Google pagou 25 milhões de dólares e comprou o TLD .app
A Internet está a mudar a vários níveis. Muito para além das tecnologias que surgem todos os dias e que mudam a forma como acedemos aos conteúdos disponibilizados, existe também uma constante actualização e melhoria das estruturas de suporte e de serviço.
Algo que tem estado a mudar são os domínios disponíveis para registo de sítios web. Longe dos habituais .pt, .com ou .org, surgem agora novos domínios de topo (TLD), mais directos e dirigidos às temáticas da Internet e dos serviços associados.
A criação e venda desses domínios de topo tem estado a ser feita pelo ICAN e a mais recente compra foi do TLD .app e o seu novo dono é a Google.
Não é de hoje a intenção da Google de comprar estes domínios de topo, que o ICAN decidiu criar em 2008. Há três anos a empresa submeteu pedidos de compra de vários dos TLDs que estavam a ser criados e o seu objectivo era conseguir abraçar o máximo possível destes TLDs.
Na altura a Google submeteu pedidos para vários domínios de topo que abrangiam, entre outros, o .docs, .android, .free, .fyi, .foo e, claro, o .app.
As respostas sobre estas compras tem surgido de forma muito lenta, e agora a Google venceu o leilão para a compra do TLD .app e pelo qual pagou 25 milhões de dólares.
Com o TLD .app na sua posse a Google pode agora dar início ao processo de registo de domínios dentro desta hierarquia, facilitando o acesso a qualquer domínio que pretenda registar.
Não está claro se a Google vai abrir o registo de domínios neste TLD ao público ou se o irá manter apenas dentro da sua esfera empresarial ou associado ao seu ecossistema Android.
Tendo um serviço de registo de domínios disponível, mas ainda em fase beta, a Google deverá aproveitar e colocar este seu novo domínio de topo à disposição de todos.
Há ainda a possibilidade da Google passar a incluir na sua Play Store a oferta ou a compra de domínios deste TLD a todos os programadores e empresas que ali colocarem as suas aplicações.
Esta é uma pequena vitória da Google face à concorrência directa no mundo dos sistemas operativos móveis e das aplicações associadas.
Nenhum dos seus concorrentes pode agora associar os seus domínios e lojas de aplicações a este novo TLD sem pagar à Google e mesmo assim requer que a empresa aprove esses mesmos registos.
Este deve ser apenas o primeiro dos domínios de todo que a Google conseguirá comprar e que depois tratará de potenciar e fazer crescer.
Este artigo tem mais de um ano
Quando é que estarão disponíveis para compra este tipo de domínios?
Nem sequer se sabe se vão estar disponíveis e tu queres saber quando?
Rage e processo em tribunal da apple em 3, 2, 1..
Nsantos, se a google os comprou todos não vão estar… a não ser que façam revenda.
Que palhaçada de monopólio…
Desde quando é que uma empresa pode deter 1 dominio generalista por completo?
Comprando…
Que??
Concordo.
Tudo se compra, tudo se vende.
É o liberalismo económico. Na teoria, tudo tenderia a ser eficiente.