes acontece porque algumas empresas tecnológicas guardam informação como emails de clientes (e por vezes até mesmo passwords!) em ficheiros .txt não-encriptados com fracos sistemas de segurança. Não sou programador mas se até um puto de 16 anos encabeçou a Lapsus que destruiu arquivos da SIC/Empresa, Ministério da Saúde do Brasil,, partilhou o source-code da Samsung Galaxy, NVIDIA, etc. O que dizer? É que nem sequer estamos aqui a falar de empresazinhas estilo Chico da Tina, Lda.

    • Zé Fonseca A. says:

      Lol.. não percebes patavina disto

  3. Joao Ptt says:

    O problema é que os spammers podem sempre enviar de um outro endereço de-email.

    Se fosse necessário algum código de autorização por remetente, que a pessoa poderia cancelar a qualquer momento, isso talvez parasse a esmagadora maioria do spam, já que o servidor de e-mail descartava imediatamente a mensagem como inválida. Claro, não serviria para toda a gente, mas para muita gente seria suficiente.

    • A. says:

      Bem o dizes, estou farto de receber de emails de phishing (supostamente) da UPS, DHL entre outros, no meu Gmail. Todas as semanas. De emails diferentes, completamente aleatórios. Sim, dá para ver que são fakes e vão parar diretamente ao SPAM mas f*da-se, nem devia receber essa praga em primeiro lugar. Vamos lá, Google!

      • Joao Ptt says:

        Infelizmente algumas pessoas são alvo de tais ataques, e não há muito que fazer a não ser mudar de endereço.

        Pessoalmente recomendo arranjar o seu próprio domínio, e depois atribuir a cada entidade um endereço personalizado para ela (redireccionador) difícil de algum gerador de e-mails adivinhar… quando começar a receber spam/ phishing já fica a saber de onde foram buscar a informação. Até hoje só uma vez comecei a receber publicidade em um desses endereços (claramente alguém furtou a base de dados), mudei o endereço no site, apaguei o redireccionador antigo, problema resolvido.

        Mas idealmente tendo um código de autorização único associado a cada remetente impediria que alguém enviasse e-mails em primeiro lugar, e se tivesse recebido o código a pessoa poderia cancelar o mesmo a qualquer altura impedindo novas mensagens.

    • Zé Fonseca A. says:

      Isso é possível de fazer mas apenas para reply’s

  4. says:

    Forma ideial? Bloquear todos os emails que venham da Índia era um bom começo. Depois era bloquear tudo que é email enviado por Tor/Vpns (a Google sabe muito bem quais os ips) de domínios com letras aleatórias ou claramente nada haver com o texto.

    • Oscar says:

      Não era difícil implementarem algo nos e-mails como já fazem ao sites de x ou y , é uma questão de criarem essa possibilidade, matavam logo a praga do spam e afins de uma só vez.

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